Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CONTENTORES

Por ano caem dez mil ao mar

Em média estima-se que caiam ao mar, todos os anos, dez mil contentores. Há quedas que não ficam na história mas outras que dão estórias engraçadas, como o navio que deixou cair ao mar um contentor com milhares de brinquedos de plástico para diversão das crianças no banho. Aconteceu em 1992, no Oceano Pacífico.
Uma tempestade esteve na origem da queda ao mar de outro contentor, este com 29 mil rãs verdes, tartarugas azuis, castores vermelhos, mais uns tantos patos. O navio havia saído de Hong Kong com destino a Tacoma, Washington.
 

HOJE NO PORTO DE AVEIRO

Simulacro Aveiport 2011

No Terminal Norte do Porto de Aveiro vai realizar-se hoje um simulacro de derrame de substâncias químicas, seguido de incêndio.
O início das operações está previsto para as dez da manhã, terminando duas horas mais tarde.
A AVEIPORT é a empresa responsável pela realização deste exercício, que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

TSF

A vida no farol do Cabo da Roca

No farol do cabo da Roca, na ponta mais ocidental da Europa, vivem três homens que cuidam do seu funcionamento e avisam os navegantes da proximidade da costa. A TSF conversou com o faroleiro João Amaral, que vive há sete anos neste cabo.
Reportagem de Ricardo de Oliveira Duarte com as declarações dee João Amaral sobre a vida no Cabo da Roca. 
 

Faroleiro Martins dixit

O farol é como o pneu suplente dos carros. Na primeira altura em que uma roda está vazia pensamos logo: “Eh pá! O pneu suplente…” e vamos procurá-lo. Com os faróis passa-se exactamente o mesmo; ao primeiro percalço a primeira coisa que procura quem anda no mar é um ponto em terra para se orientar: o farol mais próximo. E, tal como o pneu suplente, se não estiver a funcionar convenientemente pode ser muito complicado…

VEJA O VÍDEO

Austrália afunda navio para formar recife artificial

Um navio desactivado da Marinha australiana foi afundado dia 13 deAbril na costa do país. A ideia é que ele forme a base de um recife artificial que atraia turistas e dividendos para o governo da Austrália. Centenas de pessoas na Praia de Avoca, no Estado de Nova Gales do Sul (sudeste da Austrália), acompanharam o evento, marcado por um espectáculo de fogo de artifício.

PORTOS DE SETÚBAL E SESIMBRA

APSS com ganhos de 2,4 milhões de euros no 1º semestre

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA obteve um resultado líquido de 2,4 milhões de euros no 1º semestre de 2011, o que representa um crescimento de 71,6%, em relação a igual período de 2010 (19,5% acima do valor em orçamento) e com os resultados operacionais de 3,2 milhões de euros a corresponderem a um aumento de 66%.

AFIRMA O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR

Mar: Investimento «traz retorno a longo prazo»

O Secretário de Estado do Mar destacou ontem no Porto de Leixões que o investimento no mar «traz retorno a um prazo relativamente longo» e não se limita às pescas.
«Algo que temos que ter consciência, e por vezes não há em Portugal, é que a actividade e o investimento no mar traz retorno a um prazo relativamente longo, mas temos de ser persistentes e determinados», afirmou Manuel Pinto de Abreu em visita ao Porto de Leixões, onde assinalou a adjudicação da construção do edifício do terminal de cruzeiros, orçado em 25 milhões de euros.
Sobre a empreitada, cuja conclusão está prevista para 2013, o responsável referiu que «pelo empenhamento de todos os envolvidos (da Administração dos Portos do Douro e Leixões, Universidade do Porto e Câmara Municipal de Matosinhos) será um projecto vencedor».

HOJE | ADJUDICAÇÃO DO TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES E PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MAR

Cerimónia assinalada pelo Secretário de Estado do Mar

Às 12 horas de hoje, dia 5 de Agosto, o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, vai realizar a sua primeira visita oficial ao Porto de Leixões assinalando a adjudicação da construção do edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões e Parque de Ciência e Tecnologia do Mar, uma obra orçada em 25 milhões de euros e co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte.

MANUEL PINTO DE ABREU:

«Reforço da prospecção do mar custará até 15 milhões por ano»

Pela sua pertinência, também pelo facto do, ao tempo, responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, desempenhar actualmente as funções de Secretário de Estado do Mar, reproduzimos entrevista concedida por Manuel Pinto de Abreu ao "Diário Económico" em Maio de 2010.

PORTO DE SESIMBRA

Sessão de apresentação da Ponte Cais nº 3

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA realizou, no dia 28 de Julho, no edifício da Delegação de Sesimbra, a sessão de apresentação da Ponte Cais nº 3 à comunidade. A cerimónia contou com as boas vindas a cargo do Presidente do Conselho de Administração da APSS, Eng.º Carlos Gouveia Lopes, e com as intervenções do Presidente da Câmara de Sesimbra, Arqt.º Augusto Pólvora, e do Director-Geral das Pescas e Aquicultura, Dr. José Apolinário, em representação do Secretário de Estado do Mar.

