Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MSC Portugal atinge 300.ª escala em Sines

A MSC Portugal acaba de registar este ano a sua 300.ª escala no porto de Sines com o navio MSC KRYSTAL. Em 2011, esta marca fora atingida apenas a 12 de outubro, com o navio MSC Lauren 1137R. Estes dois meses de diferença de um ano para o outro demonstram o crescimento que a MSC Portugal tem atingido e permite antever, desde já, um incremento da atividade para o conjunto do ano.

PORTO DE AVEIRO

O Molhe Norte já cresceu 80 metros

O prolongamento do Molhe Norte, em S.Jacinto, já avançou 80 metros no mar, no âmbito de um plano da Administração do Porto de Aveiro (APA) que pretende estender aquele paredão numa extensão de mais 200 metros para permitir a entrada segura pela Barra de Aveiro de navios de maiores dimensões, respondendo ao mercado que agora implica viagens com destinos e origens mais longínquos e aumento das cargas transportadas.

OBRAS DE MANUTENÇÃO

Farol do Cabo da Roca fecha temporariamente a visitas

A Marinha – Autoridade Marítima Nacional informa que o Farol do Cabo da Roca estará, de 20 a 31 de agosto, fechado a visitas para a realização de obras de manutenção. Serão realizados trabalhos de manutenção e de pintura da cúpula do Farol, pelo que, por questões de segurança, não poderão ser efetuadas visitas neste período. Após a realização dos trabalhos, as visitas decorrerão como anteriormente.

TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DA HORTA

Portos dos Açores consigna empreitada de dragagem da bacia de manobra

A Portos dos Açores acaba de proceder à consignação da empreitada de «dragagem da bacia de manobra do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto da Horta», cujos trabalhos permitirão colocar os fundos da nova infraestrutura portuária da ilha do Faial, inaugurada dia 28 de Julho, à cota de – 8,50 metros (ZH, zero hidrográfico).

Porto de Setúbal destaca-se na ferrovias

Pelo Porto de Setúbal movimentam-se diariamente cerca de 28 comboios com mercadorias de e para os terminais, com um total de carga transportada anualmente que atinge as 150 000 toneladas. O porto ganha, deste modo, uma centralidade multimodal relativamente à região de Setúbal, uma área geográfica de excelência industrial de âmbito nacional, nos setores dos produtos siderúrgicos e no ramo automóvel, em que é líder.

Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos da Justiça visitou o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, no dia 7 de agosto, a visita do Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, Fernando Santo. Na reunião com o Conselho de Administração da APS foram apresentados os aspetos relevantes de caracterização e desenvolvimento do Porto de Sines, a que se seguiu uma visita às instalações portuárias, onde, no Terminal XXI, a delegação teve oportunidade de ver em operação o megacarrier “MSC Ariane”, com capacidade para transportar mais de 13.000 TEU.

PLATAFORMA LOGÍSTICA DE LEIXÕES

Construção vai começar brevemente

A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões vai arrancar em breve com as obras de construção daquele que será um dos principais centros de logística da Península Ibérica, agora que o Tribunal de Contas autorizou a adjudicação da empreitada de construção do Pólo 1, adjudicada à empresa Gabriel Couto, pelo valor de 10,5 milhões de euros.

PORTO DE SINES NOS 60.000 TEU/MÊS

Movimento de contentores em Sines com novo máximo

O Porto de Sines bateu, no mês de Julho, um novo recorde no movimento de contentores ao atingir, no Terminal XXI, 59.446 TEU, continuando, assim, o crescimento sustentado da rede de serviços globais em que o porto actualmente se integra.
Este novo valor - quase 60.000 TEU – constitui, igualmente, um novo máximo mensal de movimentação nos portos nacionais, sustentando o crescimento geral da mercadoria do porto que ultrapassa a percentagem de 20% em relação ao período homólogo de 2011.

ADEUS AO PAPEL VAI-SE CONSOLIDANDO

Procedimentos no Porto de Setúbal ainda mais simplificados

O desenvolvimento dos trabalhos decorrentes do Fórum para a Simplificação dos Procedimentos no Porto de Setúbal permitiu, no primeiro semestre do presente ano, otimizar substancialmente os procedimentos portuários efetuados pela Comunidade Portuária, nomeadamente nas obrigações de entrega de informações por parte das Agências de Navegação às Autoridades Marítimas e Portuária.

EU E O MAR - FREDERICO DIAS

Conhecer os recursos

A melhor forma de Portugal "tirar partido dos recursos do seu mar, por um lado, é saber que recursos são esses". Para o responsável pelo projeto M@rbis, "o conhecimento é fundamental e portanto o País tem que continuar a desenvolver o trabalho de investigação científica nas águas nacionais, incluindo o solo e o subsolo marinho, por forma a fazer um levantamento exaustivo e de ter a compreensão dos recursos que existem".

