Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




TVI

Manuel Pinto de Abreu no «Portugal Português»

"Portugal Português", programa da TVI, tendo como tema principal «A aposta no sector das pescas». Qual a importância da pesca para o desenvolvimento local e nacional? Quais os principais investimentos e prioridades do governo? Como revitalizar um sector tão importante para a economia do país? São algumas das questões debatidas no programa. Em estúdio, a jornalista Paula Magalhães conta com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e Augusto Pólvora, Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

Embaixador do Japão e empresas nipónicas visitam o Porto de Sines e a ZILS

Dia 27 de julho, o Porto de Sines recebeu a visita do Embaixador do Japão em Lisboa, Nobutaka Shinomiya, acompanhado por representantes das empresas japonesas Mitsui & Co e Nippon Express, com o objetivo de conhecer as potencialidades oferecidas não só pela infraestrutura portuária, mas também as condições excecionais da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, gerida pela aicep Global Parques.

FUNÇÃO PÚBLICA

Novo instituto do mar vai absorver todos os trabalhadores

Os mais de 500 trabalhadores que resultam da extinção dos organismos que deram origem ao novo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deverão ser todos integrados no mapa de pessoal. Esta foi pelo menos a convicção com que os responsáveis do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap/Fesap) saíram de uma reunião com o presidente do IPMA.

INTERVENÇÃO DA RESPONSABILIDADE DO IPTM

Cais Fluvial da Régua concluído antes do final do ano

Depois de concluídas as obras em curso, o cais fluvial de Peso da Régua vai ficar remodelado e ampliado. As obras em curso irão permitir melhores condições de acostagem às embarcações turísticas e de recreio e aumentar a segurança. Esta obra está orçada em cerca de 900 mil euros.

INVESTIMENTO DE 40 MILHÕES DE EUROS

Inaugurado o novo terminal marítimo de passageiros do porto da Horta

O novo terminal marítimo de passageiros do porto da Horta, inaugurado este sábado pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, representou um investimento global da ordem dos 40 milhões de euros. A infraestrutura, que começará a ser operada já a partir deste domingo, constitui a 1.ª fase da empreitada de requalificação e reordenamento da frente marítima da cidade da Horta.
A obra agora inaugurada compreendeu a construção de um novo molhe com 393 metros de comprimento, do cais aderente para ferries com 270 metros de comprimento e de uma ponte-cais com 80 metros de comprimento, com duas rampas ro-ro aderentes.

ENTREVISTA A ASSUNÇÃO CRISTAS

Uma mulher ao leme!

Esta reforma, que nos conduzirá a uma nova Política Comum de Pescas (PCP) para vigorar a partir de 2013 e para os dez anos seguintes, constitui uma oportunidade na medida em que nos permite avaliar e refletir sobre os resultados alcançados com a PCP atualmente em vigor e, também, um desafio dado que a nova Política deverá responder às necessidades e às expectativas da pesca comunitária, de forma equilibrada e dinâmica.

Governo quer reduzir factura portuária em 25%

O Governo quer reduzir a factura portuária em 25% a 30%, para dar mais competitividade às empresas nacionais e aumentar as exportações. Para isso, são cinco as medidas que a Secretaria de Estado das Obras Públicas tem previsto começara concretizar ainda este ano, procurando desta forma contornar as consequências da crise em Espanha, sabe o Negócios.

VIANA DO CASTELO

Renovada declaração de utilidade pública para novo acesso do porto de mar à A28

O Governo renovou a Declaração de Utilidade Pública, com caráter de urgência, para a expropriação dos terrenos necessários à construção do novo acesso rodoviário do porto de Viana do Castelo à A28. Segundo o despacho do secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, publicada em Diário da República, esta nova via terá 8,8 quilómetros de extensão e vai ligar o porto de mar, em Darque, à zona Industrial de São Romão de Neiva, no acesso à A28.

SUBMARINO CHINÊS

«Jiaolong» fez mergulho de 7 mil metros

O "Jiaolong", nome de um dragão da mitologia chinesa, desceu aos 7.000 metros de profundidade na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, naquele que foi o quarto mergulho desde que chegou àquela zona no início do mês, explicou a agência oficial chinesa Xinhua.
O "Jiaolong", que transportou três pessoas para o lugar mais profundo do mundo, alcançara 5.188 metros de profundidade em Julho de 2011.

