Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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China e Croácia vão cooperar na construção de portos

Os Primeiros-Ministros da Croácia e da China debateram a possibilidade de uma cooperação bilateral em projectos infra-estruturantes, incluindo portos, refere o Safety4Sea. O encontro entre os dois governantes decorreu no âmbito da iniciativa 16+1, que reúne a China e 16 Estados da Europa de Leste e Central nos sectores do investimento, transporte, finança, ciência, educação e cultura, no quadro do projecto chinês One Belt, One Road, que visa unir a Ásia à Europa e à África por vias marítimas e terrestres.

AQUAEXCEL 2020

Com abertura de concursos a cada três meses, o AQUAEXCEL visa promover o desenvolvimento sustentável do setor da aquacultura. O período para apresentação de candidaturas termina no dia 10 de agosto.

Abram alas para o Maersk Madrid: Porto de Sines com novo record no horizonte

Talhado que está para grandes navios, não será surpresa que o Porto de Sines, referência em termos de águas profundas em Portugal, seja escalado pelos gigantes dos mares de todo o mundo: depois de receber a visita do MSC Eloane, o porto alentejano prepara-se para receber, no dia 3 de Agosto, a visita do Maersk Madrid, aquele que foi, até há cerca de um ano, o maior porta-contentores do mundo.

Encomendas de navios diminuíram no 1º trimestre

No primeiro trimestre deste ano, as encomendas de novos navios ascenderam a 8,5 mil milhões de euros, o valor mais baixo desde 2016, segundo a VesselsValue, prestadora de serviços e dados sobre o transporte marítimo.

De acordo com a VesselsValue, o maior volume de encomendas no princípio do ano incidiu nos mercados com promessas de melhores ganhos, ou seja, nos segmentos de graneleiros e transporte de gás natural liquefeito (GNL).

IN 4.0 - Adaptation of Industry 4.0 model to the naval sector

A Fórum Oceano, enquanto parceira do projeto IN 4.0, acolheu o segundo Steering Committee Meeting do projeto. O primeiro dia do encontro começou com uma visita ao Porto de Leixões, guiada por Luís Marinho Dias e Jorge Cabral da APDL, associada da Fórum Oceano, seguindo-se uma passagem pelo novo Terminal de Cruzeiros.

Nova Rota da Seda pode reduzir custos de transporte em 50%

Os custos do comércio internacional, designadamente de transporte, podem ser reduzidos a metade nos países envolvidos no projecto Belt and Road Initiative (BRI), também designado por Nova Rota da Seda, promovido pela China desde 2013 e que visa unir o Extremo Oriente e a Ásia à Europa, Médio Oriente e a África por vias terrestres e marítimas através da antiga Rota da Seda, revela um estudo recente da consultora financeira ING citado pelo Safety4Sea.

Digitalização leva à disrupção da indústria do transporte da carga marítima

As novas soluções de digitalização, como a big data, blockchain, drones e a robótica, estão a permitir que a indústria de transporte de carga marítima possa introduzir soluções disruptivas que visam reduzir ou eliminar actividades sem valor acrescentado, segundo um novo estudo da ABI Research, consultora internacional na área das tecnologias.

Nos próximos cinco anos, os players que integram a cadeia de valor do sector marítimo, vão aumentar a adopção de soluções que permitam lidar com questões de segurança, excesso de capacidade e modelos que permitam calcular os custos de forma rigorosa.

JOSÉ BATISTA

O primeiro trabalhador do Porto do Porto Santo

José Batista tinha acabado o 11.º ano, preparava-se para continuar a estudar, mas um convite nas férias de verão de 1979, mudou o que tinha planeado. Foi convidado para ser fiscal na obra de construção do Porto do Porto Santo, aceitou e até hoje não está “nada arrependido.” Passado algum tempo, passou para agente de exploração, função que desempenha até hoje.

União Europeia e China parceiros na governação dos oceanos

A União Europeia (UE) e a China assinaram um acordo de parceria sobre os oceanos no âmbito da 20ª Cimeira entre ambas as partes, que se realizou em Pequim. As duas partes vão trabalhar e conjunto para melhorar a governação internacional dos oceanos, incluindo o combate à pesca ilegal e a promoção de uma economia azul sustentável.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 30 de Julho a 3 de Agosto

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 16 navios de mercadorias para o período de 30 de Julho a 3 de Agosto. Por classificação: Ro-Ro: 1 | Porta-Contentores: 4 | Tanque: 3 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 2 | Transporte Especial: 1 | Navio Frigorifico: 1

Secretário de Estado da Internacionalização visita Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu no dia 26 o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, no âmbito de um conjunto de visitas à rede empresarial de Setúbal.

A Presidente da APSS, Lídia Sequeira, apresentou os projetos de investimento em curso no Porto de Setúbal, nomeadamente a intervenção de melhoria das acessibilidades marítimas prevista para 2018, que consiste no aprofundamento do canal da barra e do canal norte para -15m ZH e -13,5 ZH, respetivamente, contribuindo para uma maior qualidade e segurança das operações, dotando o porto de condições para receber navios com maior capacidade; a melhoria das acessibilidades ferroviárias, para a qual estão em curso os estudos técnicos de engenharia, e que inclui a eletrificação das vias até ao interior dos terminais, e a modernização dos sistemas de informação, VTS, JUP e JUL.

