Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MARÇO

Basílio Horta visita o Porto de Leixões

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, vai visitar o Porto de Leixões (APDL) esta segunda-feira, dia 21, pelas 11 horas, com o objectivo de conhecer os últimos resultados do maior porto exportador do país.

Fórum do Mar e Arco Ribeirinho Sul apresentam projecto para nova Marina de Almada

O Fórum Empresarial da Economia do Mar e o Arco Ribeirinho Sul apresentaram o projecto para a nova Marina de Almada, cujo investimento será feito em regime de concessão e integralmente suportado por capitais privados. Nos antigos estaleiros da Lisnave vai nascer aquela que será a primeira marina localizada na Margem Sul do Tejo.

«Queen Elizabeth» vem a Leixões este ano

Em Novembro, o “Queen Elizabeth”, o navio-almirante da Cunard, escalará o porto de Leixões. Uma estreia só possível com o novo cais de cruzeiros. A pouco mais de um mês da inauguração do novo cais de cruzeiros do porto de Leixões, a APDL promove uma primeira conferência sobre as perspectivas para o turismo na área metropolitana e na região Norte.

 

 

Traficantes usam portos brasileiros para movimentação de drogas

Quatro toneladas de drogas apreendidas em portos brasileiros com destino à Europa, em 2010, apontam para a expansão do tráfico usando infra-estruturas brasileiras, com a presença crescente no país de máfias italianas, indicam investigações da Polícia Federal.

 

RIO DE JANEIRO

Indústria naval gera 10.300 novos empregos

Um dos principais pólos da indústria naval brasileira, o Estado do Rio de Janeiro, prepara-se para uma nova expansão do sector. De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Económico, Energia, Indústria e Serviços, nos próximos dois anos serão geradas 10.300 vagas em cinco estaleiros na capital, na Região Metropolitana e em cidades do interior.

JAPÃO

Três portos suspendem serviços

Com a situação caótica provocada pelo terramoto que atingiu o Japão, três portos do país têm as suas atividades suspensas. Outros seis complexos portuários, no entanto, continuam as suas operações, ainda que de maneira limitada. Os portos de Sendai, Onaham e Hachinohe estão fechados porque os terminais sofreram danos provocados pelos tsunamis.
 

APSS requalifica a zona de Stª Catarina

A APSS procedeu à requalificação da zona portuária de Stª Catarina através da demolição das antigas instalações da SALMEX, situadas junto à EN 10.4. A empreitada constituiu na identificação prévia e rigorosa dos diversos elementos construtivos componentes do edifício, ou seja os futuros resíduos, escolha do destino a dar-lhes, trituração dos materiais seleccionados para este tipo de tratamento, e regularização dos terrenos envolventes, com recurso à incorporação da maior quantidade possível de materiais triturados.
 

PCP Açores quer delegação do IPTM no arquipélago

O PCP Açores quer que seja criada uma delegação do IPTM nos Açores, dotada dos necessários meios técnicos e humanos, mas sobretudo, dotada da autonomia gestionária para que processos simples, que deviam ser rápidos e pouco onerosos, não dependam de decisões demoradas tomadas em Lisboa.
 

Comissão Arco Atlântico reúne-se em Sines

Durante dois dias a Mesa Política da Comissão Arco Atlântico esteve reunida nas instalações da Administração do Porto de Sines, nos dias 10 e 11 de Março, num encontro dedicado à estratégia europeia para esta zona geográfica que reúne 27 regiões, desde a Andaluzia à Escócia, que cooperam em diversos temas.

SEGUNDO O MINISTRO DA AGRICULTURA

Capacidade piscatória aumenta mesmo com menos embarcações

O ministro da Agricultura subscreve a política da União Europeia sobre a preservação das espécies marinhas. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, António Serrano indica que “a sustentabilidade das reservas piscatórias é a grande tese da União Europeia”. Para a sustentar, a Europa dos 27 conta com os pescadores, “os principais aliados para a preservação dos stocks”, destaca o membro do Governo.

MAIS DE 951 MIL VISITANTES EM 2010

Oceanário de Lisboa aumenta lucro em 34%

O Oceanário de Lisboa, que faz parte do grupo Parque Expo, fechou 2010 com um resultado líquido de 1,36 milhões de euros, mais 34% que no ano anterior, de acordo com um comunicado hoje divulgado. Este foi o melhor resultado de sempre da empresa que explora o Oceanário de Lisboa, a qual acumulou nos últimos três anos ganhos superiores a 3 milhões de euros.