REPORTAGEM «NOTÍCIAS MAGAZINE»

O nosso ouro negro

Seis companhias petrolíferas estão a procurar petróleo em Portugal. Uma delas, a Mohave, chegou há vinte anos à região do Oeste e os responsáveis continuam a acreditar que vão encontrar o ouro negro que move o mundo. Não faltam indícios de que o temos. Não se sabe é quanto e de que qualidade.
«O petróleo é que nem a coca-cola: não existe sem gás. Nuns locais tem mais óleo, noutros tem mais gás natural.» Mas que Portugal o tem, disso não duvida Arlindo Alves, o homem que por cá dirige a americana Mohave Oil and Gas Corporation.

CONSELHO DE MINISTROS

IMT sucede ao IPTM

Dia 26 foi aprovada, em Conselho de Ministros, a orgânica do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT). O IMT sucede, nas atribuições, ao Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (InIR) e ao Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).

A 21 DE SETEMBRO, NOS AÇORES

Conferência «Recursos naturais costeiros e do fundo oceânico»

A 21 de Setembro realiza-se nos Açores a conferência "Recursos naturais costeiros e do fundo oceânico". Trata-se do primeiro evento do Fórum Atlântico. A conferência realiza-se na cidade da Horta, ilha do Faial.

Estratégia marítima para a Região Atlântica

A Comunicação para definir uma estratégia marítima para o Atlântico foi lançada em Novembro de 2011, em Lisboa, durante a Conferência do Atlântico. Este evento foi organizado pelo Ministério Português da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, com o apoio do Programa Espaço Atlântico, entre outros.

Embaixadora do Senegal visitou o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu a visita da Embaixadora do Senegal em Lisboa, Mme. Maymouna Diop Sy, acompanhada pelo 1º Secretário da Embaixada e pelo Embaixador português no Senegal, Rui Manupella Tereno, numa visita organizada pela aicep Portugal Global. Os diplomatas pretenderam aprofundar o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária, sublinhando as suas semelhanças com o Porto de Dakar.

A PARTIR DO PORTO DE SINES

MSC Portugal com carregamento recorde para exportação

Na quarta-feira, a MSC Portugal atingiu um recorde de exportação com um carregamento de 1.135 teus, a bordo do navio porta-contentores MSC Rapallo, que partiu do porto de Sines, atingindo assim um número histórico para a companhia e, provavelmente, para o país.
“Só a combinação de um bom serviço com uma excelente equipa que sabe providenciar um atendimento de excelência e de um total empenho e dedicação é que explicam este excelente resultado. Só com o trabalho de todos, sem excepção, podíamos ter conseguido este feito” afirma Carlos Vasconcelos, Administrador da MSC Portugal.

Porto de Setúbal visitado por formandos do Porto de Cabinda

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 20 de julho, a visita de um grupo de quatro Inspetores de Cais do Porto de Cabinda, formandos da Interface Legal, acompanhados por um formador, integrados num curso de formação profissional.
O objetivo da visita de estudo visou tomar contato com os procedimentos da fiscalização portuária da APSS.

Resultado líquido da APSS aumentou 17% no semestre

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) registou, durante o primeiro semestre de 2012, um Resultado Líquido de 2,8 milhões de euros, o que representa um aumento de 100% e 17% em relação ao período homólogo de 2010 e 2011, respetivamente.

FUNCHAL

Concurso para novo cais - APRAM mandatada pelo Governo Regional

O Conselho de Governo Regional mandatou, no dia 20, a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) a abrir concurso público para a construção do novo Cais Acostável do Funchal.
Na reunião plenária do Governo, presidida por Alberto João Jardim, na Quinta Vigia, o Executivo madeirense aprovou diversas obras de reconstrução de infra-estruturas destruidas no temporal de 20 de Fevereiro de 2010, no âmbito da Lei de Meios.

Porto de Sines recebeu o Embaixador de Portugal em Abu Dhabi

O Embaixador de Portugal no Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos, visitou o Porto de Sines dia 23 de julho. O Embaixador Jaime Leitão foi recebido por Lídia Sequeira e Duarte Lynce de Faria, respetivamente Presidente e Administrador do Porto de Sines, que apresentaram as potencialidades desta infraestrutura portuária, destacando capacidade de expansão existente em todos os terminais, com especial destaque para o segmento da carga contentorizada.

SINES

Os planos de emergência do maior porto industrial do país

Sines tem o maior eixo portuário-industrial e imensa importância económica para o país. Tem terminais petroquímicos, refinaria, central termoeléctrica e pipelines que transportam fluidos perigosos. E se houvesse um acidente grave? Quais seriam as consequências?

Total: 4123