Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




HILDELENE LOBATO BAHIA

Uma comandante de navio que não sabia nadar

Primeira mulher à frente de um petroleiro na Marinha Mercante brasileira só aprendeu a nadar 15 dias antes do teste final.
Houve um tempo em que mulheres em um navio eram sinal de má sorte, um imã para desastres. Mas, na Marinha Mercante do Brasil, essa superstição já era. A paraense Hildelene Lobato Bahia, 37 anos, não só cruza os mares em navios de bandeira brasileira como, desde 2009, é comandante de frota.

VANESSA CUNHA

«Praticidade acima de tudo», diz auxiliar da primeira comandante mulher

Vanessa Cunha, de 29 anos, não nega que foram os bons salários pagos pela Marinha Mercante que a atraíram para o sector. Ela, porém, diz que bastaram alguns meses no ofício para se “apaixonar pela profissão”. Segunda na hierarquia do navio Rômulo Almeida (petroleiro da Transpetro), Vanessa vai protagonizar mais um feito profissional: ao lado da comandante Hildelene Lobato Bahia será a primeira mulher a comandar em dupla feminina um grande cargueiro no Brasil. Ela é a imediato.

VICE-PRESIDENTE DOS AMIGOS DO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Ana Maria Lopes no «Gostos e Sabores»

Emissão do programa “Gostos e Sabores”, tendo como convidada a Dra. Ana Maria Lopes, Vice-presidente dos Amigos do Museu de Ílhavo e ex-Directora do MMI. RTPN, 26 de Março de 2011.
Receitas em destaque: Chora de bacalhau; Línguas à moda de Ílhavo.

«Mulheres do Mar» na Coreia do Sul

As mulheres do mar em Udo e na ilha maior, Cheju, ao largo da costa sul da Coreia do Sul, estão entre as mergulhadoras naturais mais habilidosas e resistentes no mundo. Ao longo do ano sondam o fundo do mar sem equipamento para respirar debaixo d’água, em mergulhos de um a dois minutos, nos quais se combinam destreza, desejo e morte.

HOJE, 5 DE MARÇO, NO PORTO DE VIANA DO CASTELO

Sessão de apresentação do projecto da unidade fabril da Royal Lankhorst Euronete

Hoje, 5 de Março, realiza-se uma sessão de apresentação do projecto da unidade fabril que a empresa Royal Lankhorst Euronete vai construir no porto de Viana do Castelo, destinada à produção de cabos de amarração para plataformas petrolíferas.

COSTA TEM 8,5 MIL QUILÓMETROS NAVEGÁVEIS

A importância dos portos para o Brasil

Com uma costa de 8,5 mil quilómetros navegáveis, o Brasil possui um sector portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações.

PORTO DE SINES

Terminal XXI recebeu «MSC Filomena» em viagem inaugural

O Porto de Sines voltou a receber, a 25 de Fevereiro, no Terminal XXI, mais um porta-contentores de última geração, o “MSC Filomena”, sendo o terceiro “gigante dos Mares” da Mediterraneam Shipping Company (MSC) em viagem inaugural, em menos de duas semanas – os outros foram o “MSC Fabiola” e o “MSC Lauren”.

«Modelo da Figueira e de Aveiro devia existir no resto do país», defende Nogueira Leite

António Nogueira Leite falou na noite de terça-feira sobre as comunidades portuárias, no Casino Figueira. Abordou os transportes marítimos, o comércio global e os portos.
O vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos e professor universitário elogiou o modelo das comunidades portuárias dos dois portos do Centro (com uma única administração). “O modelo de Aveiro e da Figueira da Foz devia existir no resto do país, porque os portos têm de estar ao serviço da economia”, realçou o conferencista.
 

PESO DA RÉGUA

IPTM estimula sinergias com o Turismo e a Cultura

Na passada quinta-feira, nas instalações da Delegação Norte e Douro do IPTM, na Régua, decorreu um encontro com instituições, empresas e agentes ligados a estruturas culturais e turísticas da região do Douro.
Esta iniciativa pioneira pretendeu conjugar sinergias entre os sectores público e privado, e os operadores marítimo-turísticos, de modo a gerar dinamismo e a criar relações de parceria entre todos os agentes e instituições envolvidas na estratégia de desenvolvimento da região do Douro.
 

«SACOR II» já deixou Peniche

Desde 24 de Abril de 2010 nos Estaleiros Navais de Peniche, zarpou esta quarta-feira, pelas 09:45, do Porto de Peniche o navio SACOR II.
Ficou assim concluída a construção estrutural e aprestamento do navio, de acordo com o solicitado pelo Armador e Sociedade Classificadora.