Critical Software considerada inovadora por projecto desenvolvido em parceria com a Marinha

A Critical Software - empresa especializada no fornecimento de soluções, serviços e tecnologias fiáveis para sistemas de informação críticos - foi nomeada pela organização do evento SmartOcean 2012, na categoria de empresa inovadora, pelo desenvolvimento do sistema de informação e suporte a operações marítimas Oversee, desenvolvido em parceria com a Marinha.

ADOPTE

Um projecto de conservação de pradarias marinhas

O programa Adopte ‘uma pradaria marinha’ é uma iniciativa do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, patrocinado pelo Oceanário de Lisboa, desenvolvido pela empresa Gobius Comunicação e Ciência, que pretende criar oportunidades de envolvimento dos cidadãos na monitorização e na protecção de um dos ecossistemas marinhos mais vulneráveis da costa portuguesa, as pradarias marinhas.

PORTO DE AVEIRO

Ramal ferroviário deve atingir 480 mil toneladas no final do ano

O transporte de mercadorias no ramal ferroviário que serve o Porto de Aveiro desde há dois anos vai "disparar". De acordo com dados fornecidos pela CP Carga, a "previsão" é alcançar no final de 2012 as 480 mil toneladas.
Em 2010, ano de entrada em operação plena, o ramal movimentou 143.920 toneladas de cargas de e para o Porto de Aveiro.

Sete mortes nas praias marítimas portuguesas até 31 de Julho

Três mortes em praias vigiadas e quatro em zonas não vigiadas é o balanço dos acidentes mortais durante a prática balnear entre 01 de junho a 31 de julho nas áreas de jurisdição marítima, informou hoje a Marinha portuguesa.
As três mortes registadas em praias marítimas vigiadas ocorreram todas no Algarve, tendo sido casos de "morte súbita" na água.

TVI

Manuel Pinto de Abreu no «Portugal Português»

"Portugal Português", programa da TVI, tendo como tema principal «A aposta no sector das pescas». Qual a importância da pesca para o desenvolvimento local e nacional? Quais os principais investimentos e prioridades do governo? Como revitalizar um sector tão importante para a economia do país? São algumas das questões debatidas no programa. Em estúdio, a jornalista Paula Magalhães conta com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e Augusto Pólvora, Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

Embaixador do Japão e empresas nipónicas visitam o Porto de Sines e a ZILS

Dia 27 de julho, o Porto de Sines recebeu a visita do Embaixador do Japão em Lisboa, Nobutaka Shinomiya, acompanhado por representantes das empresas japonesas Mitsui & Co e Nippon Express, com o objetivo de conhecer as potencialidades oferecidas não só pela infraestrutura portuária, mas também as condições excecionais da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, gerida pela aicep Global Parques.

FUNÇÃO PÚBLICA

Novo instituto do mar vai absorver todos os trabalhadores

Os mais de 500 trabalhadores que resultam da extinção dos organismos que deram origem ao novo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deverão ser todos integrados no mapa de pessoal. Esta foi pelo menos a convicção com que os responsáveis do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap/Fesap) saíram de uma reunião com o presidente do IPMA.

INTERVENÇÃO DA RESPONSABILIDADE DO IPTM

Cais Fluvial da Régua concluído antes do final do ano

Depois de concluídas as obras em curso, o cais fluvial de Peso da Régua vai ficar remodelado e ampliado. As obras em curso irão permitir melhores condições de acostagem às embarcações turísticas e de recreio e aumentar a segurança. Esta obra está orçada em cerca de 900 mil euros.

INVESTIMENTO DE 40 MILHÕES DE EUROS

Inaugurado o novo terminal marítimo de passageiros do porto da Horta

O novo terminal marítimo de passageiros do porto da Horta, inaugurado este sábado pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, representou um investimento global da ordem dos 40 milhões de euros. A infraestrutura, que começará a ser operada já a partir deste domingo, constitui a 1.ª fase da empreitada de requalificação e reordenamento da frente marítima da cidade da Horta.
A obra agora inaugurada compreendeu a construção de um novo molhe com 393 metros de comprimento, do cais aderente para ferries com 270 metros de comprimento e de uma ponte-cais com 80 metros de comprimento, com duas rampas ro-ro aderentes.

ENTREVISTA A ASSUNÇÃO CRISTAS

Uma mulher ao leme!

Esta reforma, que nos conduzirá a uma nova Política Comum de Pescas (PCP) para vigorar a partir de 2013 e para os dez anos seguintes, constitui uma oportunidade na medida em que nos permite avaliar e refletir sobre os resultados alcançados com a PCP atualmente em vigor e, também, um desafio dado que a nova Política deverá responder às necessidades e às expectativas da pesca comunitária, de forma equilibrada e dinâmica.

Total: 4077