Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE SETÚBAL

Concluída reparação do molhe da Doca de Pesca

Foi recentemente concluída a empreitada de reparação do molhe exterior da Doca de Pesca do Porto de Setúbal, a cargo da empresa Etermar – Engenharia e Construção, SA, sendo que, devido a melhorias na concepção e gestão da obra, ficou concluída antes do prazo, representando uma diminuição do custo inicialmente contratado.

Portos de Lisboa e Vigo estudam colaboração em matéria de cruzeiros

Os portos de Lisboa e Vigo iniciaram contactos com vista ao estabelecimento de acordos de colaboração no sector dos cruzeiros. A primeira reunião entre os responsáveis dos terminais de cruzeiros e das administrações portuárias de ambos os portos realizou-se recentemente em Lisboa.

SIC

Pescadores portugueses vão poder pescar mais bacalhau no próximo ano

Já foram negociadas as quotas da pesca. Os pescadores portugueses vão poder pescar mais bacalhau no próximo ano e de uma forma geral as quotas para o país sobem 6 por cento. Depois das negociações, a ministra Assunção Cristas afirmou que o país saiu a ganhar.

Porto de Leixões cresce na carga movimentada e TCL nos contentores

No mês de Outubro, o Porto de Leixões alcançou um crescimento homólogo de 28%, movimentando 1,28 milhões de toneladas. No total, entre Janeiro e Outubro de 2011, o porto leixonense acumula uma subida de 12%, com 13,34 milhões de toneladas processadas.
Como já vem sendo hábito, a carga contentorizada voltou a dar um contributo decisivo para a boa performance do porto, com um ganho de 8% no year-to-date para um total de 4,5 milhões de toneladas.

LINHA DOS AÇORES

Secretário Regional da Economia e Armadores anunciam reorganização de escalas

A ilha Terceira vai passar a dispor, a partir de Janeiro de 2012, de ligações marítimas directas, para o transporte de mercadorias, de e para o continente, anunciou esta manhã, na Praia da Vitória, o Secretário Regional da Economia.
De acordo com Vasco Cordeiro, em declarações à comunicação social, no final de uma reunião de trabalho com representantes das empresas Box Lines, Transinsular e Mutualista Açoreana, essas ligações “terão uma periodicidade quinzenal”, o que permitirá “uma importante valorização da ilha Terceira”.

CP CARGA com novo site

A CP CARGA apresenta-se na web com um novo site. Notícias, TOPRede, TOPFrota são algumas da secções disponibilizadas, num espaço que apresenta também um "mural" destinado a divulgar opiniões de clientes. Impacte Ambiental e uma lista de perguntas frequentes são outras virtualidade do novo site da CP CARGA.
A visitar aqui.

AJUDANDO A EXPORTAÇÃO

Primeiro comboio de contentores na Plataforma de Cacia

No dia 29 de Novembro arrancou o primeiro comboio de contentores CP Carga na Plataforma de Cacia, do cliente Atlantic-Lusofrete. Trata-se de um comboio completo, de 1100 toneladas, que passará a ter a uma frequência semanal entre a região Centro – Aveiro e o Porto de Setúbal, para exportação.

PORTO DE SETÚBAL

Concluída reparação do Viaduto da Cachofarra

Foram concluídos os trabalhos de reparação das juntas de dilatação do viaduto da Cachofarra. A empreitada não registou qualquer acidente e terminou antes do prazo previsto. Representou um investimento de 47,5 mil euros, realizado pela APSS, SA.
De forma a minorar os constrangimentos, a APSS, SA estabeleceu alternativas tendo em conta a segurança e possibilitando alguma fluidez do tráfego, estabelecendo os contactos necessários com as autoridades e entidades envolvidas, como as Estadas de Portugal, Câmara Municipal, Policia de Segurança Pública e Bombeiros.

CLUBE DOS ENTUSIASTAS DE NAVIOS

CEN tem sede na Gare marítima da Madeira

A Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transporte presidiu hoje, dia 16 de Dezembro, à inauguração da nova sede do Clube dos Entusiastas dos Navios (CEN), localizada na Gare Marítima da Madeira, onde apelou aos sócios para que ajudem a promover a Madeira nas diversas acções que realizam.
Conceição Estudante chamou a atenção para a importância desta parceria que já vem de trás, mas que agora foi renovada com a atribuição de um espaço na gare que "é de interesse comum de ambas as partes", podendo ser utilizado por exemplo, para o CEN "expor o seu espólio, reunido nos seus 18 anos de existência".

PORTO DE SINES

APS comemora o 34º aniversário

No dia 14 de Dezembro assinalou-se o 34º aniversário da APS – Administração do Porto de Sines, numa cerimónia interna que reuniu os trabalhadores no activo e aposentados; o evento contou com intervenções da Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, e do presidente da recém-criada CPSI - Comunidade Portuária de Sines, Carlos Vasconcelos.

