Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Setúbal parceiro de quatro exportadores do Top 10 nacional

O Porto de Setúbal é parceiro de quatro empresas integradas na lista dos dez maiores exportadores nacionais em 2011: a Autoeuropa, a Portucel Soporcel, a Somincor e a Siderurgia Nacional. Estas empresas escolheram o Porto de Setúbal para o reforço das suas exportações, aproveitando os excelentes terminais de uso privativo e de serviço público existentes e a elevada qualidade dos operadores portuários e prestadores de serviços.

Delegação do Turismo do Rio de Janeiro Visita o Porto de Lisboa

No dia 1 de Março o Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, liderada pelo Dr. Marcos Pereira. Esta visita, que se realizou na Torre VTS do Porto de Lisboa, teve como objectivo principal dar a conhecer a vasta experiência da APL na construção e gestão de docas e de marinas. Nesta visita houve ainda oportunidade para expor detalhadamente todas as valências do porto de Lisboa, com maior enfoque nas docas de recreio e no grande projecto que actualmente o porto se encontra a desenvolver, a Marina do Tejo.

Porto de Sines recebe o Instituto de Estudos Superiores Militares

O Porto de Sines recebeu a visita dos participantes no CPOG - Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Estudos Superiores Militares, curso que faz parte do processo de formação complementar dos oficiais superiores das Forças Armadas e tem por finalidade a preparação dos participantes para o exercício de cargos de comando e direcção.

Porto de Faro regista aumento nas exportações

No mês de Fevereiro o Porto de Faro registou um aumento de mercadorias para exportação, incluindo um novo destino, o porto de LAAYOUNE, em Marrocos.
Foram exportadas 2.751,000tons de cimento em saco para o porto de São Nicolau em Cabo Verde; para os portos da Argélia o total movimentado foi de 10.786,621tons (cimento e telha lusa) e para um novo porto em Marrocos foram carregadas 6.984,199tons de clinker.

União Europeia vai reforçar verbas destinadas às comunidades piscatórias

A União Europeia vai reforçar os fundos destinados à reconversão de pescadores e dinamização das comunidades ribeirinhas do espaço europeu. A Comissária europeia responsável pelo sector das pescas, Maria Damanaki, anunciou um reforço de verbas «para os próximos seis anos», que servirão «para ajudar as economias locais, para além da pesca».

MADEIRA

APRAM com nova Administração

A jurista Alexandra Mendonça é a nova Presidente do Conselho de Administração dos Portos da Madeira, tendo transitado de vogal da anterior Administração então presidida por Bruno Freitas que neste momento é o Director Regional de Turismo da Madeira.
Por isso, a nova Presidente vê este mandato como "continuidade da estratégia encetada na anterior Administração" , embora ressalve que "na actual conjuntura de crise vai ter que haver adaptações, muita contenção, mas sem pôr em causa a grande prioridade que é a de trazer mais navios de cruzeiro para a Madeira, sobretudo na época baixa."

RTP2

Lídia Sequeira no programa «Iniciativa»

A Presidente do Porto de Sines foi a convidada do programa “Iniciativa”, difundido pela RTP2 a 20 de Janeiro.
Lídia Sequeira apresentou o Porto de Sines aos telespectadores, falou dos desafios a vencer e do que foi conquistado nos últimos anos, havendo ainda lugar para breves notas sobre a sua carreira profissional.
O Canal da Associação dos Portos de Portugal disponibiliza o programa em quatro vídeos.
 

PINKY ZUNGU

Mulher-piloto sul-africana estreia-se ao comando do MSC Chicago nas águas de Durban

Pinky Zungu, uma das primeiras mulheres negras africanas a obter uma licença aberta de pilotagem marítima, pilotou o maior porta-contentores a demandar as águas da África do Sul. Zungu pilotou o MSC Chicago na sua entrada no terminal de contentores de Durban, a 29 de Agosto. O navio tem 337 metros de comprimento, 46 de largura e um porte bruto de 109.600 tons.
Pink Zungu (à direita na foto), foi a terceira de três sul-africanas a conseguir a tão almejada licença, seguindo as pisadas de Precious Dube Bongiwe Mbambo.
 

HILDELENE LOBATO BAHIA

Uma comandante de navio que não sabia nadar

Primeira mulher à frente de um petroleiro na Marinha Mercante brasileira só aprendeu a nadar 15 dias antes do teste final.
Houve um tempo em que mulheres em um navio eram sinal de má sorte, um imã para desastres. Mas, na Marinha Mercante do Brasil, essa superstição já era. A paraense Hildelene Lobato Bahia, 37 anos, não só cruza os mares em navios de bandeira brasileira como, desde 2009, é comandante de frota.

