Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




REPORTAGEM «NOTÍCIAS MAGAZINE»

O nosso ouro negro

Seis companhias petrolíferas estão a procurar petróleo em Portugal. Uma delas, a Mohave, chegou há vinte anos à região do Oeste e os responsáveis continuam a acreditar que vão encontrar o ouro negro que move o mundo. Não faltam indícios de que o temos. Não se sabe é quanto e de que qualidade.
«O petróleo é que nem a coca-cola: não existe sem gás. Nuns locais tem mais óleo, noutros tem mais gás natural.» Mas que Portugal o tem, disso não duvida Arlindo Alves, o homem que por cá dirige a americana Mohave Oil and Gas Corporation.

CONSELHO DE MINISTROS

IMT sucede ao IPTM

Dia 26 foi aprovada, em Conselho de Ministros, a orgânica do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT). O IMT sucede, nas atribuições, ao Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (InIR) e ao Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).

A 21 DE SETEMBRO, NOS AÇORES

Conferência «Recursos naturais costeiros e do fundo oceânico»

A 21 de Setembro realiza-se nos Açores a conferência "Recursos naturais costeiros e do fundo oceânico". Trata-se do primeiro evento do Fórum Atlântico. A conferência realiza-se na cidade da Horta, ilha do Faial.

Estratégia marítima para a Região Atlântica

A Comunicação para definir uma estratégia marítima para o Atlântico foi lançada em Novembro de 2011, em Lisboa, durante a Conferência do Atlântico. Este evento foi organizado pelo Ministério Português da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, com o apoio do Programa Espaço Atlântico, entre outros.

Embaixadora do Senegal visitou o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu a visita da Embaixadora do Senegal em Lisboa, Mme. Maymouna Diop Sy, acompanhada pelo 1º Secretário da Embaixada e pelo Embaixador português no Senegal, Rui Manupella Tereno, numa visita organizada pela aicep Portugal Global. Os diplomatas pretenderam aprofundar o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária, sublinhando as suas semelhanças com o Porto de Dakar.

A PARTIR DO PORTO DE SINES

MSC Portugal com carregamento recorde para exportação

Na quarta-feira, a MSC Portugal atingiu um recorde de exportação com um carregamento de 1.135 teus, a bordo do navio porta-contentores MSC Rapallo, que partiu do porto de Sines, atingindo assim um número histórico para a companhia e, provavelmente, para o país.
“Só a combinação de um bom serviço com uma excelente equipa que sabe providenciar um atendimento de excelência e de um total empenho e dedicação é que explicam este excelente resultado. Só com o trabalho de todos, sem excepção, podíamos ter conseguido este feito” afirma Carlos Vasconcelos, Administrador da MSC Portugal.

Porto de Setúbal visitado por formandos do Porto de Cabinda

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 20 de julho, a visita de um grupo de quatro Inspetores de Cais do Porto de Cabinda, formandos da Interface Legal, acompanhados por um formador, integrados num curso de formação profissional.
O objetivo da visita de estudo visou tomar contato com os procedimentos da fiscalização portuária da APSS.

Resultado líquido da APSS aumentou 17% no semestre

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) registou, durante o primeiro semestre de 2012, um Resultado Líquido de 2,8 milhões de euros, o que representa um aumento de 100% e 17% em relação ao período homólogo de 2010 e 2011, respetivamente.

FUNCHAL

Concurso para novo cais - APRAM mandatada pelo Governo Regional

O Conselho de Governo Regional mandatou, no dia 20, a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) a abrir concurso público para a construção do novo Cais Acostável do Funchal.
Na reunião plenária do Governo, presidida por Alberto João Jardim, na Quinta Vigia, o Executivo madeirense aprovou diversas obras de reconstrução de infra-estruturas destruidas no temporal de 20 de Fevereiro de 2010, no âmbito da Lei de Meios.

Porto de Sines recebeu o Embaixador de Portugal em Abu Dhabi

O Embaixador de Portugal no Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos, visitou o Porto de Sines dia 23 de julho. O Embaixador Jaime Leitão foi recebido por Lídia Sequeira e Duarte Lynce de Faria, respetivamente Presidente e Administrador do Porto de Sines, que apresentaram as potencialidades desta infraestrutura portuária, destacando capacidade de expansão existente em todos os terminais, com especial destaque para o segmento da carga contentorizada.

SINES

Os planos de emergência do maior porto industrial do país

Sines tem o maior eixo portuário-industrial e imensa importância económica para o país. Tem terminais petroquímicos, refinaria, central termoeléctrica e pipelines que transportam fluidos perigosos. E se houvesse um acidente grave? Quais seriam as consequências?

