Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




VÍDEO

Acordo APDL/BOLIPUERTOS

O acordo entre a APDL e a Bolipuertos mereceu destaque no portal desta empresa venezuelana. Leia a notícia e veja o vídeo referente à cerimónia protocolar.

APSS repara juntas de dilatação do Viaduto da Cachofarra

A APSS iniciou esta segunda-feira, 7 de Novembro, a “Empreitada de reparação das juntas de dilatação do Viaduto da Cachofarra, no Porto de Setúbal”. De forma a potenciar a gestão da obra e reduzir incómodos, a APSS aconselha a que, durante a intervenção, o tráfego de viaturas ligeiras seja feito, preferencialmente, pela Estrada da Graça, prevendo-se, contudo, não haver necessidade de cortes de trânsito na primeira semana dos trabalhos.

HOJE, 8 DE NOVEMBRO, NA CULTURGEST, LISBOA

Conferência «Economia do Mar - Sustentabilidade, Inovação e Valorização»

O BCSD Portugal, em colaboração com sociedades de advogados suas associadas, promove hoje, 8 de Novembro, na Culturgest em Lisboa, uma Conferência subordinada ao tema do Mar. Na conferência serão abordadas diversas temáticas nas quais se incluem o papel do empreendedorismo e criatividade na criação de novos negócios, a inovação e a investigação, bem como os aspectos de financiamento a projectos de investimento na economia do mar. Serão apresentadas empresas como a Oceanlinx, Windfloat ou a Cotec, exemplos de sucesso na dinamização da economia deste recurso natural.

 

TCL

Movimento de contentores volta a crescer em Outubro

O TCL movimentou, entre Janeiro e Outubro deste ano, 421 mil TEU no porto de Leixões, o que representa um crescimento de 5% face ao mesmo período do ano passado. No mês de Outubro inverteu-se mesmo a tendência decrescente que havia afectado os últimos dois meses, movimentando 43 630 TEU, 2% acima do registado em Outubro de 2010.

Turistas estrangeiros deixam em Portugal mais 410 milhões de euros que em 2010

As exportações portuguesas de turismo atingiram no fim de Agosto o montante de 5.448,2 milhões de euros, em alta de 8,1% ou 409,6 milhões de euros, metade dos quais nos últimos três meses, segundo os dados do Banco de Portugal relativos à despesa no País por parte dos visitantes estrangeiros.
Os dados do banco central mostram que nos três meses de Junho a Agosto, que são tradicionalmente dos maias fortes da actividade turística, o montante da despesa dos visitantes estrangeiros elevou-se a 2.862,6 milhões de euros, em alta de 7,8% ou 208,2 milhões.

Escola Naval comemora os seus 75 anos no Alfeite

A Escola Naval comemora os seus 75 anos com uma série de actividades culturais e desportivas que têm como principal objectivo preservar a memória histórica desta instituição.
No dia 5 de Novembro, pelas 10h00, na Praça São João Baptista, em Almada, decorre uma Cerimónia Militar que integra os cadetes da Escola Naval e a Banda da Armada. Nesse mesmo dia, será inaugurada uma exposição alusiva ao evento, no Fórum Romeu Correia, com a colaboração da Câmara Municipal de Almada e que ficará patente ao público entre os dias 5 e 14 de Novembro.

 

APSS

Lançado concurso público para arranjos exteriores na Doca das Fontainhas

A APSS, SA lançou no passado dia 21 de Outubro um concurso público para a empreitada de “Arranjos Exteriores do Molhe Nascente da Doca de Recreio das Fontainhas”, que tem como objectivo requalificar o espaço tornando-o seguro e agradável aos seus utentes.
A obra consiste na colocação de pavimento novo, constituído por materiais provenientes de stock da APSS, calçada de vidraço branco e preto, assente sobre almofada de areia ou pó de pedra, sendo que o design será idêntico ao existente no molhe poente.
 

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Grupo italiano reforça lista de interessados nos ENVC

Embora o modelo de viabilização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) ainda não esteja definido, a Empordef mantém conversações com potenciais interessados. Os italianos da Fincantieri são um dos grupos interessados nos estaleiros. E, já esta semana, a empresa controlada a 100% pelo Estado italiano deverá visitar a empresa naval com a finalidade de conhecer as potencialidades dos ENVC.
Os italianos, contudo, não serão os únicos a deslocarem-se a Viana do Castelo esta semana: também a Armada Brasileira tem uma visita agendada aos Estaleiros. Fontes próximas ao processo garantem contudo que, neste caso concreto, "o que está em causa é tornarem-se clientes dos ENVC".

