Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ALBUFEIRA

Campanha alerta banhistas para perigo da queda de arribas

Os veraneantes que frequentarem as praias de Albufeira no próximo mês e meio vão ser alertados para o perigo de derrocada de arribas, ao abrigo de uma campanha nas 25 zonas balneares do concelho, anunciou a câmara.
Sob o lema 'Proteja-se das Arribas', a campanha de sensibilização está a percorrer as praias do concelho com elementos da Proteção Civil, da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira e dos Escuteiros da cidade e de Paderne, que distribuem aos banhistas panfletos a advertir para o perigo de estarem debaixo de uma arriba.

PORTO DE LEIXÕES COM NOVO VALOR RECORDE DE MERCADORIAS

Mais de 8 milhões de toneladas de carga fazem o melhor semestre de sempre

O movimento de mercadorias no Porto de Leixões atingiu no primeiro semestre de 2012 um valor recorde de 8,3 milhões de toneladas, um crescimento de 2,1% face ao período homólogo de 2011, alicerçado no aumento de 14% das exportações realizadas a partir de Leixões.
As exportações via Porto de Leixões totalizaram neste primeiro semestre cerca de 2,5 milhões de toneladas de carga, tendo como principais mercadorias os produtos refinados/aromáticos, o ferro/aço, os paralelepípedos, o papel e as bebidas. Os destinos da carga exportada dividem-se entre Angola, Reino Unido, Marrocos, Argélia e os Estados Unidos da América.

PORTO DE LISBOA

Resultado líquido da APL aumentou 32% no semestre

A Administração do Porto de Lisboa (APL) registou, durante o primeiro semestre de 2012, um Resultado Líquido de 3 milhões de euros, o que representa um aumento homólogo de 32%. Para este incremento contribuiu a redução verificada nos Gastos Operacionais (-14,7 por cento) destacando-se os Fornecimentos e Serviços Externos com uma redução de 20,2 por cento face ao mesmo período de 2011.

Nova Associação Zarco nasceu na Gare Marítima da Madeira

A Gare Marítima da Madeira foi esta segunda feira o palco escolhido para a tomada de posse da nova associação Zarco, um centro de estudos de desenvolvimento e desporto, virado para a investigação, partindo do pressuposto que as actividades deportivas podem ser factor de desenvolvimento regional.

APDL E APVC

Nota de pesar pelo falecimento de Silveira Ramos

O Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões e da APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo associa-se a este momento de pesar pelo falecimento do Eng. Fernando Silveira Ramos e presta homenagem a um técnico de grande prestígio que desde sempre esteve ligado a importantes obras portuárias.

Evacuação médica de três feridos do «MSC FLAMINIA» devido a explosão

A Marinha, através do seu Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou este domingo a evacuação médica de três cidadãos de nacionalidade filipina, que apresentavam vários ferimentos provocados por uma explosão a bordo do navio porta-contentores “MSC FLAMINIA”, que se encontrava acerca de 550 milhas náuticas (1018 Km) a norte da Ilha Terceira. Os pacientes foram transportados para o Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde deram entrada às 09 horas e 45 minutos.

Porto de Setúbal participa em exercício de protecção portuária

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA participou no exercício de Proteção Portuária, promovido pelo Oficial de Proteção da Instalação Portuária, envolvendo o Centro Coordenador de Operações de Proteção do Porto (CCOPP), realizado no dia 29 de junho, no Terminal da Secil no Porto de Setúbal.

Novo gabinete vai investigar acidentes marítimos

Os acidentes e incidentes marítimos vão passar a ser investigados por um novo gabinete que tem ainda a missão de formular recomendações sobre segurança marítima, segundo diploma agora publicado em Diário da República.
O Decreto-Lei n° 140 vem criar o Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Marítimos (GPIAM), atribuindo a este serviço a missão de investigar os acidentes e incidentes marítimos, com a maior eficácia e rapidez possível, visando identificar as respectivas causas .

DE 14 A 18 DE OUTUBRO

APDL organiza missão comercial a Angola

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, está a organizar uma Missão Comercial do Porto de Leixões a Angola, que decorrerá de 14 a 18 de Outubro e que se destina a todas as empresas e entidades que constituem a Comunidade Portuária de Leixões.

ENVC

Venda dos Estaleiros de Viana concluída até Setembro

O processo de reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) deve estar concluído até ao final de Setembro. A garantia foi dada esta quinta-feira pelo ministro da Defesa, Aguiar Branco, no dia em que o conselho de ministros aprovou a reprivatização da empresa através da venda directa a um investidor que se torne accionista de referência.

ENVC

Autarca de Viana espera manutenção dos postos de trabalho

O presidente da câmara de Viana do Castelo aplaude o anúncio de que o Executivo vai reprivatizar os Estaleiros Navais. José Maria costa espera que os postos de trabalho sejam protegidos. Ouvido pela TSF, o presidente da câmara da Viana do Castelo disse esperar que o processo seja «bem sucedido», sublinhando que o importante nos estaleiros é a manutenção dos postos de trabalho.