JÉRÔME STOLL - DIRECTOR COMERCIAL DA RENAULT

«CACIA será ainda mais importante com construção da fábrica da Nissan»

O mercado português não tem o maior peso nas vendas, mas é dos mais importantes na estratégia global da Renault, garante Jérôme Stoll, vice-presidente do grupo automóvel, responsável pelas vendas e marketing e pela região Europa da marca francesa. Em entrevista ao Diário Económico, o gestor realça a importância da fábrica de componentes CACIA, "uma das mais importantes dentro do sector mecânico para a Renault" e que, junto com a futura fábrica de baterias para carros eléctricos da Nissan, terá um papel vital nos planos da aliança automóvel.

Visita do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) ao Porto de Sines

Uma delegação do Instituto de Estudos Superiores Militares visitou o Porto de Sines, no passado dia 11 de Março, com o intuito de conhecer a realidade e as potencialidades deste porto, no âmbito do Curso de Promoção a Oficial General (CPOG). Este curso faz parte do processo de formação complementar dos Oficiais superiores das Forças Armadas e tem por finalidade a preparação dos participantes para o exercício de cargos de comando e direcção.

TERMINAIS EXPORTAM 7% DE TUDO O QUE O JAPÃO PRODUZ

Portos japoneses podem passar meses desactivados

O terramoto e os tsunamis que atingiram o Japão na última sexta-feira (11) causaram graves danos aos portos do país. Com uma economia baseada na exportação, portos fechados podem significar perdas elevadíssimas por dia para a economia japonesa, segundo a publicação do setor Lloyd’s Intelligence.

Figueira da Foz licencia serviço de reboques

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) acaba de lançar o procedimento para o licenciamento da prestação de serviços de reboque, em regime de não exclusividade, pelo prazo de um ano, prorrogável. O objectivo, de acordo com o aviso tornado público pelas APFF, é “adequar a prestação de serviços de reboque ao tráfego de navios existente e expectável” no porto figueirense.

NO CANADÁ

Empresário cria restaurante dentro de contentor

Quando está fechado, o que se vê é um contentor colorido. Porém, basta abrir um dos lados para que o Muvbox vire um charmoso restaurante. Localizado no antigo porto de Montreal, no Canadá, o cardápio do Muvbox oferece lagostas, camarão, peixes e saladas. Tudo fresco e feito na hora.

TCL «aluga» terminal Multiusos de Leixões

O TCL vai utilizar parte do terrapleno do Terminal Multiusos de Leixões para parquear contentores, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS. O acordo com a APDL prevê o pagamento de uma renda pela utilização do espaço igual à praticada no terminal de contentores.

TCL vai instalar mais um pórtico de cais e outro de parque

O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) acaba de encomendar mais um pórtico de cais panamax e um pórtico de parque, num investimento global de 8,2 milhões de euros. Ambos os equipamentos serão instalados no Terminal de Contentores Sul, que assim passará a dispor de quatro pórticos de cais, três dos quais panamax.

JAPÃO

O poder avassalador do tsunami

Não será habitual, nem tão pouco sabemos se se tratou de uma estreia na geolocalização de navios oferecida pelo marinetraffic.com. Um navio galgando o cais do porto de Kamaishi. É um registo fotográfico que atesta a força avassaladora do recente tsunami no Japão.
O “Asia Symphony”, de bandeira panamiana, tem de porte bruto GT 6175 toneladas (dimensões 97x17m).
As fotos são de 12 de Março de 2011.
 

Novo contentor é dobrável e feito de plástico

Uma nova empresa, a Cargoshell oferece uma alternativa aos convencionais contentores de metal. Por ser feito de plástico reforçado com fibras, o Cargoshell é mais leve do que os contentores comuns. Por causa disso, os motores de camiões ou meios de transporte fazem esforço menor e, portanto, queimam menos combustível, o que resulta em uma menor emissão de CO2 na atmosfera. Além disso, o produto é dobrável e, quando vazio e dobrado, ocupa 75% menos espaço do que quando está aberto.

 

Total: 3786