Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




HOJE, 26 DE MAIO, NO PORTO

T&N reúne transportadores rodoviários no Porto

Isabel Seabra, directora do Gabinete de Planeamento e Inovação do IMTT, Ana Paula Vitorino, docente do IST, Luís Cabaço Martins, presidente do Conselho Directivo da Antrop, António Mousinho, presidente da Direcção Nacional da Antram serão os oradores na sessão plenária, em que se tratará de perspectivar o futuro possível da actividade em Portugal, no contexto europeu.

HOJE, 26 DE MAIO, NO FUNCHAL

APAVT realiza seminário sobre nova lei das agências de viagens

A APAVT promove hoje no Funchal um seminário dedicado à apresentação e análise comparativa da nova lei das Agências de Viagens, “exclusivamente para associados e de acesso gratuito”. A associação pretende esclarecer os associados sobre as novas regras do sector, a sua posição "relativamente a esta matéria e as medidas que está a tomar".
 

MAIS DE 15 MILHÕES DE VISITANTES EM 13 ANOS

Oceanário de Lisboa lidera preferências turísticas na cidade

O Oceanário de Lisboa é o espaço mais procurado pelos turistas em Lisboa, de acordo com o ranking do site de viagens TripAdvisor, que ordena por ordem de preferência os 156 espaços mais procurados pelos turistas na capital.
Desde a sua abertura, há 13 anos atrás, o Oceanário de Lisboa já recebeu mais de 15 milhões de visitantes, afirmando-se como um dos espaços mais visitados e admirados da cidade.
 

Actividades do Porto de Setúbal representam 10,7 mil milhões euros

A APSS, SA promoveu um estudo sobre o impacto económico do Porto de Setúbal na região e no País, onde se conclui que os efeitos totais, directos, indirectos e induzidos, das actividades do porto na economia são de 10,7 mil milhões de euros de volume de negócios, ou seja 3,3% da região da Grande Lisboa e de 2,3 mil milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto (VAB), ou seja 1,57% do VAB nacional e 5% do VAB da Grande Lisboa, correspondendo à criação de 33,3 mil postos de trabalho.

Ministro das Obras Públicas inaugura molhe norte do Porto da Ericeira

A primeira fase das obras do porto de pesca da Ericeira, concelho de Mafra, foi inaugurada pelo ministro das obras públicas na passada sexta feira.

Trata-se de uma obra de 11 milhões de euros, que consistiu na construção do molhe norte, com pés de galo na parte exterior e um cais no interior, que veio substituir o velho molhe destruído pelo mau tempo em 1987, o que levou boa parte da actividade piscatória a transferir-se, desde essa data, para os portos de Peniche e de Cascais.

AO CELEBRAR 20 ANOS

APLOG cria Indicador da Actividade Logística

I.LOG, assim se chama o Indicador da Actividade Logística em Portugal, que foi apresentado no início da semana pela Associação Portuguesa de Logística (APLOG). O objectivo primeiro do I.LOG é constituir um barómetro da actividade logística, já que irá reflectir a situação corrente do negócio e, simultaneamente, colocar em perspectiva as expectativas de quem está no mercado, tanto do lado da indústria como do lado dos prestadores de serviços logísticos.
 

Lazer e viagens lideram despesas dos consumidores portugueses

O lazer e as viagens mantêm-se na liderança das intenções de compra dos portugueses. Em 2010, 47 por cento dos portugueses tencionavam consumir viagens e lazer. Em 2011, são apenas 37 por cento. A tendência em Portugal para os próximos meses é de que a parte do orçamento disponível para a aquisição de produtos, bens e serviços diminua na generalidade dos casos.

I Fórum Atlântico sai em defesa do Mar

A abertura do I Fórum Atlântico no âmbito do programa Aux-Navália teve como protagonistas quatro individualidades, figuras destacadas deste sector, que coincidiram nas críticas à forma como este país alegremente virou as costas ao mar.
No arranque, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo e anfitrião do evento, foi o primeiro crítico do abandono do Mar: “Defendemos a criação de uma Secretaria de Estado do Mar como algo fundamental para a criação de riqueza e de emprego no país”.

 

Contentores crescem 16% nos portos nacionais até Março

Os portos nacionais registaram uma subida de 16,5% na movimentação de contentores, medida em TEU, no primeiro trimestre do ano. Contabilizaram-se 387 134 TEU, contra 332 349 há um ano.