Novo Estudo de Mercado da Comissão Europeia sobre as Energias Oceânicas

A Comissão Europeia publicou, recentemente, um novo estudo de mercado sobre as energias oceânicas, elaborado pelo WavEC Offshore Renewables e a empresa italiana COGEA.

Baseado no Roadmap Estratégico para a Construção do Setor de Energias Oceânicas, de 2016, publicado pelo Fórum de Energias Oceânicas, este novo estudo estima o potencial de desenvolvimento futuro na Europa segundo três cenários (otimista, médio e pessimista), o investimento necessário para alcançar esse potencial, e as lacunas, barreias e desafios relativos ao investimento privado. O estudo propõe, igualmente, recomendações para responder às ações propostas no Roadmap de 2016.

CLEMENTE VITAL

Há 14 anos a chefiar o porto da «ilha dourada»

Clemente Vital, o responsável pelo Porto do Porto Santo conhece muito bem os subterrâneos do porto, sabe por onde passam os cabos de eletricidade, da água, sabe de cor tudo o que lá está e como está.

Começou a trabalhar em 1982 como agente de exploração, mas fez um pouco de tudo. Foi o primeiro funcionário a trabalhar na marina em 1986 até ter sido entregue aos privados. Depois, há poucos anos, voltou a recebê-la. Também esteve na agência dos barcos que ligavam o Porto Santo e a Madeira, esteve três ou quatro anos na secretaria e há 14 anos, ficou à frente do porto, cuja obra acompanhou atentamente.

MADRID MAERSK CHEGA A 3 DE AGOSTO

Segundo maior cargueiro do mundo no Porto de Sines

Carros com 1500 cv de potência, aviões capazes de ultrapassar cinco vezes a velocidade do som e comboios com dois quilómetros de carruagens são máquinas impressionantes. E um navio cargueiro? Dito em voz alta talvez não, mas o segundo maior cargueiro do mundo vem a Portugal e é um espectáculo que merece ser visto. O Madrid Maersk já passou ao largo da costa portuguesa, na sua viagem inaugural, mas agora vai atracar pela primeira vez no nosso país, visitando o Porto de Sines.

MÓNICA MARTINS

Uma piloto de helis ao comando do Navio Sines

Quase 12 anos depois de se tornar a primeira mulher-piloto da Marinha, a capitão-tenente Mónica Martins faz, de novo, história, tornando-se a primeira comandante-piloto de um novo navio.

A Comandante Mónica Martins tem 41 anos e é natural de Valdonas, Tomar, tendo ingressado na Marinha em 1994. Ao longo da sua carreira já realizou diversas missões nacionais e internacionais, como piloto dos hélis embarcada nos navios.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 28 de Julho a 3 de Agosto

Prevêem-se 32 escalas de navios de mercadorias para o período de 28 de Julho a 3 de Agosto. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 11 navios de contentores, 11 carga geral single deck, 5 tanques, 2 mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros e 1 rebocador.

Porto de Sines recebeu navio «LNG CASTILLO DE CALDELAS» em viagem inaugural

O Porto de Sines recebeu, esta quinta-feira, 26 de julho, o “LNG CASTILLO DE CALDELAS” em viagem inaugural. O navio atracou no Terminal de Gás Natural Liquefeito, vindo do porto de Ras Laffan, no Catar, para proceder à descarga de cerca de 63 mil toneladas de gás natural destinado ao mercado nacional.

Porto de Lisboa recebeu visita de representantes da Embaixada da Colômbia

O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação da Embaixada da Colômbia, liderada pela Conselheira Comercial, Maria Cristina Pimiento. A recepção foi encabeçada por Lídia Sequeira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL).

A visita da delegação da Embaixada da Colômbia acontece no contexto de aprofundamento do «conhecimento sobre o Porto de Lisboa», com o objectivo de «melhor preparar a participação de uma delegação do Porto de Cartagena nos eventos da Portugal Shipping Week, que terá lugar em Lisboa entre os próximos dias 17 a 21 de Setembro» informa a APL.

PEDRO ROCHA VIEIRA:

Objectivos do Bluetech Accelerator são «pilotos concretos, inovação aberta e resultados»

A apresentação do projecto ‘Bluetech Accelerator’, realizada no passado dia 17 de Julho, contou com a presença de Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i.

Ao lado da Ministra do Mar e do Director-geral da DGPM, Pedro Rocha Vieira explicou a iniciativa, os seus fundamentos e os objectivos definidos para a aceleração de projectos, novos modelos de negócios na área portuária e criação de valor num contexto de crescente digitalização, onde as oportunidades ganham contornos inovadores.

MINISTRA DO MAR:

JUL é singular e poderá ser exportada para outros países

Enquadrando Portugal num momento de convergência de oportunidades e de propícias conjunturas (internas e externas), Ana Paula Vitorino enalteceu o carácter singular da JUL e a sua capacidade para marcar a diferença, dentro e fora de portas: «Sabem que a JUL não existe noutro sítio no mundo? É uma tecnologia que podemos vender, seja para Moçambique, para o Quénia, para a China», comentou.

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