Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Embaixador dos EUA visita o Porto de Sines

Allan Katz, Embaixador dos EUA em Lisboa, visitou o Porto de Sines no dia 31 de Agosto. Recebido pelo Conselho de Administração da APS, o diplomata tomou conhecimento das características e potencialidades da plataforma portuária de Sines para acolher novos investidores americanos.

Proibida apanha de bivalves na Ria Formosa

As autoridades estenderam a interdição da captura de bivalves a toda a Ria Formosa devido à presença na água de toxinas que provocam intoxicação paralisante, informou fonte oficial. De acordo com o site do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), a captura para comercialização e consumo de todas as espécies de bivalves foi temporariamente interditada para todos os bivalves em toda a Ria Formosa, desde Faro a Vila Real de Santo António.

 

SEGUNDO O «PÚBLICO»

Marinha não contabiliza a maior parte das mortes por afogamento

O relatório nacional de afogamentos indica que morreram 68 pessoas em 2009, enquanto segundo o ISN só se registaram 16 mortes. De acordo com investigação do Público, ficam de fora dos relatórios do ISN a maior parte dos afogamentos fatais no país, já que muitos ocorrem fora da época balnear e, mesmo os que acontecem dentro deste período, parte significativa ocorre em zonas não controladas pela Marinha. Nessa situação estão, por exemplo, a maioria das praias fluviais portuguesas e as piscinas.

Há tubarões na costa mas são inofensivos

Um novo tubarão foi avistado na semana passada ao largo de Oeiras, mas, de acordo com um especialista, estes animais são inofensivos para o Homem e vêm apenas à procura de plâncton e dos pequenos peixes de que se alimentam. Segundo fonte da Polícia Marítima, um vídeo que circula na Internet corresponde ao avistamento de um novo tubarão em Santo Amaro de Oeiras, poucos meses depois de outro animal ter sido avistado na mesma zona.

PROPOSTAS ATÉ FINAL DE SETEMBRO

Escolhidos quatro candidatos para aquisição dos ENVC

O Governo já escolheu os quatro candidatos finais à reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). Atlanticeagle Shipbuilding (Portugal), JSC River Sea Industrial Trading (Rússia), Rio Nave Serviços Navais (Brasil) e Volstad Maritime (Noruega) deverão agora apresentar as suas propostas finais para a compra dos ENVC até ao final de setembro.

Presidente do Porto de Lisboa apresentou demissão ao Governo

Um ano e quase oito meses depois de terminado o mandato, Natércia Cabra! pediu para abandonar a presidência da administração do Porto de Lisboa. A gestora alega razões pessoais, mas mantém-se em funções até que o Executivo de por finaliza da a estratégia para os portos nacionais, com a nomeação das diferentes administrações.

MADEIRA

Cobertura total na recolha de dados sobre a agitação marítima

A costa norte da ilha da Madeira está a partir de agora incluída no mapa da rede de bóias e marégrafos existentes na região, onde já figuravam a costa sul e o Porto Santo, permitindo agora a observação de todos os setores da ondulação e especialmente, dos setores de maior interesse energético.

Administração do porto de Sines ouvida pela Troika

Os responsáveis da “Troika” chamaram a Administração do porto de Sines para ouvir a sua opinião sobre as diversas medidas que estão a ser ponderadas e para auscultar as necessidades do setor. O encontro, realizado no âmbito da quinta avaliação do programa de ajuda financeira, decorreu dia 29, tendo os três elementos do conselho de administração marcado presença.

ESTA SEXTA-FEIRA, EM TAVIRA

Marinha apresenta balanço da Época Balnear 2012

A Marinha – Autoridade Marítima Nacional divulga o balanço da Época Balnear 2012, esta sexta-feira, dia 31 de agosto, pelas 11h30, na Praia de Cabanas de Tavira. O evento contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante José Saldanha Lopes, e de outras entidades.
 

Navio com pavilhão português apresado por causa de alegada dívida

O navio Princess Danae, que chegou pelas 9:00 ao porto de Dublin, foi apresado devido a uma alegada falta de pagamento de combustível no valor de 94 mil libras, o equivalente a 118 mil euros. A dívida em causa terá sido contraída em abril junto da companhia italiana Omega Bunker srl.

44 EX-TRABALHADORES SERÃO REINTEGRADOS

Reabertura de Estaleiros Navais do Mondego está para breve

A reabertura dos antigos Estaleiros Navais do Mondego (ENM), na Figueira da Foz, a cujo concurso de atribuição do alvará concorreu uma única empresa, está apenas dependente da assinatura do contrato, disse ontem fonte sindical.
«Está tudo conversado, tudo a postos para reabrir, falta apenas a formalização da assinatura do contrato [de atribuição do alvará] com a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF)», disse à agência Lusa António Moreira, coordenador da União de Sindicatos de Coimbra (USC/CGTP).