Um peixe que custa tanto como um carro de luxo

Um peixe dragão vermelho, cujo preço é comparado pelos vendedores ao custo de um carro de luxo, está à venda numa loja de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, noticiou o diário West China Metropolis. O peixe, oriundo da Indonésia, tem um comprimento de 55 centímetros e pesa 1,5 quilogramas, e a sua raridade deriva do facto de ter as barbatanas e as escamas vermelhas, uma propriedade rara já que a maioria dos peixes desta espécie são amarelos ou prateados.

DIA DA MARINHA

«Navegar, navegar» vence concurso

A Marinha deu aos cibernautas a possibilidade de escolherem uma música para ser interpretada no alinhamento do concerto ao ar livre da Banda da Armada, que deocrreu no passado dia 20 de Maio no Anfiteatro Largo José Afonso, em Setúbal, nas comemorações do Dia da Marinha 2011.
"Navegar, navegar" foi a vencedora.

 

SESIMBRA

Cais de embarque na Praia do Ouro já está a ser construído

Já está em curso a construção do cais de acostagem na Praia do Ouro, em Sesimbra. Prevê-se que os trabalhos estejam concluídos no final do mês de Maio. O equipamento, destinado a embarcações marítimo-turísticas e de recreio, até sete metros de comprimento, ficará localizado na ponta do molhe, fronteiro ao Hotel do Mar, voltado para o porto de Abrigo, e terá uma estrutura flutuante de acostagem com 20 metros.

ESTA QUARTA-FEIRA

Cem jovens estudantes de Portimão vão limpar praia e ria de Alvor

A AESCV – Associação de Escolas de Surf da Costa Vicentina está a promover na região algarvia a campanha "Unidos a proteger e a preservar", que esta quarta-feira, 25 de Maio, se propõe proceder à limpeza e recolha de lixo na Praia e na Ria de Alvor, com a colaboração de cem alunos dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário de Portimão.

Unidade japonesa prevê investimento de 80 milhões em Sines

A aicep Global Parques assinou, a 16 de maio, com a Greenprod – Indústria de Reciclagem Lda, um acordo de reserva de Direito de Superfície de uma área de cerca de 2ha no loteamento da Zona 1 da ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, para a futura instalação de uma unidade industrial de reciclagem química e mecânica de plástico.

Energias renováveis podem «alimentar» o mundo em 2050

Dentro de quatro décadas, as energias renováveis poderão satisfazer cerca de 80% das necessidades energéticas globais, de acordo com um relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas.

«INOVAR PARA COMPETIR» - 23 DE MAIO

Ílhavo acolhe hoje o I Fórum Atlântico do Projecto Aux-Navália

O Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo acolhe hoje, segunda-feira, 23 de Maio, o I Fórum Atlântico no âmbito do Programa Aux-Navália, que decorre sob o lema “Inovar para Competir”.
O Projecto Aux-Navália é participado pela Associação das Indústrias Navais - AI Navais, conjuntamente com parceiros do Reino Unido e de Espanha. Este Fórum Atlântico, que deverá constituir o primeiro de uma série continuada de “fora” anuais, visa manter activas e incrementar as relações e interactividade internacional, no âmbito daquele Projecto, nomeadamente sobre a inovação e a competitividade no sector da construção naval.
 

SERVIÇO «TANGIER SHUTTLE»

Porto de Lisboa recebe nova linha da CMA CGM

O Porto de Lisboa passou a receber uma nova linha regular, denominada “Tangier Shuttle”, do armador CMA CGM. A sua escala inaugural realizou-se a 11 de Maio, com o navio “OUED ZIZ” que tem uma capacidade para mais de 500 TEU.

Porto da Figueira da Foz com melhor primeiro quadrimestre de sempre

No período de Janeiro a Abril de 2011 movimentaram-se no Porto da Figueira da Foz 518.384,00 toneladas de mercadorias. Trata-se do melhor primeiro quadrimestre de sempre no Porto da Figueira da Foz. 43,04% do total movimentado foi carga geral, num total de 223.119,00 toneladas, o que significa um crescimento de 37.931,92 (20,48%) em relação a 2009.

O MAR A BANHAR O INTERIOR

Berrelhas assegura transporte para praia de Mangualde

A Empresa Berrelhas vai ser a transportadora oficial da primeira praia artificial da Europa, em Mangualde, tendo assinado um contrato de exclusividade com a promotora da infraestrutura de lazer, a Live It Well Events. A transportadora vai assegurar o transporte da população da região até ao recinto do Live Beach.

Total: 3537