Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Ancoradouro do Porto de Sesimbra mais apelativo

A APSS aprovou a alteração do Regulamento e Tarifário do Ancoradouro de Sesimbra no que diz respeito ao estacionamento anual e mensal, tendo ainda sido prevista a renovação automática deste último tipo de estacionamento.
Para maior comodidade do cliente, está contemplada a disponibilização do impresso, tarifário e regulamento na página da internet da APSS. Ainda nesta óptica, o tarifário inclui a possibilidade de conferir um desconto apreciável, no caso do pagamento a pronto da taxa anual de estacionamento

VALENTE DE OLIVEIRA, NA GAFANHA DA NAZARÉ:

Os eixos transeuropeus da nova RTE-T vão começar e acabar num porto da rede nuclear

Os eixos transeuropeus da nova "Redes Transeuropeias de Transporte" (RTE-T) vão começar e acabar num porto da rede nuclear, mas cobrirão todos os portos da rede integrada, revelou em Aveiro Valente de Oliveira, coordenador europeu das Auto-estradas do Mar desde Setembro de 2007.
Valente de Oliveira falava na conferência “E-80, Corredor Multimodal para a Europa” que ontem decorreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, e justificou a opção de iniciar e concluir os grandes eixos com o facto de “90% do transporte de mercadorias à escala global se efectuar por mar. A rede nuclear incluirá os três grandes portos (Leixões, Lisboa e Sines); os restantes farão parte da denominada rede integrada.”

TCL

«Santa Giovanna» estreia-se como navio da semana

O “Santa Giovanna” destacou-se na semana n.º 6 de 2012 como o navio que mais contentores movimentou no Terminal de Contentores de Leixões (TCL). Foi, por isso, o "Navio da Semana". Uma estreia para o navio da Mediterranean Shipping Company.
O “Santa Giovanna” esteve em Leixões no dia 10 de Fevereiro, tendo sido operado entre as 8h28 e as 22h46.
Nesse intervalo foram descarregados/carregados 944 TEU, à cadência média de 44 movimentos em cada hora de trabalho efectivo.

PORTO DE LEIXÕES

TCL teve o melhor Janeiro de sempre

No Terminal de Contentores de Leixões, o ano de 2012 começou como acabou 2011: em grande.
Janeiro foi o melhor Janeiro de sempre do TCL, tendo superado o realizado no ano passado, que já havia sido excepcional. Desta feita, movimentaram-se 44.462 TEU, mais 1% que há um ano. Considerando o número de contentores, o crescimento foi ainda mais significativo – chegou aos 2,4%, com um total de 28.786 movimentos.

«GAIRSOPPA» AFUNDOU A 16 DE FEVEREIRO DE 1941

Localizada carga de navio britânico afundado com 220 toneladas de prata

Uma sociedade norte-americana anunciou que foi localizada e identificada a carga de um navio britânico afundados pelos alemães em 1941 com 220 toneladas de lingotes de prata. Segundo a Odyssey Marine Exploration, a recuperação da carga deste navio, que será o maior tesouro submarino alguma vez encontrado, deverá começar na Primavera de 2012.
 

APDL

Leixões trabalha com Portos da Venezuela

Dando seguimento ao Convénio de Cooperação celebrado no final de 2011, uma delegação do Porto de Leixões deslocou-se à Venezuela a convite da Bolivariana de Puertos (Bolipuertos), entidade gestora dos portos naquele país.
Do programa constaram prolongadas visitas aos portos de La Guaira e Puerto Cabello (o maior porto da Venezuela) e ainda uma reunião de trabalho na sede da Bolipuertos.

Porto de Setúbal abre o ano a crescer 13,6 %

O movimento de mercadorias no Porto de Setúbal atingiu, em Janeiro, um total de 583 mil toneladas, um valor 13,6 % superior ao mesmo mês em 2011. Tendo em conta a situação difícil que a economia nacional atravessa, constitui um indicador positivo.
Este movimento de mercadorias significa que, em Janeiro, escalaram os onze terminais do Porto de Setúbal mais de uma centena de navios em actividade comercial, demonstrando o empenho e a capacidade de resposta das empresas e entidades da Comunidade Portuária de Setúbal face aos constrangimentos do presente.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Construção de asfalteiros para a Venezuela não está em causa

A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) revelou à TSF que a construção dos navios asfalteiros venezuelanos não está em causa, em reaCção à afirmação da Empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA) de que «não há nada para negociar» dos dois navios, reclamando uma «clarificação» de Portugal sobre o processo.
«O que havia para negociar está negociado e está no contrato que foi assinado, onde está escrito que o primeiro navio é para ser entregue em Fevereiro de 2014. Além de alguns detalhes técnicos, não há mais nada para negociar», afirmou à Lusa fonte da delegação da PDVSA, que está de visita aos estaleiros.

FIGUEIRA DA FOZ

Secretário de Estado do Mar inaugurou obras no Porto de Pesca Costeira

O Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, esteve na manhã desta segunda-feira na Figueira da Foz para proceder à inauguração dos armazéns de aprestos do porto de pesca costeira da Figueira da Foz.
"A Figueira da Foz é uma parte importante do todo nacional no que respeita ao desenvolvimento da economia do mar português", sublinhou o governante.
 

