Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Comunicado da Administração do Porto da Figueira da Foz

Na sequência de notícias vindas a público nos últimos dias, referentes à empresa “Papiro Yacht Line – Assistência Náutica, Lda.”, que se encontra, há mais de três anos, em situação de incumprimento perante a APFF, a Administração do Porto da Figueira da Foz, SA (APFF) acaba de emitir comunicado detalhando em 12 pontos todo o histórico do caso.

SS PORT NICHOLSON NAUFRAGOU A 16 DE JUNHO DE 1942

Tesouro de 3 mil milhões de dólares descoberto no fundo do oceano

Investigadores americanos descobriram no fundo do mar os destroços de um cargueiro britânico, com uma carga de platina avaliada em três mil milhões de dólares, que foi torpedeado durante a II Guerra Mundial, noticia o jornal "Boston Globe".
A sociedade "Sub Sea Research", sediada no estado norte-americano do Maine, localizou o SS Port Nicholson no fundo do oceano, a cerca de 50 quilómetros da cidade de Provincetown, no estado do Massachusetts, refere o jornal. O Port Nicholson tinha partido de Halifax, no Canadá, em direcção a Nova Iorque quando foi torpedeado em 1942. Quatro pessoas morreram no naufrágio e 87 foram salvas.

TERMINA HOJE, 15 DE JUNHO

Semana Aberta do Porto de Viana do Castelo

A Semana Aberta do Porto de Viana do Castelo, que decorre desde dia 1, compreendeu diversos eventos, nestes se incluindo visitas guiadas para os estudantes dos agrupamentos de escolas do Concelho de Viana.Hoje, dia 15, à tarde, destaca-se a realização de um “Encontro com a Imprensa”, ao qual se seguirá uma visita ao Porto de Mar por terra e por água.

PARA RECUPERAR GUINDASTE DOS ESTALEIROS DE VIANA

Multinacional alemã admite adiantar financiamento

A alemã Enercon já chegou a acordo para comparticipar os custos financeiros que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) terão para reparar um guindaste da empresa, mas admite aguardar ainda o planeamento da operação.
“Demonstrámos a disponibilidade para colaborar financeiramente na reparação, através de um adiantamento dos pagamentos futuros que teríamos de fazer aos estaleiros pela utilização do guindaste”, explicou à agência Lusa Francisco Laranjeira, administrador da Enercon em Portugal.

Proibida apanha e venda de enguia entre Outubro e Dezembro

A apanha, detenção, transporte e comercialização da enguia passam a estar proibidos em Outubro, Novembro e Dezembro, segundo uma portaria que entrou em vigor dia 7 de Junho.
De acordo com o diploma, a pesca profissional da enguia "apenas pode ser praticada em zonas de pesca profissional, nos termos e condições previstos nos respectivos regulamentos".

PILOTOS DA BARRA DE LISBOA

Um barco não tem travões...

Basta o movimento aparente dos candeeiros da margem para qualquer piloto da barra saber se deve mandar abrandar as máquinas do navio que está a manobrar em águas restritas. Um barco não tem travões e, lembra o comandante Correia Marques, chefe do departamentode pilotagem do Porto de lisboa, na atracação "há uma massa bruta que se aproxima de uma parede de cimento e a folha de ferro também racha".

Produção de submarinos é trunfo para a economia da Alemanha

Os negócios com os submarinos são uma bênção para a indústria náutica alemã, de resto bastante abalada. Depois que a construção de navios porta-contentores se transferiu principalmente para a China e Coreia do Sul, os submarinos movidos por células a combustível contam entre os poucos trunfos que restaram para o sector, ao lado da produção de turbinas eólicas e cruzeiros de luxo.

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS COMEMORADO EM ÍLHAVO

O Papel do Porto de Aveiro na Economia do Mar

Para a edição de 2012 do Dia Mundial dos Oceanos, a Câmara Municipal de Ílhavo preparou uma acção especialmente dedicada a esta temática, subordinada ao tema “Dia Mundial dos Oceanos: + Património, + Biodiversidade, Melhores Oceanos!”, composta por uma sessão pública que decorreu no Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) e contou, entre outros, com a participação do Porto de Aveiro (APA, SA).
Divulgamos o powerpoint de suporte à comunicação do Presidente da APA, José Luís Cacho, intitulada "O Papel do Porto de Aveiro na Economia do Mar".

«DN MAR», NOVO PROJECTO DO «DIÁRIO DE NOTÍCIAS»

Durante seis meses, com início a 1 de Julho

O DN Mar tem por objectivo, a partir de 1 de Julho e durante seis meses, promover as potencialidades do espaço marítimo e mergulhar em algumas das indústrias que operam neste sector. A partir dessa data o DN trará rubricas na primeira e na última página. E na última quinta-feira de cada mês é publicado um caderno especial de 16 páginas dedicado a temas como o Ambiente, o Turismo, os Portos e a Construção Naval, a Exploração Marítima, as Pescas e os Desportos de Mar.

