Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Movimento de navios no Porto de Faro

No mês de Janeiro o Porto de Faro foi escalado por 3 navios de carga; o primeiro, no dia 4, foi o n/m “ALSTERDIEP”, transportando 3.767,000tons de sal marinho com destino à indústria de Olhão.
No dia 20 entrou em porto o n/m “OSLO BULK8, para carregar 5.600,000tons de cimento em saco, destinadas a Bejaia (Argélia).
 

CONSTITUIÇÃO DA APLOP FOI UM DOS EVENTOS EM DESTAQUE

Porto de Lisboa aposta nas relações institucionais com portos internacionais

O Porto de Lisboa encerrou o ano de 2011 com um total significativo de encontros, reuniões e iniciativas com os responsáveis de alguns dos principais portos mundiais. Com a preocupação de manter a proximidade com as principais ligações portuárias e potenciais parceiros a nível global, o Porto de Lisboa visa cimentar relações com alguns dos seus congéneres.
Entre as diversas iniciativas que ocorreram em 2001, é de destacar a constituição da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), em Maio. O objectivo principal foi, precisamente, o reforço dos laços de cooperação e o aumento das trocas comerciais entre os países de língua oficial portuguesa.
 

PARA A MSC

CP Carga opera mais 12 comboios semanais em Sines

O Porto de Sines vai ser servido por mais dozes comboios semanais, seis em cada sentido, que transportarão carga para a MSC – Mediterranean Shipping Company. Operados pela CP Carga, alguns dos comboios destinam-se ao terminal da Bobadela e outros ao terminal do Entroncamento da MSC. Estas circulações vêm juntar-se a outras dez diárias, cinco em cada sentido, que a CP Carga opera neste eixo, tendo como principal cliente a MSC.

LIGAÇÃO TEM INÍCIO HOJE

Portugal vai passar pelos Pirinéus todas as semanas

A DB Schenker Rail e a DB Schenker Portugal decidiram desenvolver a ligação ferroviária entre Portugal e a Alemanha a fim de satisfazer a procura dos clientes. O serviço regular arranca esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, com a partida simultânea de comboios de Portugal (Lisboa) e da Alemanha (Braunschweig).
Com saídas semanais, e um tempo de trânsito de três dias para percorrer os 2700 Kms que separam o ponto de partida e o ponto de chegada, as viagens efectuam-se durante o fim-de-semana.

02.02.2012 | 240 PESSOAS SALVAS, DEZENAS DESAPARECIDAS

Naufrágio na Papua-Nova Guiné

O ferry de passageiros naufragou a 16 quilómetros da costa com cerca de 350 pessoas a bordo. Doze horas depois já haviam sido socorridas 240 pessoas mas dezenas continuam desaparecidas. O vizinho governo australiano enviou barcos e aviões para a área mas reconhece que o número de mortos poderá ultrapassar a centena.
“É uma enorme tragédia”, afirmou a primeira-ministra australiana, Julia Gillard. “A bordo do navio naufragado seguiam cerca de 350 pessoas. A perda de vidas deverá ser elevada,” acrescentou.

João Carvalho promovido a presidente do IPTM

Ex- responsável pela Associação Nacional de Armadores nomeado novo presidente do Instituto Portuários e dos Transportes Marítimos (IPTM), sucedendo desse modo a Miguel Sequeira.

A PENSAR NO AUMENTO DE NAVIOS DE CRUZEIRO NO PORTO DE LEIXÕES

Taxistas de Matosinhos aprendem a falar inglês

O Porto de Leixões vai começar a receber mais navios de cruzeiro a partir de Abril de 2010. Com a chegada dos turistas chegam também novas oportunidades de negócio. Muitos taxistas voltaram à escola para aprender inglês. Declarações de António Parada, Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos.

RECORD ABSOLUTO NOS CONTENTORES

Porto de Setúbal ultrapassa 77 000 TEU

A movimentação de carga por contentor no Porto de Setúbal ultrapassou os 77 000 TEU (Twenty-feet Equivalent Unit), em 2011, o que significa um aumento de 52% em relação a 2010 e um recorde absoluto neste tipo de carga. Os máximos absolutos também foram batidos em tonelagem, com 735,7 mil toneladas, um crescimento de 47,7%, face a 2010.
Releva-se que, das 735,7 mil toneladas totais movimentadas, 608 mil toneladas correspondem a mercadoria exportada, ou seja, 82,6% da tonelagem total, o que reforça o posicionamento do Porto de Setúbal como um porto exportador também por contentor.

Lisnave reparou 101 navios em 2011

Apesar da crise financeira que afecta as várias economias do mundo, os estaleiros navais da Mitrena mantiveram um volume de reparações que ultrapassou uma centena. Um decréscimo de treze navios em comparação com 2010.

