Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Logística Cencyl lança sítio na Web

O projecto “Cooperação em Transportes e Logística no Território Centro-Castela e Leão”, ou simplesmente Logística Cencyl, acaba de criar um sítio na internet para dinamizar a competitividade do transporte de mercadorias entre Portugal e Espanha.

O Projecto Artemis aposta na optimização das rotas multimodais através da web

Artemis (Advanced Rational Transport Evaluator and Multimodal Information System), é um novo projecto financiado pelo programa MARCO POLO da Comissão Europeia. Esta iniciativa nasce com o desafio de desenvolver uma ferramenta web através da qual fornecerá informações detalhadas sobre a melhor rota intermodal entre uma origem e um destino, tendo em conta parâmetros económicos e ambientais.

Ria Formosa tem nova embarcação salva-vidas

O Algarve recebeu ontem, 24 de Junho, uma nova embarcação salva-vidas cuja missão é socorrer náufragos e retirar habitantes em perigo das ilhas da Ria Formosa, locais que no Verão chegam a ter quatro mil habitantes. A nova embarcação, que ficará estacionada junto à barra Faro/Olhão, tem 8,5 metros de comprimento - mais dois que a antiga -, disse à Lusa o capitão do Porto de Olhão, Ricardo Arrabaça, explicando que o novo barco vai atingir "uma maior velocidade, resistência, autonomia e capacidade de transporte de náufragos".

AÇORES

Governo anuncia conclusão das negociações para compra de 61,18 por cento da Transmaçor

O Governo Regional dos Açores anunciou dia 20 a conclusão das negociações para a aquisição de 61,18 por cento do capital da Transmaçor, empresa que assegura o transporte marítimo regular de passageiros entre as ilhas do Grupo Central do arquipélago.
 

EFEITOS DO S. JOÃO

Cabaz de sardinha atinge valores recorde na lota de Matosinhos

23 para 24 de Junho é a noite mais longa da cidade do Porto. E já se sabe que não há S. João sem sardinhas. Com tal procura o preço do cabaz subiu ontem dos 10 para os 150 euros e em alguns casos atingiu mesmo os 200 euros. Mesmo assim, na Lota de Matosinhos vendia-se sem dificuldade.

Porto de Aveiro passou 2010 em contra-ciclo

2010 fica para a história do Porto de Aveiro por bons motivos, refere o seu relatório e contas do ano passado. O crescimento assinalável de mercadorias movimentadas e a inauguração do ramal ferrroviário marcaram, pela positiva. 2010 foi o melhor ano de sempre do Porto de Aveiro, escreve a administração presidida por José Luis Cacho.

SINES-AMÉRICA DO SUL

MSC tem novo serviço directo

A Mediterranean Shipping Company (MSC) anunciou o lançamento de um serviço directo, de importação e exportação, entre Sines e a América do Sul.
Para as actividades de exportação, o serviço irá sair de Sines e tocar os portos de Las Palmas (dois dias), Salvador (10 dias), Rio de Janeiro (12 dias), Navegantes (13 dias), Paranagua (16 dias), Rio Grande (18 dias), Santos e Pecem (25 dias). Neste caso, o porto de Santos continuará, temporariamente, a ser servido via Las Palmas, uma vez que possibilita um tempo de trânsito inferior de cerca de cinco dias.
 

HOJE, QUINTA-FEIRA, PELAS 17:00

«Volta ao Mundo» à vela termina com regresso de Thor VI ao Porto de Recreio de Oeiras

Esta quinta-feira, dia 23 de Junho, termina no Porto de Recreio de Oeiras a volta ao mundo à vela de Rui Évora Soares. Para comemorar o fim desta aventura que termina 20 meses depois, a Associação Nacional de Cruzeiros (ANC), o Fórum Empresarial da Economia do Mar e o Fórum Permanente dos Assuntos do Mar esperam o Thor VI às 14h00 no Cabo Espichel e depois às 17h00 ao Porto de Recreio de Oeiras.

Um porto dominado pelas máquinas

O cenário é de um porto abandonado, mas as actividades seguem ritmo intenso. O terminal automatizado do Porto de Hamburgo, na Alemanha, funciona sob o domínio das máquinas, num ambiente limpo e organizado regido pela eficiência. O funcionamento Conteiner Terminal Altenwerner (CTA) foi conferido pela Expedição Safra Gazeta do Povo, em viagem de 2,8 mil quilómetros pela União Europeia.

Praias prontas para receber banhistas em segurança

Quem vai a banhos quer segurança e tranquilidade. A vigilância nas praias concessionadas tem, por isso, vindo a sofrer melhorias significativas.
A legislação actual aponta para a existência de um nadador-salvador por cada 50 metros delegados a um concessionário - bares de praia provisórios construídos sobre as dunas após licenciamento da Administração da Região Hidrográfica. Contudo, os concessionários podem organizar-se e apresentar um Plano de Segurança conjunto para a respectiva zona.

