Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




2010 foi positivo para o porto do Funchal

O presidente da Administração Portos da Região Autónoma da Madeira, Bruno Freitas, considerou hoje "2010 um bom ano" para o porto do Funchal ao atingir crescimentos de 10% nas escalas e de 15% em passageiros.
"Foi um bom ano", disse Bruno Freitas num encontro com a comunicação social, tendo destacado como marcos importantes a inauguração do terminal do porto do Funchal e a distinção de segundo melhor porto na Europa, atribuído durante o Sea Trade que decorreu em Nice.

 

Cerimónia da recepção provisória do NRP Viana do Castelo

Decorreu esta quinta-feira, dia 30 de Dezembro, em Viana do Castelo, a cerimónia da recepção provisória do NRP Viana do Castelo, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva. Estiveram presentes na cerimónia o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, a madrinha do navio, Manuela Eanes, acompanhada pelo marido, General Ramalho Eanes, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes.

 

Sistema de Gestão da Qualidade da APSS auditado com sucesso

Foi concluída com êxito a Auditoria de Acompanhamento ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra, SA, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2008.
Esta acção inseriu-se no 2º ciclo de auditorias levadas a cabo pela Lloyds Register Quality Assurance, com carácter anual, desde a obtenção do primeiro certificado da Qualidade da APSS, em 21 de Novembro de 2009.
 

AÇORES

«Cruzeiro do Canal» regressou ao mar

Depois de três meses e meio em reparações, o "Cruzeiro do Canal" recebeu o certificado de navegabilidade do IPTM.
O navio de passageiros iniciou as operações nas ilhas do triângulo a 25 de Dezembro. A Transmaçor volta, a partir de agora,a ter, de novo, dois barcos à disposição.

Navio-Escola Sagres cumpriu viagem à volta do mundo

Depois de onze meses a navegar à volta do mundo, o navio escola Sagres e os 146 marinheiros da sua guarnição chegaram no dia 24 ao Alfeite, naquela que foi a maior viagem de sempre deste navio da Armada Portuguesa.
VEJA A NOTÍCIA NA RTP1
VEJA A NOTÍCIA NA SIC

Porto de Aveiro investe 730 mil euros em dragagens

A Administração do Porto de Aveiro acaba de lançar o concurso para a dragagem do canal principal e da zona adjacente ao Molhe Norte.
O objectivo é manter os fundos no canal principal de navegação e zona adjacente ao Molhe Norte, com isso garantindo as condições normais de segurança de navegação no canal principal do porto aveirense, de acordo com o anúncio hoje publicado em Diário da República.
 

Porto de Setúbal bate recorde absoluto na carga

O Porto de Setúbal ultrapassou, no corrente mês de Dezembro, o anterior recorde absoluto de movimentação de cargas, alcançado em 2007. Entre Janeiro e Novembro de 2010, registou um crescimento de 21,6%, face ao período homólogo de 2009.

PORTO DE SINES

«MSC Camille» em viagem inaugural no Terminal XXI

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu um dos maiores porta-contentores do mundo, o “MSC Camille”, sendo já o segundo navio em viagem inaugural em menos de duas semanas.
Este novo navio tem um comprimento fora-a-fora de 365.52 metros, uma boca de 45.6 metros e uma arqueação bruta de 165.844 Toneladas, permitindo o transporte de 14.000 TEU’s, o que significa que Sines é um dos poucos portos europeus capazes de o receber.

 

DECISÃO TOMADA NA FIGUEIRA DA FOZ

Comunidades portuárias vão efectuar fórum anual

Os presidentes da comunidades portuárias dos portos portugueses decidiram reunir anualmente num fórum todos os parceiros que constituem a malha mais fina da rede das comunidades portuárias, com o primeiro a ocorrer nos meses de Maio ou Junho do próximo ano.
Outro objectivo é a reactivação dos grupos de trabalho para a promoção da actividade dos portos do continente constituídos no governo anterior, entretanto desactivados, perseguindo os mesmos ideais e metodologia.
 

Newsletter do Projecto INTERMODALIDADE E-80

Acaba de ser divulgada a mais recente newsletter referente ao Projecto E-80. As conclusões do seminário que decorreu na passada sexta-feira, em Salamanca, subordinado ao tema “A intermodalidade na perspectiva dos agentes”, a Plataforma Logística de Salamanca, uma operação logística de especial envergadura no Porto de Aveiro, a VILPL e Nova Portaria do Porto de Leixões são alguns dos assuntos abordados nesta nota informativa, a que se acrescenta a adesão da Intermodalidade E-80 ao Corredor Ferroviário Atlântico.

AZEITE E BACALHAU NO TOPO DAS EXPORTAÇÕES

Portugal alcança saldo comercial favorável com o Brasil

Portugal conseguiu em Novembro, pela primeira vez este ano, um saldo comercial positivo nas suas trocas com o Brasil, alcançando um superávit de US$ 3,2 milhões, segundo as estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro (MDIC). Novembro foi também o mês deste ano em que Portugal mais exportou para o Brasil.