Vocação africana dos Estaleiros de Peniche faz ganhar aposta na internacionalização

Senegal, Nigéria, Cabo Verde e Angola já têm embarcações construídas em Peniche. Agora, chegou a vez de Moçambique e Argélia, porque a Europa é muito proteccionista. Moçambique é, actualmente, o principal destino das exportações dos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), que têm em carteira encomendas de 19,5 milhões de euros para aquele país. Dois navios de carga, uma lancha de 29 metros e dois ferries para passageiros destinados ao lago Niassa e a Cahora Bassa fazem parte da lista.

CONTENTORES

Capacidade global aumenta 10%

A capacidade mundial de contentores activos aumentou 10% nos últimos doze meses, ultrapassando a procura de cargas e colocando pressão nas taxas de frete e nos níveis de utilização dos navios numa temporada de pico com resultados medíocres. De acordo com os dados da Alphaliner, empresa analista da indústria marítima, as transportadoras aumentaram as suas capacidades em todas as rotas; na América do Sul e em África registou-se o maior aumento.
 

MESSAGE IN A BOTTLE

Mulher recebe mensagem atirada ao mar pelo pai

Paul Pierce lançou uma garrafa ao mar com uma mensagem no interior há mais de 30 anos. Agora, a filha, Paula, recebeu-a.
"Devolver ao Ocean Boulevard, 419, e receber uma recompensa de 15 dólares de Tina, dona do [hotel] Beachcomer". É esta a mensagem que sobreviveu a várias décadas à deriva no oceano e que agora foi encontrada por um professor de inglês, Clint Buffington, a 3200 quilómetros a sul de New Hampshire, Estado norte-americano onde residia e reside a família Pierce.

União Europeia altera o sistema das estatísticas turísticas

A União Europeia informou ter adoptado recentemente a nova regulamentação 692/2011 referente às estatísticas europeias sobre turismo, com o objectivo de fornecer informação de forma mais rápida e harmonizada comparativamente com a directiva 95/57.

Porto de Sines recebeu Galp Energia e Petrobras

A Administração do Porto de Sines (APS) recebeu, no dia 2 de Agosto, uma delegação da Galp Energia e da Petrobras, liderada pelo Presidente Executivo da petrolífera portuguesa, Manuel Ferreira de Oliveira. A comitiva foi recebida por Lídia Sequeira e João Franco, respectivamente Presidente e Vogal do Conselho de Administração da APS.

TURISMO EM PORTUGAL

Receitas crescem 155 milhões

Os turistas estrangeiros deixaram em Portugal receitas turísticas de 1.924 milhões de euros nos primeiros quatros meses de 2011. Os valores foram anunciados a semana passada pelo Turismo de Portugal e mostram que em relação ao mesmo período do ano passado, revelam um aumento de 8,7%, ou seja, mais de 154,7 milhões de euros.
As receitas do turismo aumentaram até abril deste ano, cerca de 155 milhões, resultados estes que ampliam em 16,4% o saldo positivo da balança turística, confirmando o crescente contributo do setor turístico para a economia nacional, revela o comunicado do Turismo de Portugal.

Nadadores salvadores podem ficar isentos de propinas

Os estudantes universitários que queiram ser nadadores salvadores podem ter acesso a propinas reduzidas ou até ficar isentos, de acordo com as recomendações do grupo de trabalho criado para delinear uma estratégia integrada de prevenção e segurança balnear. Segundo o relatório final deste grupo de trabalho, a que a Lusa teve acesso, para cativar os jovens para a atividade de nadador salvador é igualmente recomendada a criação de uma época especial de avaliação para estes estudantes.

FUTURO DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Manutenção de iates de luxo? Ou infra-estruturas para energias renováveis?

A reparação de mega e super iates - embarcações a partir de 24 metros - pode ser uma das alternativas para ajudar a viabilizar os Estaleiros Navais de Viana Castelo (ENVC). A notícia é do "Jornal de Negócios". Já o "Diário Económico" avança outra hipótese: construção de infra-estruturas para energias renováveis.

ESPO

Projecto PPRISM concluído até ao final do ano

O projecto PPRISM, desenvolvido pela ESPO e apoiado pela Comissão Europeia, deverá estar concluído no final de 2011, fornecendo um painel de performances do sector portuário que medirá as tendências no setor a nível europeu.
Com este projecto, a ESPO pretende criar uma cultura de verificação de desempenho, reportando relatórios no sector, o que está longe de se verificar actualmente. Como tal, o PPRISM não olha para o desempenho de cada porto e dos seus terminais, mas sim concentra-se no desempenho do sistema portuário como um todo, verificando o desempenho global além da mera análise das toneladas e dos passageiros movimentados.

POLÍCIA MARÍTIMA LEVANTA 33 AUTOS DE NOTÍCIA EM 2011

Pescadores açorianos cometem «infracções involuntárias»

Das 142 acções de fiscalização à actividade piscatória que as Capitanias de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória efectuaram até final de Junho deste ano, 33 resultaram em autos de notícia. O responsável pela autoridade marítima nesta zona de intervenção, refere ser o “desconhecimento” e a “iliteracia” da classe profissional que leva os pescadores a cometerem “infracções involuntárias”.

Total: 3656