PORTO DE SETÚBAL

APSS moderniza acesso ferroviário aos terminais de carga

As vias ferroviárias de acesso aos terminais Multiusos Zona 1 (Tersado), Multiusos Zona 2 (Sadoport) e Terminal Ro-Ro (Autoreuropa) foram objecto de uma intervenção destinada a optimizar as condições do tráfego ferroviário naquelas infra-estruturas, tendo a APSS adjudicado a execução dos trabalhos à empresa Neopul, SA.

Embaixador do Luxemburgo no Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, a 20 de Junho, o Embaixador do Luxemburgo em Lisboa, Paul Schmit, numa visita que teve como objectivo aferir das características desta importante infra-estrutura portuária e das suas vantagens para o comércio internacional.

 

Ex-funcionários do GAS reúnem-se em Sines

O Porto de Sines recebeu um grupo de ex-funcionários do GAS, no passado 19 de Junho, data em que se comemorou o 40º aniversário da criação daquele gabinete. A comitiva foi recebida pela Presidente da APS, Lídia Sequeira, e contou com a presença de António Martins, Director do Gabinete da Área de Sines, e grande impulsionador do projecto de Sines.

TERMINA HOJE EM LIMA, NO PERÚ

XX Congresso Latino-americano de Portos

O XX Congresso Latino-americano de Portos termina hoje em Lima, no Perú. Evento subordinado ao tema “Os Desafios Portuários para a América Latina: Competitividade e Eficiência para Adequar-se ao Novo Cenário Económico Internacional”.

Economia do mar responde por mais de 5% do PIB

Os negócios que têm directa e indirectamente a ver com o mar devem responder por mais de 5% do PIB português - o que os coloca num patamar próximo dos 8 mil milhões de euros, segundo dados não definitivamente coligidos mas possivelmente "conservadores" de Rui Azevedo, director executivo da Oceano XXI - Associação Para o Conhecimento da Economia do Mar, que organizou, no últimos quatro dias e em parceria com a Associação Empresarial de Portugal, o Fórum do Mar.

TIAGO PITTA E CUNHA:

«A nossa nova fronteira é o mar profundo»

Tiago Pitta e Cunha diz que a aproximação e a exploração do mar enquanto recurso natural é agora incontornável, e que o maior aliado dessa aproximação é a actual crise económica.

COMEMORA-SE HOJE, 21 DE JUNHO

«Dia Mundial da Hidrografia»

O dia 21 de Junho foi instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como «Dia Mundial da Hidrografia». O objectivo deste Dia é permitir a divulgação da relevância da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) e dos serviços hidrográficos dos Estados-membros, em prol da segurança da navegação e da protecção do meio marinho.
A OHI é uma organização que desenvolve trabalho na melhoria da cobertura hidrográfica e cartográfica, e na uniformização das especificações, símbolos, estilos e formatos utilizados em cartografia e publicações náuticas.

Frota inactiva de porta-contentores é a menor em três anos

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Alphaliner, a frota inactiva de porta-contentores voltou aos níveis pré-crise, alcançando o menor número dos últimos três anos. No começo de Junho, a companhia registou apenas 63 navios inoperantes, o equivalente a 80 mil Teus, e a perspectiva é de que os números baixem para 20 mil Teus nas próximas semanas.

PRAZO TERMINA A 30 DE JUNHO

Bolsa de investigação científica na área da Oceanografia

O Instituto Hidrográfico tem aberto concurso para Bolsa de investigação científica destinado a Licenciado/a em Ciências do Mar, Engenharia do Ambiente, Oceanografia ou equivalente. Área científica: Oceanografia: Monitorização e análise de processos físicos em águas costeiras.

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS:

«Há muito que Matosinhos fez os trabalhos de casa em matéria de Economia do Mar»

Guilherme Pinto defende que “Matosinhos reúne todas as condições para ser o centro nevrálgico do Norte do País a nível económico”, contribuindo, desta forma, para que “Portugal deixe de estar na periferia da Europa e assuma um lugar de destaque”. “Há muito que Matosinhos fez os trabalhos de casa em matéria de Economia do Mar”, afirmou o autarca, realçando a “parceria dinâmica” com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL). Os acessos ao Porto de Leixões, a qualificação urbana, o ordenamento do território, as plataformas logísticas, o Terminal de cruzeiros ou o Pólo do Mar da Universidade do Porto são o fruto da “teimosia e criatividade” do Executivo a que preside.

Total: 3523