Governo disposto a ceder na lei laboral dos portos desde que custos desçam

O Governo está disposto a ceder em algumas das propostas para a alteração da lei laboral dos portos, desde que seja possível reduzir os custos para as empresas exportadoras que usam as infra-estruturas, segundo apurou o Negócios junto de fonte próxima do processo.

Submarino NRP Arpão integra Força Naval Permanente da NATO

O NRP Arpão largou terça-feira da Base Naval de Lisboa a fim de integrar a Força Naval Permanente da NATO - Standing NATO Maritime Group 2 (SNMG 2), onde participará na Operação “Active Endeavour” e no exercício internacional “Noble Mariner” no Mediterrâneo, estando previsto o seu regresso no mês de Novembro.
A SNMG 2 é uma Força Naval, multinacional, constituída por meios aeronavais de vários países da Aliança Atlântica, que se encontra permanentemente disponível para um amplo espectro de missões NATO, desde exercícios a operações militares reais.

VÍDEOS EM DESTAQUE

Heli telecomandado filmando no mar alto

Parece um gadget digno dos filmes do James Bond. Um helicóptero telecomandado, equipado com máquina de filmar. Popularizado primeiro para captar redutos até então impenetráveis de famosos (leia-se ao serviço dos paparazzi), cedo passou a ter os mais diversos usos. Como, por exemplo, filmagens em alto mar.

Movimento de mercadorias nos portos nacionais cresceu 5,9% no 2º trimestre

Segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o total de mercadorias movimentadas nos portos nacionais cresceu 5,9% no segundo trimestre de 2012 quando comparado com o período homólogo do ano passado. Ao todo foram movimentadas 17,9 milhões de toneladas entre abril e junho deste ano.

«Atlântida» está há um ano ancorado em Lisboa e ainda sem destino

Há um ano que o ferryboat ‘Atlântida’ está ancorado na base naval do Afeite, em Lisboa, mas, apesar do interesse demonstrado por vários armadores e países que o visitaram, continua sem ter qualquer destino definido.
A chegada do ‘Atlântida’ ao Alfeite aconteceu a 28 de agosto de 2011, depois de uma viagem de menos de 24 horas que começou nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), onde esteve ancorado durante dois anos, após a sua conclusão.

Luciano Oliveira passa a chefiar a Capitania do Porto de Aveiro

O Capitão-de-fragata da classe de Marinha Luciano Joaquim dos Santos Oliveira foi nomeado para o cargo de capitão do Porto de Aveiro. Uma mudança enquadrada na habitual rotação de funções.
O despacho do chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional foi publicado esta segunda-feira no Diário da República. O atual comandante João Afonso Marques Coelho Gil cessa funções ficando a aguardar colocação.

Grupo ETE aposta no mercado colombiano

O Grupo ETE está a iniciar uma nova fase de internacionalização. A aposta é a Colômbia, um novo mercado de elevado potencial e com grande ritmo de crescimento.
Este domingo a empresa levou a cabo uma operação pioneira de embarque da grua Mestre Janota, que irá operar, sob pavilhão colombiano, em operações, a efetuar no país pela própria ETE, de carga de carvão no porto de Santa Marta, na Colômbia. Para além da grua - totalmente recuperada pela ETE, com capacidade para operar 12.000 toneladas dia -, foram também embarcados um pavilhão com capacidade para 60 contentores e um rebocador.

AÇORES

Porto Judeu vai ter porto de pesca ampliado

O porto de pescas do Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo, vai ser alvo de obras de ampliação, orçadas em um milhão e cem mil euros.
A empreitada, que teve início dia 23, prevê a construção de um molhe cais, perpendicular ao cais existente, com 10 metros de largura e 44 metros de comprimento, nos quais se incluem 25 metros de espaço para atracação de embarcações. Será também implantada uma plataforma, devidamente protegida da ação do mar, que fará a ligação entre as duas margens do porto e garantirá a continuidade da circulação na zona costeira daquela freguesia.

FÓRUM INTERNACIONAL DE TRANSPORTES

José Manuel Viegas toma posse como Secretário-Geral

O professor catedrático José Manuel Viegas tomou posse no cargo de Secretário-Geral do Fórum Internacional de Transportes (FIT), para que foi eleito em Maio.
O Fórum Internacional de Transporte é uma organização intergovernamental responsável pela política global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Europeu (OCDE) para o setor dos transportes, composta por 54 países membros e sediada em Paris. Anualmente organiza uma cimeira dos ministros dos transportes.

Total: 3902