PORTO DE SETÚBAL

Terminal Sapec – Sólidos em forte crescimento

O Terminal Sapec – Sólidos do Porto de Setúbal tem vindo a consolidar um crescimento nas mercadorias movimentadas durante o ano de 2011. Até 5 de Dezembro, foram atingidas as 766 mil toneladas, estimando-se que, no final do ano, ultrapasse as 820 mil toneladas, o que, a verificar-se, será o melhor desempenho do terminal desde 2007, ano em que a CNE operava em regime normal.

TEMPORAL NA MADEIRA

Dragagens atingiram um volume de 150.000 m3

O financiamento do Fundo de Solidariedade da União Europeia no valor total de 3.473.020,00 euros, destinado ao projecto "dragagens e limpezas imediatas nos diversos portos da Região Autónoma da Madeira" chegou ao fim, faltando apenas o pagamento da última tranche de 15%. O projecto surgiu na sequência dos temporais de 20 de Fevereiro de 2010 e teve como objectivo a reposição operacional dos portos madeirenses.
Os trabalhos de dragagem efectuados atingiram um volume de 150.000 m3 no porto do Funchal, cais de Machico, terminal marítimo do Porto Novo e terminal dos Socorridos. Incluiu também a limpeza de lixos e entulho na zona do varadouro do porto e da marina do Funchal.

Porto de Lisboa recebeu delegação do porto chinês de Meishan-Ningbo

O Porto de Lisboa recebeu, esta terça-feira, Li Haibao, Vice-Director da Administração do porto chinês de Meishan-Ningbo, o segundo maior porto da China, numa visita que teve por objectivo principal a troca de experiência e conhecimento ao nível da gestão portuária.
A delegação chinesa foi recebida por Natércia Cabral, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, e visitou inúmeras valências do porto de Lisboa por forma a conhecer a sua organização e modo de funcionamento.

PORTO DE SETÚBAL

Terminal Ro-Ro com máximo de tonelagem em cinco anos

O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal deverá atingir, no final de 2011, uma movimentação total superior a 230 mil toneladas, correspondendo a 186 mil viaturas, o que irá representar o melhor desempenho desde 2006, ano em que se atingiu as 284 mil toneladas. Destas viaturas, cerca de 115 mil serão relativas a exportação, o que também constitui recorde desde 2006.

RICARDO ROQUE:

Há cada vez mais produto nacional a sair do Porto de Setúbal

Há cada vez mais produto nacional a sair do Porto de Setúbal. Declarações de Ricardo Roque, vogal da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), no programa "Portugal em Directo", da Antena 1.

J. Canão renova certificação Inovação COTEC

A J. Canão, empresa líder no desenvolvimento e implementação de soluções integradas inovadoras de gestão Portuária e Logística, viu, recentemente, ser-lhe renovada a sua certificação Rede PME Inovação COTEC.
A J. Canão é, desde 2010, detentora do Diploma PME COTEC, que distingue e reconhece publicamente “as PME que, pela sua atitude e actividade inovadoras, constituem exemplos de criação de valor para o país”.

HOJE, EM LISBOA

Conferência «Transportes ao Serviço da Economia: Mobilidade Urbana»

A Conferência "Mobilidade Urbana", inserida no Ciclo de Conferências intitulado "Transportes ao Serviço da Economia", decorre hoje no Palácio da Independência (Lisboa). O evento, promovido pela Revista CARGO, a Associação Seaborne Portugal e a ADFERSIT, e com o apoio do Grupo de Transportes do Instituto Superior Técnico (IST) terá início às 17.45h.

Portugal e Líbia vão assinar memorando para formação militar e construção naval

Portugal vai assinar um memorando de entendimento com a Líbia para a construção naval e formação militar.
O ministro da Defesa, Aguiar-Branco defendeu na Mauritânia a necessidade de restaurar" a cooperação com aquele país. "É muito importante, nesta nova fase, restaurar os laços de cooperação com a Líbia", disse acrescentando que o memorando "visa a formação de líbios em Portugal na área militar e também nas indústrias navais, ao nível da construção naval".

Exportações crescem 15,2% e importações caem 0,8%

As exportações aumentaram 15,2% no trimestre terminado em outubro, face ao período homólogo do ano passado, enquanto as importações diminuíram 0,8%, desagravando o défice da balança comercial em €1.492 milhões.

Virgem do Sameiro só tinha balsa há um mês

A embarcação Virgem do Sameiro tinha rádio VHF, o meio de comunicação mais usado em navegação próxima da costa e cujo alcance pode ir até cerca das 20 milhas. Mas a surpresa que o mar pregou aos seis pescadores «não deu tempo de comunicar» a situação de perigo, disse ao SOL o mestre do pesqueiro, José Manuel Coentrão.

Total: 4090