AFECTANDO A PRODUÇÃO PISCÍCOLA

Blooms de fitoplâncton ocorrem cada vez mais cedo

O pico do fitoplâncton está a ocorrer mais cedo, revela um estudo norte-americano publicado na revista Global Change Biology. Este facto pode provocar um desfasamento temporal na cadeia trófica em que o crescimento dos consumidores não será contemporâneo com o das microalgas, provocando uma diminuição na sua biomassa, que afectará posteriormente a produção piscícola.

CONCESSÃO DO EDIFÍCIO DO CAIS 3

APSS aceita manifestações de interesse

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra SA, está a aceitar manifestações de interesse de potenciais investidores para a concessão do edifício do cais 3 ou parcelas, localizado entre a Doca de Recreio das Fontainhas e o Jardim da Beira-Mar, a poente dos Ferries, para a instalação de atividades relacionadas com o lazer, restauração/bar, lojas e esplanadas ou outras atividades ligadas ao mar e comerciais. Nesta fase, a manifestação de interesse não implica qualquer compromisso formal.

EM REUNIÃO NAS FINANÇAS

APOL questiona guias de transporte eletrónicas

As questões legais relacionadas com a certificação de programas informáticos para emissão de documentos de transporte foram o tema de uma reunião no Ministério das Finanças em Lisboa entre a presidente da direção da APOL – Associação Portuguesa de Operadores Logísticos e a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais. Três meses após a entrada em vigor do regime previsto na Portaria 22-A/2012, de 24 de janeiro levantaram-se dúvidas e perturbações nas relações entre operadores logísticos, seus clientes e autoridades fiscalizadoras/tributárias.

Porto de Setúbal ligado a Luanda

O operador de transporte marítimo Safmarine Containers Lines N.V., empresa do Grupo Maersk, está a ligar Setúbal a Luanda, com uma frequência quinzenal, através da linha de serviço regular "SAFMARINE MPV", que aceita o transporte de qualquer tipo de carga para quinze portos da costa ocidental africana, entre os quais cinco angolanos.

Movimentação no porto da Figueira da Foz cresce 6% no semestre

O porto da Figueira da Foz registou um crescimento de 6,05% no total de carga movimentada no primeiro semestre, movimentando um total de 897.426 toneladas de mercadorias, número acima do registo em período homólogo de 2011 (846.243 toneladas).
A Carga Geral foi a principal responsável para este crescimento, passando das 412.199 toneladas para as 502.645 ton.

Marinha salva 11 mergulhadores de embarcação à deriva

A Marinha portuguesa realizou terça-feira uma operação de salvamento de 11 mergulhadores de uma embarcação de recreio que se encontrava à deriva a uma milha náutica da Foz do rio Douro. A chamada de socorro foi recebida cerca das 20:15, com origem na embarcação de recreio "Barracuda", que dava conta da sua situação de emergência por se encontrar com um cabo enrolado no hélice e a afastar-se do local de mergulho.

Consórcio europeu prepara proposta no âmbito da Janela Única Marítima

A sede do IPTM recebeu, nos dias 4 e 5 de Julho, representantes de diferentes Estados Membros, para a preparação de um consórcio que irá apresentar uma proposta de um estudo à ‘call’ Multianual do Programa de Financiamento da Rede Transeuropeia de Transporte (RTE-T).
Esteve presente por parte de Portugal, para além de representantes do IPTM, a Autoridade Tributária e Aduaneira, com o estatuto de observador.

Movimento de carga no Porto de Faro cresceu 150% no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses de 2012, o Porto de Faro movimentou cerca de 156 mil toneladas de mercadorias, o que representa um crescimento de 150% face a período homólogo de 2011. Este resultado enquadra-se num registo de crescimentos importantes, depois de no ano de 2011 ter registado um crescimento homólogo de 397%.
Com esta performance até meio do ano, é de esperar que o porto algarvio consiga alcançar a fasquia das 400 mil toneladas no final de 2012.
 

ALBUFEIRA

Campanha alerta banhistas para perigo da queda de arribas

Os veraneantes que frequentarem as praias de Albufeira no próximo mês e meio vão ser alertados para o perigo de derrocada de arribas, ao abrigo de uma campanha nas 25 zonas balneares do concelho, anunciou a câmara.
Sob o lema 'Proteja-se das Arribas', a campanha de sensibilização está a percorrer as praias do concelho com elementos da Proteção Civil, da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira e dos Escuteiros da cidade e de Paderne, que distribuem aos banhistas panfletos a advertir para o perigo de estarem debaixo de uma arriba.

Total: 3973