Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FÁTIMA LOPES ALVES, PRESIDENTE DA APA, S.A.:

«Participação do Porto de Aveiro no CASCADE 2019 foi muito positiva»

Fátima Lopes Alves, Presidente da APA, S.A., dá nota “muito positiva” à participação do Porto de Aveiro e da comunidade portuária no “Cascade 2019”: “A Administração do Porto de Aveiro considera muito positiva a sua participação no exercício ‘Cascade 2019’, que possibilitou testar as capacidades e treino das suas próprias equipas, bem como a boa interacção e articulação de todas as entidades envolvidas. Regista-se consecutivamente um notório empenho das empresas instaladas nos terminais do Porto de Aveiro, que participaram neste exercício.”
 

Identificados 98 hectares disponíveis para viveiros na Ria Formosa

Foram identificados na região do Algarve 98,7 hectares disponíveis para a instalação de viveiros, dos quais 76 hectares se localizam na ria Formosa, segundo consta do Plano para Aquicultura em Águas de Transição, que se encontra em consulta pública até ao dia 16 do próximo mês.

No documento, elaborado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, é referido que "o Algarve é a região que apresenta as melhores condições para a prática de aquicultura das espécies indígenas de água salgadas e de transição", nomeadamente bivalves como amêijoa ou berbigão.

«Cascade 2019» teve início esta quarta-feira no Porto de Aveiro

A participação da Administração do Porto de Aveiro no exercício europeu CASCADE’19, teve início esta quarta-feira, dia 29 de maio às 15:08, com o cenário de derrame de fuelóleo no cais n.º 26 no Terminal de Granéis Líquidos. Na manobra de atracação com condições meteorológicas muito adversas, o navio embateu no cais sofrendo um rombo e como consequência ocorreu um derrame de combustível considerável, para a ria.

ESTA QUARTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR INTERVÉM NAS «CONFERÊNCIAS DO ESTORIL»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir esta quarta-feira, dia 29 de maio, nas Conferências do Estoril, no Painel – Justiça Ambiental: Alerta a uma ação urgente.

A intervenção da Ministra do Mar está marcada para as 10h00, nas instalações da Universidade Nova – SBE (Carcavelos).

ESTAS QUARTA E QUINTA-FEIRA , 29 E 30 DE MAIO

Porto de Aveiro participa no «Exercício Cascade 2019»

Iniciado esta terça-feira, prolonga-se até sábado, 1 de Junho, o exercício europeu de Protecção Civil CASCADE’19, o maior de sempre em território nacional. Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, com a colaboração da Direcção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado pela União Europeia, mobiliza mais de 600 operacionais e equipas de 5 países europeus, em cerca de 20 localidades dos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal e abrangendo mais de 60 cenários distintos.

A Administração do Porto de Aveiro participa no exercício quarta e quinta-feira, dias 29 e 30 de Maio, com cenário de um derrame de hidrocarbonetos na ria e um cenário de controlo de fuga de matérias perigosas envolvendo incêndio, no Terminal de Granéis Líquidos e um contentor no Terminal Norte.
 

Veleiro espanhol Juan Sebastián de Elcano esteve em Lisboa

O navio-escola espanhol Juan Sebastián de Elcano esteve em Lisboa, após uma travessia atlântica iniciada na cidade norte-americana de Boston (EUA). Sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra Ignacio Paz, o veleiro, que celebra 91 anos no próximo mês de julho, esteve aberto ao público até dia 27, no Cais da Pedra, em Santa Apolónia.

Marinha coopera com a DGRM no Algarve

As lanchas de fiscalização rápida Hidra e Cassiopeia colaboraram em diversas acções de fiscalização marítimas realizadas por inspectores da Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), no Algarve. As acções dirigiram-se em especial às embarcações de arrasto de peixe e crustáceos que operam na Zona Marítima do Sul, sensibilizadas para a sustentabilidade e preservação do ecossistema marítimo.

Lisboa acolhe nova reunião de Sherpas do «High Level Panel for a Sustainable Ocean Economy»

Lisboa acolhe nova reunião de Sherpas do "High Level Panel for a Sustainable Ocean Economy", onde Portugal está representado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Neste Painel de Alto Nível, Portugal trabalha os grandes temas dos Oceanos em conjunto com ouros 13 países - Austrália, Canadá, Chile, Fiji, Gana, Indonésia, Jamaica, Japão, Quénia, México, Namíbia, Noruega e Palau - contando ainda com a Organização das Nações Unidas como parceiro próximo, à qual serão entregues os resultados finais dos trabalhos.

Porto de Sines recebeu Ministro das Alfândegas da China

Esta segunda-feira, dia 27 de Maio, o Ministro das Alfândegas da República Popular da China, Ni Yuefeng, visitou o Porto de Sines acompanhado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo português, António Mendonça Mendes.

A delegação, que integrou também altos representantes dos sistemas tributários e aduaneiros da China e de Portugal, foi recebida pelo Presidente da APS, José Luís Cacho, que apresentou as principais características de Sines e os projetos de expansão portuária. Recorde-se que o Porto de Sines oferece uma ligação semanal com aquele país do Extremo Oriente, que representa uma movimentação anual de mais de 100 mil contentores.