 

PORTO BATEU ANTERIOR MÁXIMO DE GRANÉIS SÓLIDOS MOVIMENTADOS NUM ÚNICO MÊS

Leixões cresce 42% na mercadoria movimentada em Novembro

O Porto de Leixões registou em Novembro último um aumento de 42% no movimento de mercadorias do que em igual período do ano passado. No total, perto de 1,4 milhões de toneladas de mercadoria passou por Leixões durante o último mês, contra as 941 mil registadas em Novembro de 2009.

Exportação pelo Porto de Setúbal bate máximos em 2010

A exportação de carga pelo Porto de Setúbal tem estado, em 2010, a crescer a taxas de dois dígitos, prevendo-se que seja batido o anterior recorde. Os valores das mercadorias embarcadas em navio rondam os 60% do total do tráfego no porto, o que afirma Setúbal como um importante porto exportador, contribuindo para a colocação no estrangeiro de mercadorias das grandes indústrias portuguesas, como sejam a Autoeuropa, Secil, Cimpor, Somincor, Siderurgia Nacional, Portucel, entre muitas outras.

2011 PROMETE

Assinalável incremento do turismo de cruzeiros nos Açores

Expectativas optimistas para 2001, no que se refere ao turismo de cruzeiros nos Açores, com um crescimento global esperado de 60 % do número de navios a visitarem as nove ilhas do arquipélago. Destaque para o terminal de cruzeiros “Portas do Mar” que se tem revelado um imprescindível trunfo para conquistar novas escalas.

FERROVIA AJUDOU INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA A CRESCER 30% EM 2010

Comboio no Porto de Aveiro tirou 5381 camiões da estrada

O comboio do Porto de Aveiro transportou 123 mil toneladas nos primeiros oito meses de vida, contribuindo para o crescimento de 30% da infra-estrutura em 2010, noticia o JN na edição de 20 de Dezembro. A ferrrovia aliviou igualmente as vias rodoviárias, retirando 5381 camiões da rota do porto

PROJECTO INTERMODALIDADE E-80

Porto de Aveiro presente no seminário que hoje se realiza em Salamanca

Uma equipa de especialistas do Porto de Aveiro participa hoje, sexta-feira, 17 de Dezembro, no Primeiro Seminário do Grupo de Trabalho 0 subordinado ao tema “A intermodalidade na perspectiva dos agentes”.
A decorrer em Salamanca, este seminário ocorre sob a égide do Projecto de Intermodalidade E-80, do Programa Marco Polo II.
Para além do consórcio, estarão presentes: Porto de Bilbao, Universidade de Aveiro, Universidade de Salamanca, Plataforma Logística de Aquitânia, RENFE, CP Carga, TRANFESA e Cylog.
 

EDIFÍCIO DO MERCADO DE 2.ª VENDA DE PESCADO DO PORTO DE SETÚBAL

APSS remodela pátio

A APSS terminou a empreitada de remodelação do pátio do edifício do mercado de 2ª venda de pescado do Porto de Setúbal, prosseguindo o projecto destinado a dotar o espaço com adequadas condições de segurança, higiene, funcionalidade e estética, compatíveis com a importância que este negócio tem no quadro das actividades do porto.

HOJE, TERÇA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO

Porto de Sines comemora 33.º aniversário

A Administração do Porto de Sines comemora hoje, 14 de Dezembro, o seu 33.º aniversário numa cerimónia interna que reunirá os trabalhadores no activo e aposentados.
A APS, criada em 1977 através do Decreto-Lei nº 508/77, tem ao longo dos 33 anos de existência consolidado o posicionamento do Porto de Sines como activo estratégico nacional, sendo o porto líder em mercadoria movimentada e, simultaneamente, o maior porto exportador nacional, tendo atingido 3.864 milhões de toneladas neste segmento de mercado nos primeiros 9 meses do corrente ano.
 

APRESENTADO PROVEDOR DO CLIENTE

Porto de Sines comemorou 33.º aniversário

A Administração do Porto de Sines comemorou, no dia 14 de Dezembro, o seu 33º aniversário numa cerimónia interna que reuniu os trabalhadores no activo e aposentados. Na cerimónia foi igualmente apresentado o novo Provedor do Cliente do Porto de Sines, Comandante Luís Gaivoto.

 

PROGRAMA TELEVISIVO ESTREIA ESTA QUINTA-FEIRA

Cluster do Conhecimento e Economia do Mar

Esta quinta-feira , 9 de Dezembro, pelas 21h00, estreia o Programa "Cluster do Conhecimento e Economia do Mar" - inserido nos blocos de programação” Desafios Séc. XXI –Portugal e o Mar”.
O Programa será transmitido nos Canais 88 da Zon e 14 da Cabovisão bem como em www.rtv.com.pt, e terá a duração de 30 minutos, repetindo no dia 10/12 às 14.00h.
Até ao dia 15/12 estão previstas novas estreias dos programas de diferentes parceiros do Cluster, tais como “Portugal e o Mar – CIIMAR” e “Portugal e o Mar – Universidade de Aveiro”.
 

Total: 3523