Privados poderão comprar entre 35% e 65% dos Estaleiros de Viana

O Governo poderá privatizar uma posição entre 35% e 65% nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), num modelo semelhante ao que esteve na base da privatização da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em 2004. Esta é uma das propostas que a Empordef - ‘holding' das indústrias de defesa portuguesas que, entre várias participações, também controla a posição nos estaleiros de Viana - tem em cima da mesa e que deverá em breve apresentar ao ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

JOÃO CARVALHO, PRESIDENTE DO IPTM:

Os Açores devem adaptar-se para fornecerem novos combustíveis à navegação no Altântico Norte

João Carvalho afirmou que os Açores "têm excelentes condições" para abastecer no futuro os navios que navegam no Atlântico Norte com combustíveis mais limpos, como é o exemplo do gás liquido, por exigência de instituições internacionais. Portugal já aderiu a este projecto que deverá ser implementado entre os anos 2010 2020. O Presidente do IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, João Carvalho, foi um dos participantes no "Forum Economia do Mar", promovido pela Câmara do Comércio liderada por Mário Fortuna.

Estaleiros de Viana sem liquidez para pagar totalidade dos ordenados

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foram esta segunda-feira informados pela administração da empresa de que nem todos receberão ordenados atempadamente mas que, "se não chegar para todos, ficam de fora os ordenados mais altos", transmitiu à VISÃO António Barbosa, presidente da Comissão de Trabalhadores. As transferências costumam ocorrer por volta do dia 26 de cada mês, mas só ontem, dia 31, é que os funcionários tiveram conhecimento da situação.

Venezuela perfila-se como potencial parceiro dos Estaleiros de Viana do Castelo

A Venezuela está a perfilar-se como um potencial parceiro estratégico dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), defendeu em Caracas o presidente da empresa, Jorge Camões.
Jorge Camões falava aos jornalistas, em Caracas, onde se deslocou integrado numa delegação empresarial, por ocasião da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

 

VITAL MORGADO, AICEP

O futuro está num Portugal Exportador

As nossas exportações de bens e serviços representam apenas 34% do PIB e estão concentradas na UE e nos EUA. Para aumentá-las e reduzir a dependência actual, as empresas portuguesas têm de procurar novos mercados onde o crescimento económico seja mais dinâmico, defende o Administrador da AICEP, Vital Morgado.

HAMBURGO

Uma cidade que vive os navios

A cidade portuária de Hamburgo, uma das mais importantes da Alemanha, vive, como poucas, a sua vocação marítima. É impossível dissociar a vida da cidade do seu porto e dos navios que por lá passam e qualquer turista mais atento perceberá logo isso no primeiro contacto com esta cidade situada nas margens do Rio Elba, no norte do pais.
Um dos principais portos da Europa, a par de Roterdão e Antuérpia, no que diz respeito a movimentação de carga, a sua localização estratégica e a existência de importantes estaleiros de reparação e construção naval tem sido aproveitada pelas companhias operadoras de cruzeiros, que fazem assim cada vez mais escalas nesta cidade, principalmente nos meses de Maio a Setembro e também em Dezembro, altura em que partem dali alguns cruzeiros de volta ao mundo.

Porto de Faro acolheu o maior navio de carga de 2011

Zarpou esta sexta-feira, ao início da manhã, do Porto de Faro, o navio Alfa Sky. Carregado com 5.370 tons de cimento, tornou-se o maior navio de carga a operar no Porto de Faro em 2011.
O transporte de cimento em sacos empacotados oriundos da fábrica da Cimpor, em Loulé, tem como destino o porto argelino de Bejaia, vindo diversificar a exportação de cimento, iniciada em Junho deste ano, para oito portos de Cabo Verde.

Indústria do turismo não pára de crescer e enfrenta desafio ambiental

Quase mil milhões de viajantes cruzaram fronteiras internacionais em 2010: o crescimento do turismo chama a atenção para o balanço ambiental de um sector cada vez mais importante para a economia mundial.

Marinha apreende 1800 quilos de amêijoa pescada ilegalmente

A Marinha Portuguesa apreendeu sexta-feira mais de 1800 quilos de amêijoa e autuou 15 pessoas na sequência de uma operação de combate à captura ilegal de amêijoa.
Em comunicado, citado pela Lusa, a Marinha adianta que a operação foi levada a cabo pelo Comando Local da Polícia Marítima de Lisboa e decorreu no estuário do rio Tejo, na zona da Físipe, no Barreiro.

HOJE, 28 DE OUTUBRO

Secretário de Estado dos Transportes abre 11.º Congresso da ANTRAM

A ANTRAM organiza o seu 11º Congresso, dedicado ao tema “Transporte Rodoviário de Mercadorias - Novas Tendências. Que modelo de Desenvolvimento”. Ao longo de três dias, o Hotel Palace Monte Real em Leiria será palco de vários debates sobre o futuro de um setor fulcral para a economia portuguesa.

ESTA SEXTA-FEIRA

Economia do mar em debate em Ponta Delgada

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada organiza, a 28 de Outubro, o Fórum Economia do Mar. A iniciativa realizar-se-á, a partir das 14h00, no hotel Marina Atlântico, na maior cidade açoriana.

AÇORES

Atlânticoline alterou especificações dos novos navios para o grupo Central

Os novos barcos que vão operar no Grupo Central dos Açores serão maiores do que o previsto, mas também terão motores mais lentos. O novo caderno de encargos reduz em dois nós a velocidade de serviço dos barcos e também a potência dos motores.
 

Total: 3938