VANESSA CUNHA

«Praticidade acima de tudo», diz auxiliar da primeira comandante mulher

Vanessa Cunha, de 29 anos, não nega que foram os bons salários pagos pela Marinha Mercante que a atraíram para o sector. Ela, porém, diz que bastaram alguns meses no ofício para se “apaixonar pela profissão”. Segunda na hierarquia do navio Rômulo Almeida (petroleiro da Transpetro), Vanessa vai protagonizar mais um feito profissional: ao lado da comandante Hildelene Lobato Bahia será a primeira mulher a comandar em dupla feminina um grande cargueiro no Brasil. Ela é a imediato.

VICE-PRESIDENTE DOS AMIGOS DO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Ana Maria Lopes no «Gostos e Sabores»

Emissão do programa “Gostos e Sabores”, tendo como convidada a Dra. Ana Maria Lopes, Vice-presidente dos Amigos do Museu de Ílhavo e ex-Directora do MMI. RTPN, 26 de Março de 2011.
Receitas em destaque: Chora de bacalhau; Línguas à moda de Ílhavo.

«Mulheres do Mar» na Coreia do Sul

As mulheres do mar em Udo e na ilha maior, Cheju, ao largo da costa sul da Coreia do Sul, estão entre as mergulhadoras naturais mais habilidosas e resistentes no mundo. Ao longo do ano sondam o fundo do mar sem equipamento para respirar debaixo d’água, em mergulhos de um a dois minutos, nos quais se combinam destreza, desejo e morte.

HOJE, 5 DE MARÇO, NO PORTO DE VIANA DO CASTELO

Sessão de apresentação do projecto da unidade fabril da Royal Lankhorst Euronete

Hoje, 5 de Março, realiza-se uma sessão de apresentação do projecto da unidade fabril que a empresa Royal Lankhorst Euronete vai construir no porto de Viana do Castelo, destinada à produção de cabos de amarração para plataformas petrolíferas.

COSTA TEM 8,5 MIL QUILÓMETROS NAVEGÁVEIS

A importância dos portos para o Brasil

Com uma costa de 8,5 mil quilómetros navegáveis, o Brasil possui um sector portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações.

PORTO DE SINES

Terminal XXI recebeu «MSC Filomena» em viagem inaugural

O Porto de Sines voltou a receber, a 25 de Fevereiro, no Terminal XXI, mais um porta-contentores de última geração, o “MSC Filomena”, sendo o terceiro “gigante dos Mares” da Mediterraneam Shipping Company (MSC) em viagem inaugural, em menos de duas semanas – os outros foram o “MSC Fabiola” e o “MSC Lauren”.

«Modelo da Figueira e de Aveiro devia existir no resto do país», defende Nogueira Leite

António Nogueira Leite falou na noite de terça-feira sobre as comunidades portuárias, no Casino Figueira. Abordou os transportes marítimos, o comércio global e os portos.
O vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos e professor universitário elogiou o modelo das comunidades portuárias dos dois portos do Centro (com uma única administração). “O modelo de Aveiro e da Figueira da Foz devia existir no resto do país, porque os portos têm de estar ao serviço da economia”, realçou o conferencista.
 

PESO DA RÉGUA

IPTM estimula sinergias com o Turismo e a Cultura

Na passada quinta-feira, nas instalações da Delegação Norte e Douro do IPTM, na Régua, decorreu um encontro com instituições, empresas e agentes ligados a estruturas culturais e turísticas da região do Douro.
Esta iniciativa pioneira pretendeu conjugar sinergias entre os sectores público e privado, e os operadores marítimo-turísticos, de modo a gerar dinamismo e a criar relações de parceria entre todos os agentes e instituições envolvidas na estratégia de desenvolvimento da região do Douro.
 

«SACOR II» já deixou Peniche

Desde 24 de Abril de 2010 nos Estaleiros Navais de Peniche, zarpou esta quarta-feira, pelas 09:45, do Porto de Peniche o navio SACOR II.
Ficou assim concluída a construção estrutural e aprestamento do navio, de acordo com o solicitado pelo Armador e Sociedade Classificadora.

PARA MELHORAR COMPETITIVIDADE

Ministro da Economia quer ligação entre Porto de Aveiro e Espanha

O Ministro da Economia reafirmou na Universidade de Aveiro o empenho do Governo em apostar numa linha de mercadorias entre o Porto de Aveiro e Espanha. Álvaro Santos Pereira explicou a importância do projecto ao tomar parte no encerramento da conferência "Aprender a crescer com a crise", realizada na terça-feira.
A ligação ferroviária é um dos caminhos apontados pelo governante para o País reforçar a sua capacidade exportadora.

PORTO DE SETÚBAL

West Med-Atlantic-Canaries obtém estatuto de Linha Regular

A linha de navegação West Med-Atlantic-Canaries do armador Flota Suardiaz, agenciada no Porto de Setúbal pela L. Branco-Navegação e Trânsitos, Lda recebeu a classificação de Serviço de Linha Regular para o segmento Roll-on Roll-off. A carga base da linha é constituída por veículos fabricados na Autoeuropa, completada por veículos e maquinaria de outros fabricantes, com transporte de e para estes destinos.

Total: 3786