PARA MELHORAR COMPETITIVIDADE

Ministro da Economia quer ligação entre Porto de Aveiro e Espanha

O Ministro da Economia reafirmou na Universidade de Aveiro o empenho do Governo em apostar numa linha de mercadorias entre o Porto de Aveiro e Espanha. Álvaro Santos Pereira explicou a importância do projecto ao tomar parte no encerramento da conferência "Aprender a crescer com a crise", realizada na terça-feira.
A ligação ferroviária é um dos caminhos apontados pelo governante para o País reforçar a sua capacidade exportadora.

PORTO DE SETÚBAL

West Med-Atlantic-Canaries obtém estatuto de Linha Regular

A linha de navegação West Med-Atlantic-Canaries do armador Flota Suardiaz, agenciada no Porto de Setúbal pela L. Branco-Navegação e Trânsitos, Lda recebeu a classificação de Serviço de Linha Regular para o segmento Roll-on Roll-off. A carga base da linha é constituída por veículos fabricados na Autoeuropa, completada por veículos e maquinaria de outros fabricantes, com transporte de e para estes destinos.

A CONSTRUIR NO PORTO DE VIANA DO CASTELO

Sessão de apresentação do projecto da unidade fabril da Royal Lankhorst Euronete

A 5 de Março realiza-se uma sessão de apresentação do projecto da unidade fabril que a empresa Royal Lankhorst Euronete vai construir no porto de Viana do Castelo, destinada à produção de cabos de amarração para plataformas petrolíferas.

HOJE, QUARTA-FEIRA, 29 DE FEVEREIRO

Tertúlia «A Fuga à Lota e a Fiscalização da Pesca em Portugal»

A LPN e a Sciaena organizam esta quarta-feira, 29 de Fevereiro, a segunda tertúlia mensal dedicada às pescas de 2012.
Em Portugal, a primeira venda do peixe fresco deve ser feita obrigatoriamente em lota no chamado leilão de primeira venda. No entanto, há muito peixe que não chega à lota, sendo vendido clandestinamente a consumidores, familiares e a restaurantes, constituindo assim uma ameaça à sustentabilidade da pesca e representando perdas de rendimento para o Estado ao não serem cobradas as taxas devidas.

JANEIRO 2012

Porto de Barcelona desce na movimentação global e cresce nas exportações

O Porto de Barcelona fechou Janeiro com um total de 3,2 milhões de toneladas na movimentação de mercadorias, 16% menos que no exercício do mês homólogo de 2011. A principal queda deu-se no tráfego de contentores (menos 28%), com um total de 143.270 TEU’s movimentados.

ESTUDO ANALISOU NÍVEIS DE SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS NA SARDINHA, CARAPAU E CAVALA

Comer peixe português é seguro

Inserido na tese de doutoramento de Maria João Ramalhosa, o estudo sobre a qualidade do pescado português traz boas notícias para os consumidores. O peixe da costa portuguesa, nomeadamente a sardinha, o carapau e cavala, são de consumo seguro, contendo níveis muito inferior ao permitido permitido de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH), explicou a investigadora em conversa com o «Ciência Hoje».

«Costa Allegra» deve chegar esta quinta-feira à principal ilha das Seicheles

O navio italiano de cruzeiros Costa Allegra deve chegar esta quinta-feira à ilha de Mahe, a principal do arquipélago das Seicheles, para onde está a ser conduzido por dois rebocadores. O navio perdeu as fontes de energia, depois de um incêndio na casa das máquinas, ocorrido na segunda-feira, tendo ficado à deriva, sem máquinas, luzes e ar condicionado, em águas onde se verifica a presença de piratas.
O operador afirmou, em comunicado, que "a velocidade do navio [resultante da rebocagem], apesar do clima quente e húmido, cria uma brisa ligeira que ajuda a tornar a situação mais confortável".

Presidente da Carris visita o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, a 24 de Fevereiro, a visita institucional do Presidente do Conselho de Administração da Carris, José Manuel Silva Rodrigues, acompanhado por Fernando Moreira da Silva, Vogal do mesmo Conselho de Administração.

PORTO DE SESIMBRA

APSS lança concursos para licenças de utilização de armazéns

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA lançou dois concursos para a atribuição de licenças de utilização de quatro armazéns localizados no porto de abrigo de Sesimbra, sendo três destinados preferencialmente à actividade marítimo-turística/lazer e o outro à construção, reparação e manutenção de embarcações e armazenagem de aprestos.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Impasse nos radares costeiros põe em risco rede europeia

O atraso na conclusão do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SMCC) da GNR pode comprometer um projecto europeu de segurança global nas fronteiras dos Estados membros. Portugal, através da GNR, foi este mês abordado pela Frontex - aagência da União Europeia (UE) de gestão da cooperação operacional nas fronteiras externas - para, juntamente com Espanha, ser protagonista de um projecto-piloto para controlo das fronteiras marítimas, através da interligação dos respectivos sistemas de radares de vigilância costeira.

Total: 4563
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 [167] 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229