Navio naufraga no litoral da Turquia e 10 estão desaparecidos

Um navio de carga seca naufragou esta terça-feira no litoral da Turquia, no Mar Negro, e 10 dos 12 tripulantes polacos estavam desaparecidos, informam os media turcos. A embarcação de bandeira do Cambodja viajava da Rússia para o porto turco de Aliaga, no Mar Egeu, e afundou a 1.600 metros de distância do porto de Zonguldak, no Mar Negro, no meio de uma tempestade

Porto de Lisboa mantém liderança nos seus negócios estratégicos da carga

Em 2011 o Porto de Lisboa foi líder na movimentação de contentores e nos granéis sólidos, em particular agro-alimentares, negócios estratégicos do porto, para além do número de escalas de navios. Entre Janeiro e Dezembro de 2011 o porto de Lisboa atingiu um total 541.043 TEU, um aumento na ordem dos 6,1% face ao ano anterior. De referir que neste segmento de mercado as exportações registaram um crescimento relativamente a 2010, reforçando deste modo o caráter exportador do porto de Lisboa.

APSS cumpre princípios de bom governo

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA volta a integrar o grupo de empresas do SEE - Sector Empresarial do Estado que cumpriram os Princípios de Bom Governo, conforme é referido no Relatório de 2011, publicado pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças.
No relatório, a APSS figura entre as 32 empresas do SEE que obtiveram uma taxa de 100% relativamente ao cumprimento dos itens avaliados: Divulgação de informação e cumprimento das medidas de governação.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Salários de Janeiro totalmente pagos até hoje

A administração da Empordef estava ontem a proceder ao pagamento dos salários de Janeiro aos cerca de 650 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), depois de voltar a sentir as dificuldades do mês anterior. Fonte da Empordef contactada pela Lusa explicou que a verba para desbloquear o pagamento dos salários foi assegurada na segunda-feira e o processamento dos vencimentos feito ontem.
Os salários deverão ficar disponíveis nas contas de todos os trabalhadores até esta quarta-feira, sublinhou a Empordef.

A guerra da amêijoa

Todas as semanas são retiradas do Tejo toneladas de amêijoas. A Polícia Marítima luta contra a apanha ilegal dos bivalves.
Ao fim de duas semanas de observações, os agentes da Polícia Marítima têm o alvo identificado. Uma praia no Barreiro, onde já se fizeram várias operações de combate à apanha ilegal de amêijoa, está de novo repleta de mergulhadores . É um negócio de milhares de euros, e nem o facto de o marisco estar contaminado por perigosas toxinas os faz desistir.

PORTO DE SINES

Novo serviço que liga Sines ao Brasil, Uruguai e Argentina já arrancou

O Porto de Sines recebeu o primeiro navio do novo serviço directo que liga Sines à Costa Este da América do Sul, tocando os portos do Rio de Janeiro, Santos, Montevideo, Buenos Aires, Rio Grande, Navegantes e Itaguaí.
O Terminal XXI deu as boas vindas ao primeiro novo serviço de 2012 com a escala do navio “MSC Antares”, pertencente ao armador Mediterranean Shipping Company.

12 milhões de euros para conceber navio anti-piratas

O projecto é da responsabilidade do departamento estatal francês ADEME (Agence de l'Environnement et de la Maîtrise de l'Energie). São 12 milhões de euros destinados a construir um navio anti-piratas.

SEATTLE, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Um café feito de... contentores

A Starbucks apostou num novo modelo de loja. A novidade é surpreendente: tendo a reutilização de materiais como modelo, a rede mundial de cafetarias decidiu construir uma loja feita com quatro contentores reutilizados. O resultado pode ser testemunhado em Seattle, nos Estados Unidos. De acordo com o porta-voz da Starbucks, Alan Hilowitz, a nova loja vai ajudar a empresa a reduzir a pegada ecológica.

Sines recebe mais um megacarrier em viagem inaugural

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu, dia 24 de Janeiro, a viagem inaugural do porta-contentores “MSC Cristina”, um gigante dos mares com capacidade para transportar 13.092 TEU. Construído na Coreia do Sul, o navio saiu dos estaleiros em Dezembro de 2011, ficando inserido no serviço regular da MSC–Mediterranean Shipping Company que liga o Extremo Oriente à Europa, onde Sines é o primeiro porto a ser escalado.
 

ATRAVÉS DO PORTO DE VIANA DO CASTELO

Crescimento de 53% nas exportações

Em 2011 as mercadorias exportadas pelo porto de Viana do Castelo registaram um aumento de 53% relativamente ao verificado em 2010. A estrutura de tráfego sofreu uma alteração significativa, tendo passado de um porto maioritariamente importador para exportador.
Note-se que em 2010 as exportações representavam 34% do movimento global enquanto que em 2011 tiveram um peso de 55%.

Negociações da linha da Naviera Armas prolongadas para hoje

A Naviera Armas só vai anunciar hoje, dia 27, a sua decisão definitiva sobre a linha marítima entre Madeira e Portimão, revelou esta tarde o director Javier Jalvo Garcia. O responsável chegou esta manhã ao Funchal para participar em diversos encontros e revelou à TSF que só amanhã haverá uma posição sobre o eventual abandono.
Recorde-se que na terça-feira de manhã a companhia anunciou aos seus principais clientes que "salvo mudanças imprevisíveis de última hora, a Naviera Armas realiza no próximo fim-de-semana a sua última viagem regular Funchal-Portimão-Funchal".
 

Total: 3660