AGÊNCIA EUROPEIA DE SEGURANÇA MARÍTIMA

Markku Mylly é o novo Director-Executivo da EMSA

Markku Mylly, director da Associação de Portos finlandesa e membro do comitê executivo da Organização Europeia dos Portos Marítimos, ESPO, foi eleito director-executivo da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), por um período de cinco anos. Mylly tem uma vasta experiência no sector marítimo e ocupou vários cargos de relevo.
Recorde-se que a EMSA – European Maritime Safety Agency, se encontra instalada já há alguns anos em Portugal, primeiro em instalações provisórias no Parque das Nações, actualmente num edificio novo no Cais do Sodré.

MADEIRA

Porto do Caniçal recebe quatro navios esta 2.ª feira

Quatro navios de transporte de contentores e de cimento são esperados esta segunda-feira no porto do Caniçal. A escala destes quatro navios, embora não sendo anormal, vai com certeza movimentar aquele terminal portuário durante todo o dia.
O navio cimenteiro Naftocement 111 será um dos primeiros a fazer escala no porto da zona Leste.

TERMINADA A MISSÃO DE APOIO HUMANITÁRIO E COMBATE À PIRATARIA NA SOMÁLIA

Fragata Corte-Real regressa a casa este sábado

Regressa à Base Naval de Lisboa, na manhã de sábado, 9 de Junho, o NRP Corte-Real que, após ter largado em 12 de Março, integrou no período de 26 de Março a 21 de Maio a Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), na Operação Atalanta. Neste âmbito recebe a bordo o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Esteves de Araújo e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

NO PORTO DE SETÚBAL

L. Branco Navegação e Trânsitos coordena carga de projecto de 150 toneladas

O Porto de Setúbal foi palco de uma operação inusitada - a movimentação de uma autoclave com 150 toneladas, ali descarregada com destino à fábrica da Embraer, em Évora. Proveniente de Gijón, a autoclave tem um comprimento de 27 metros, 6,4 metros de diâmetro e um peso de 150 toneladas.
A operação foi contratada e coordenada pela L.Branco, Lda., especialista em cargas de projecto.

O SONHO JÁ VEM DO SÉCULO 18

Nicarágua quer fazer novo canal transoceânico

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, enviou dia 5 ao Congresso um projecto para a construção de um novo canal transoceânico de navegação, que segundo o governo irá complementar o já existente Canal do Panamá. Ainda não há data prevista para a votação no plenário, onde a Frente Sandinista de Libertação Nacional, de Ortega, tem maioria de dois terços.
A ideia existe desde o século 18, aproveitando a baixa altitude do país centro-americano entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Há seis rotas possíveis para o sistema, cujo funcionamento exigiria a infusão de 6,6 milhões de metros cúbicos de água por dia.
 

Nicarágua «vende» canal em Bruxelas

O governo nicaraguense aproveitou a conferência internacional "Canais Interoceânicos e o Comércio Marítimo Internacional: Passado, Presente e Futuro", organizada pela Real Academia de Ciências Marítimas da Bélgica, para detalhar as vantagens da construção do canal da Nicarágua.

HOJE, 8 DE JUNHO

Câmara de Ílhavo celebra Dia Mundial dos Oceanos

Sexta-feira, dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, a Câmara Municipal de Ílhavo preparou uma ação especialmente dedicada a esta temática, subordinada ao tema “Dia Mundial dos Oceanos: + Património, + Biodiversidade, Melhores Oceanos!”, composta por uma sessão pública a realizar no Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), na qual será feita a apresentação da “Política Municipal de Mar”, a apresentação do projecto ECOMARE da Universidade de Aveiro, e a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro, no âmbito do Projeto ECOMARE.

TCL foi a concessão que mais pagou no primeiro trimestre

No primeiro trimestre do ano corrente, o TCL pagou à APDL 4,28 milhões de euros por conta da concessão do terminal de contentores de Leixões. Comparativamente com o período homólogo do ano passado, o TCL pagou mais 16%, resultado do aumento na movimentação de contentores. Com esta performance, a TCL reforçou a sua posição como o concessionário portuário que mais rendas paga ao Estado em Portugal.

Porto de Sines participa em Congresso sobre o Eixo 16 da RTE-T

A Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, participou como oradora no “Congresso Transnacional do Eixo 16, Corredor Prioritário da Rede Transeuropeia de Transportes” que se realizou nos dias 5 e 6 de Junho em Badajoz, organizado pelo Governo da Extremadura.

«Transportes no futuro» debatidos na VOLVO OCEAN RACE

“Transportes no futuro”, conferência organizada no âmbito da Volvo Ocean Race, contou com a presença de três dos principais actores do sector marítimo – João Carvalho, Luís Cacho e Belmar da Costa. A "Cargo" detalha os pontos principais das intervenções.

O que leva mais de duas mil empresas nacionais a apostarem no exterior

Primeiro, exportar. Depois, internacionalizar. Desde a década de 90 do século passado, ir fisicamente para o estrangeiro é uma prática das empresas nacionais que se querem expandir, uma estratégia que já colocou mais de 2.000 empresas no capital de outras empresas no exterior.

Total: 4886
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 [173] 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245