Assinado contrato de 130,5ME para novo troço da ferrovia entre Sines e Caia

O contrato para a construção do troço ferroviário Alandroal/Linha do Leste, da nova Linha de Évora do Corredor Internacional Sul, já foi assinado, num investimento de 130,5 milhões de euros, revela a Infraestruturas de Portugal. Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal (IP) disse ter procedido à assinatura do contrato para a empreitada com o consórcio Sacyr Somague, S.A./Sacyr Infraestructuras, S.A.

A 29 E 30 DE MAIO

Porto de Aveiro participa no «Exercício Cascade 2019»

Portugal vai realizar, de 28 de Maio a 1 de Junho, o exercício europeu de Protecção Civil CASCADE’19, o maior de sempre em território nacional. A Administração do Porto de Aveiro participa no exercício nos dias 29 e 30 de Maio, com cenário de um derrame de hidrocarbonetos na ria e um cenário de controlo de fuga de matérias perigosas envolvendo incêndio, no Terminal de Granéis Líquidos e um contentor no Terminal Norte.

Porto de Lisboa acolheu reunião dos parceiros do projecto «Atlantic Blueports»

O Porto de Lisboa acolheu a reunião interna dos vários parceiros do projecto ‘Atlantic Blueports’, com o objectivo de «minimizar a proliferação de espécies invasoras resultantes de descargas de águas de lastro de navios, na sequência da Convenção IMO para a Gestão das Água de Lastro dos Navios», revela a APL. A reunião decorreu no Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo em Algés.

Conselho de Administração da APFF visita o NRP Figueira da Foz

O Conselho de Administração da APFF visitou o NRP Figueira da Foz, aquando da presença do navio-patrulha oceânico na cidade, permanência inserida nas comemorações do Dia da Marinha.
Depois de visita demorada ao navio, Fátima Lopes Alves (Presidente) e Nuno Marques Pereira (Vogal), procederam à tradicional troca de crestas com o Comandante do navio, Capitão-Tenente Pedro Luis Fernandes da Palma.
A delegação da APFF integrava ainda o Cte. Joaquim Sotto Mayor.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Conferência «Portos Secos & Parques Seguros»

A Transportes em Revista e a APAT - Associação dos Transitários de Portugal promovem esta segunda-feira, dia 27 de maio, no VIP Executive Santa Iria Hotel, em Santa Iria da Azóia, o seminário “Portos Secos & Parques Seguros”.

COM A PARTICIPAÇÃO DE ANA PAULA VITORINO

Moçambique organizou conferência internacional sobre oceanos

O Governo de Moçambique promoveu esta semana a primeira Conferência Internacional «Crescendo Azul», para promover a economia azul, com um programa que incluiu debates temáticos nos quais participaram especialistas e governantes, incluindo a Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino.

O evento pretendeu agregar Moçambique à vaga internacional dinamizada pelas Nações Unidas em prol da cooperação e partilha de conhecimento sobre os oceanos, visando uma economia do mar mais sustentável.

EM AGOSTO DE 2020

Porto de Aveiro ligado a Espanha por auto-estrada

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e a fronteira, prevendo finalizar os trabalhos em Agosto de 2020, foi anunciado dia 21.
Segundo a IP, a concretização do investimento irá permitir a conclusão da autoestrada A25 (Aveiro - Vilar Formoso), ligando o Porto de Aveiro a Espanha através de auto-estrada, e "assegurar ao tráfego de longo curso, sobretudo de veículos pesados, uma via mais eficiente, com melhores condições de comodidade e de segurança na ligação com a Europa".

Portos espanhóis desejam apostar em «projectos colaborativos» com a China

A imprensa espanhola faz eco da garantia dada pelo Puertos del Estado de que os portos espanhóis «desejam prosseguir com projectos colaborativos» com entidades chinesas, destacando o organismo estatal que «a presença de companhias de navegação e terminais chineses em vários portos do Mediterrâneo e da Espanha desencadeou um esforço comercial frenético por parte de entidades espanholas», que buscam aprofundar tais parcerias.

Lucros da Silopor sobem 9,1% para 3,7 milhões de euros em 2018

A Silopor - Empresa de Silos Portuários movimentou um total de 2.230 milhões de toneladas em 2018, o que lhe permitiu um resultado líquido de impostos de 3,69 milhões de euros, mais 9,1%.
De acordo com um comunicado da empresa, a carga total movimentada no ano passado representou uma quota de mercado de 67% no Porto de Lisboa e de 43% a nível nacional.
 

WISTA Atlantic Forum

Lídia Sequeira analisou o tema da igualdade de género nas administrações portuárias

Na sua intervenção, Lídia Sequeira começou por defender a imposição de quotas como método para mitigar a disparidade entre géneros: «Num primeiro momento, para se dar esse impulso, as quotas são necessárias. Eu sou defensora das quotas para um primeiro momento», afirmou, frisando, no entanto, que a mudança está lentamente a ser operada, quer no universo portuário quer noutras áreas laborais.

ENIDH foi palco do WISTA Atlantic Forum

O WISTA Atlantic Forum, tendo como mote ‘O Papel da Mulher na Indústria Marítima’, reuniu personalidades como Lídia Sequeira (Presidente do Conselho de Administração dos portos de Setúbal e Lisboa, e Presidente da APP), Rúben Eiras (director-geral da DGPM), Olga Delgado (docente na ENIDH), Susana Baptista (sub-directora-geral da DGRM) e Cristina Lança (especialista jurídica). O discurso de abertura pertenceu a Carla Olival, presidente da WISTA Portugal.

Total: 4123