«MSC Renee» em Sines na viagem inaugural

O Porto de Sines recebeu, no dia 9 de julho, mais um navio em viagem inaugural. O “MSC Renee”, construído nos estaleiros da Hyundai Heavy Industries, na Coreia do Sul, é um porta-contentores de última geração com capacidade para transportar 13.092 TEU, que apresenta um comprimento fora-a-fora de 366 metros, exigindo um calado máximo de 15,5 metros.

ATÉ 20 DE JULHO

Exercício «RAPID ENVIRONMENTAL PICTURE 2012»

A Marinha, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), realiza até 20 de Julho, nas zonas de Sesimbra, Tróia e Santa Cruz, o Exercício “Rapid Environmental Picture 2012” (REP12), o qual visa demonstrar e testar veículos autónomos no apoio a operações navais.
O exercício REP12 associa as áreas da Defesa e Segurança, Investigação & Desenvolvimento e Indústria, contando por isso com a participação de várias outras instituições e empresas nacionais e internacionais.

PARA POUPAR COMBUSTÍVEL

Transtejo vai colocar barcos a navegar mais devagar a partir de 15 de Julho

A Transtejo encontrou uma medida que lhe vai permitir poupar 400 mil euros por ano: colocar os seus barcos a circularem mais devagar. A medida entra em vigor a 15 de Julho, e a empresa garante que a mesma “em nada vai afectar” a mobilidade dos passageiros, de acordo com declarações da porta-voz da Transtejo, Isa Lopes, à Renascença.

Exportadoras podem gerar 70 mil empregos

Cerca de 14 mil pequenas e médias empresas nacionais, com potencial exportador, podem gerar entre 50 a 70 mil novos empregos, até 2013. As conclusões são do investigador Eurico Dias, autor do estudo "Internacionalização de PME". A CIP não fala em números, mas o seu presidente António Saraiva reconhece que o combate ao desemprego passa pela exportação.

Porto de Sines regista melhor semestre de sempre

O Porto de Sines registou o melhor semestre de sempre na tonelagem de carga movimentada, totalizando 14.281.697 toneladas nos primeiros seis meses de 2012, que corresponde a um crescimento homólogo de 22% face ao ano transacto.
Para este excelente resultado contribuíram todos os segmentos de carga, com crescimento nos Granéis Líquidos, Granéis Sólidos e Carga Geral. O segmento de carga que mais cresceu foi o de Granéis Sólidos que registou um resultado excepcional, com um crescimento global de 73%, correspondendo a 2.839.748 toneladas. Neste segmento, o carvão foi o tipo de carga que esteve mais em alta, crescendo 75%.

Exportações voltam a acelerar com força em Maio

Vendas para os países fora da União Europeia dispararam mais de 30% em Maio, permitindo que o aumento das exportações voltasse a crescer a bom ritmo. O volume das exportações no mês de Maio foi o segundo mais elevado de sempre. Portugal está a vender ao exterior mais automóveis, sobretudo para a China, barras de ferro e caldeiras.

VILA FRANCA DE XIRA

Projecto de porto fluvial relança transporte de mercadorias no Tejo

Um porto fluvial vocacionado para o tráfego de mercadorias em Castanheira do Ribatejo, no norte do concelho de Vila Franca de Xira, deverá entrar em obras já em 2013, segundo prevê a presidente da câmara, Maria da Luz Rosinha.
O empreendimento, liderado pela Companhia do Porto da Castanheira, aposta na ligação à vizinha Plataforma Logística de Lisboa-Norte (PLLN) e na possibilidade de descarregar mercadorias transportadas pelo Tejo em barcaças ou carregar produtos das zonas industriais da região ribatejana.

REPORTAGEM DA ANTENA 1

Obras na Praia dos Pescadores, Ericeira

Nas próximas duas semanas devem começar as obras na Ericeira. Declarações de Ricardo Esteves, responsável pela Delegação do Centro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. Reportagem em directo da Praia dos Pescadores na Ericeira.

ENTREVISTA A JOSÉ LUÍS CACHO

Pode ter-se encontrado uma boa solução para os Estaleiros Navais do Mondego

Já há vencedor do concurso público para a concessão do alvará dos Estaleiros Navais do Mondego? Sim. Há uma proposta, que está a ser analisada e rapidamente será tomada uma decisão de adjudicar ou não o alvará. É a única proposta que apareceu ao concurso, que é de uma empresa ligada aos estaleiros de Setúbal. Acredito que seja uma boa proposta para os Estaleiros Navais do Mondego, que finalmente ponha os estaleiros a funcionar e que vá criar mais postos de trabalho.

Total: 3768