SE A VIA FERROVIÁRIA CHEGAR AO POCEIRÃO

Sines pode ser primeiro porto Atlântico a ligar-se à UE

O Porto de Sines tem todas as possibilidades de ser o primeiro porto de águas profundas, na fachada do Oceano Atlântico, a possuir uma ligação ferroviária em bitola europeia. Esta grande possibilidade resulta das opções que foram tomadas no país vizinho, Espanha.

VIANA DO CASTELO

ENVC tenta encaixe com leilão de aço e quilómetros de cabos

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vão tentar vender, em leilão, 1696 toneladas de aço e 190 quilómetros de cabos, garantindo assim algum encaixe financeiro para a empresa, explicou à Lusa fonte ligada ao processo.

Porto de Lisboa reforça ligações directas com América Central e Mediterrâneo

Nova linha regular, denominada “MEDCARIBE - Mediterranean Caribbean” do CMA CGM, já escala o Porto de Lisboa. A sua escala inaugural realizou-se dia 8 Fevereiro, com o navio MV “E.R. Cannes”, que tem capacidade para transportar 2556 TEUS.
Esta linha regular de navegação escala quinzenalmente o Terminal de Contentores de Alcântara do Porto de Lisboa, concessionado ao operador LISCONT, oferecendo um serviço de transporte marítimo com a seguinte rotação de portos: Livorno, Génova, Sete, Barcelona, Valência, Lisboa, Pointe à Pitre, Port of Spain, La Guaira, Cartagena, Punta Manzanillo, Puerto Moin Limon, Caucedo, Fort de France e Algeciras.

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR PRESIDE AO ACTO

Cerimónia de visita à «Conclusão da Empreitada de Revitalização dos Armazéns para Aprestos do Porto de Pesca Costeira da Figueira da Foz»

Com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, que preside ao acto, realiza-se hoje, 13 de Fevereiro, a cerimónia de visita à “Conclusão da Empreitada de Revitalização dos Armazéns para Aprestos do Porto de Pesca Costeira da Figueira da Foz”.
O programa tem início às 10:45, com a recepção dos participantes. Meia hora mais tarde dá-se início à visita, havendo uma breve apresentação técnica do Plano da Empreitada.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Fretes no transporte marítimo a preços de saldo

Os fretes dos navios estão a registar valores negativos, palo menos naqueles que operam em rotas específicas. O BaItIc Dry Index, um índice de preços dos fretes, avançou um ponto no dia 7, mas no mês passado já tinha caído 61%, no que foi o pior arranque de um ano alguma vez verificado. Esta queda acentuada nos preços tem também como pano de fundo o facto de estarem a ser entregues muitos navios encomendados antes do eclodir da crise de 2008.

NAUFRÁGIO DO «VIRGEM DO SAMEIRO»

Relatório é inconclusivo

O relatório final sobre o afundamento da embarcação “Virgem do Sameiro”, em Novembro de 2011, ao largo do Cabo Mondego, é inconclusivo quanto às razões do acidente, não conseguindo determinar por que motivo o pesqueiro ficou inundado, motivando o naufrágio.
O relatório sobre o acidente é constituído por 151 páginas.

SARDINHA MONTEIRO:

Sagres: «Uma escola do mar para futuros oficiais»

Actualmente, o navio-escola da Marinha de Guerra Portuguesa é, acima de tudo, um símbolo de Portugal no Mundo, onde quer que se encontre.
Em entrevista ao Expresso, o actual comandante, Sardinha Monteiro, lembra, no entanto, que "a sua principal razão de ser é funcionar como escola de mar para todos os cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha".
"Um navio-escola como a Sagres, um veleiro, permite logo à partida um melhor conhecimento dos elementos meteorológicos. Aqui, tem de se tirar partido do vento e da ondulação para navegar da melhor forma possível", explica.

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Da tradição dos barcos em madeira para o uso de novos materiais

Vila Real de Santo António, no Algarve, foi durante muitos anos referência na construção naval, mas hoje há apenas um empresário que ainda se mantém neste sector. Nem tudo são facilidades para os empresários deste ramo.

AÇORES

Vasco Cordeiro destaca importância do sector marítimo-turístico na região

O secretário regional da Economia dos Açores destacou esta semana a importância do sector marítimo-turístico na região, que gera uma volume de negócios anual de cerca de três milhões de euros e emprega mais de três centenas de pessoas.
Vasco Cordeiro, que falava na inauguração do Edifício de Apoio ao Recreio Náutico das Velas, em S. Jorge, salientou a importância que o executivo atribui ao mar enquanto gerador de "novas oportunidades de negócios e criação de emprego".

FUNCHAL

Novo cais: Júri propôs a exclusão de todas as propostas em concurso

O Júri que analisou as quatro propostas para a empreitada de construção do novo cais de cruzeiros na frente de protecção marítima do depósito de inertes, criado a nascente do cais do Funchal, propôs no Relatório Preliminar a não adjudicação desta obra, uma vez que todos os concorrentes apresentaram valores superiores ao preço base fixado no caderno de encargos.
O preço base fixado pela APRAM para este concurso situava-se nos 15 milhões de euros.

PORTO DE SETÚBAL

Terminais de serviço público crescem 23,2% em 2011

Os terminais de serviço público do Porto de Setúbal consolidaram o crescimento em 2011, com um movimento de 4,1 milhões de toneladas, um resultado superior em 23,2% comparativamente ao total alcançado em 2010.
O Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à Tersado, foi o que mais tonelagem movimentou em 2011, tendo atingido um total de 1,7 milhões de toneladas, o que significou um aumento de 12,9% em relação a 2010.

Total: 3537