Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PSA SINES inaugura nova fase de expansão do Terminal de Contentores

Esta terça-feira, 27 de Março, foi inaugurada a Fase 1B de expansão do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI). A área de expansão foi oficialmente visitada pelo Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, pelo Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pelos Secretários de Estado dos Transportes e do Mar, Sérgio Silva Monteiro e Manuel Pinto de Abreu. O evento contou ainda com a presença dos membros do Conselho de Administração do Porto de Sines, presidido por Lídia Sequeira.

LINHA DE MERCADORIAS

Passos Coelho quer ligar Sines a Espanha até 2014

O primeiro-ministro disse esta terça-feira esperar que a linha de mercadorias que vai ligar Sines a Badajoz possa estar pronta até 2014, “uma cronologia que seria boa para Portugal”. Pedro Passos Coelho advertiu, no entanto, para o facto de este ser um processo moroso. Não é uma questão que “se consiga decidir e fechar de um dia para o outro”.

Porto de Setúbal cresce 1,7% nos dois primeiros meses de 2012

O Porto de Setúbal atingiu, no final do mês de fevereiro de 2012, um movimento total de mercadorias de 1,089 milhões de toneladas, a que corresponde um aumento de 1,7%, face ao mesmo período em 2011. Para estes resultados, contribuiu o crescimento registado nos terminais de serviço público da Sapec, com mais 22,4% no Terminal Sapec – Líquidos e mais 16,6% no Terminal Sapec – Sólidos, e no Terminal Sadoport, com mais 10,2%, a que se junta, nos terminais de uso privativo, o crescimento de 28,1% no Terminal Tanquisado/Eco-Oil e de 17,3% no Terminal Secil.

DOSSIERS DO PORTAL APP

Faróis de Portugal e do Mundo

O portal da Associação dos Portos de Portugal iniciou recentemente a publicação de dossiers referentes a algumas temáticas abordadas neste recurso web. As 4 mil notícias já publicadas, e que se mantêm online permitem a seriação temática de muitos assuntos do agrado dos cibernautas.
Recurso importante, também, para estudantes, académicos e investigadores em geral, que encontrarão, nestes dossiers, material para as suas pesquisas.
Sugerimos hoje a consulta do dossier com notícias referentes a faróis portugueses e do mundo inteiro.

Porto de Setúbal ligado a Madrid 3 vezes por semana

O Porto de Setúbal está ligado a Madrid, e resto de Espanha, pelo serviço de transporte de mercadorias por ferrovia IBERIAN LINK, uma parceria dos operadores CP Carga, SA, português, e Renfe Mercancias, espanhol, oferendo uma frequência de três viagens semanais, com partidas às terças, quintas e sextas-feiras.
A oferta engloba desde o transporte de contentores isolados até à contratação de comboios completos, com a capacidade de 48 TEU. Os pontos de embarque no Porto de Setúbal são os terminais da Sadoport e Rodofer/SPC/Sapec. O tempo de viagem até Madrid Abroñigal ronda as 15 horas e até 24 horas para cidades como Zaragoza, Tarragona, Bilbao, Barcelona ou Valência.

DESCIDA AO FUNDO DOS OCEANOS

James Cameron diz que viu «paisagem lunar»

O cineasta James Cameron, realizador de filmes de sucesso como "Titanic" e "Avatar", viu uma paisagem "lunar" no fundo do mar, ao tornar-se a primeira pessoa a explorar sozinha por algumas horas a região mais profunda da crosta terrestre, submersa a mais de 10 km no oceano Pacífico.
"É muito lunar, muito desolado, muito isolado", afirmou o cineasta canadiano eesta segunda-feira, durante uma entrevista colectiva por telefone, horas depois de regressar da Depressão Challenger, localizada na extremidade sul da Fossa das Marianas, a sudoeste das Ilhas Guam, território americano no Pacífico ocidental.

DOSSIERS DO PORTAL APP

Pirataria marítima

O portal da Associação dos Portos de Portugal iniciou recentemente a publicação de dossiers referentes a algumas temáticas abordadas neste recurso web. As 4 mil notícias já publicadas, e que se mantêm online permitem a seriação temática de muitos assuntos do agrado dos cibernautas.
Recurso importante, também, para estudantes, académicos e investigadores em geral, que encontrarão, nestes dossiers, material para as suas pesquisas.
Sugerimos hoje a consulta do dossier com notícias referentes ao flagelo da pirataria marítima e dos esforços para a combater.

 

Porto de Sines e EGAPI assinam acordo para comercialização do CUP

O Porto de Sines celebrou com a EGAPI – Equipamentos e Gestão para Aplicações Industriais, Lda., um acordo que visa a comercialização internacional do CUP – Cartão Único Portuário. A EGAPI, com sede em Braga, foi o parceiro tecnológico que colaborou com o Porto de Sines na construção desta solução informática e que está em melhores condições para comercializar este produto.

PORTOS DA MADEIRA

Duas novas lanchas, em fase de testes

As duas lanchas de pilotos e multiusos, encomendadas pela Administração de Portos da Madeira aos Estaleiros Navais de Peniche, já se encontram na Região, tendo feito os primeiros testes no dia 23, viajando do Porto do Caniçal para o Porto do Funchal com alguns técnicos e a Presidente da APRAM, Alexandra Mendonça, a bordo.

DOSSIERS DO PORTAL APP

Plataformas continentais

O portal da Associação dos Portos de Portugal iniciou recentemente a publicação de dossiers referentes a algumas temáticas abordadas neste recurso web. As 4 mil notícias já publicadas, e que se mantêm online permitem a seriação temática de muitos assuntos do agrado dos cibernautas.
Recurso importante, também, para estudantes, académicos e investigadores em geral, que encontrarão, nestes dossiers, material para as suas pesquisas.
Sugerimos hoje a consulta do dossier “Plataformas Continentais”.

 

James Cameron chegou ao ponto mais profundo do oceano

O realizador de sucessos do cinema como "Titanic" e "Avatar", James Cameron, chegou ao ponto mais profundo do Oceano Pacífico em missão solo a bordo de um submarino, informou este domingo o parceiro da expedição, a National Geographic. O explorador e cineasta alcançou a profundidade de 10.898 metros das Fossas Marianas num submarino especialmente projectado por ele, acrescentou a fonte.

Navio graneleiro da CIMPOR inaugurado em Setúbal

O navio graneleiro Temara, adquirido pela Cimpor, foi inaugurado em Setúbal, com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro. Trata-se de um navio com 190 metros de comprimento e 32 de largura, com uma capacidade de carga superior a 50 mil toneladas.
O Temara (nome de localidade marroquina onde a Cimpor tem uma fábrica de cimento), é um navio que se vai juntar aos Souselas, de 20 mil toneladas, que a empresa também adquiriu este ano por 21 milhões de dólares.

Ribau Esteves congratula-se pela ligação à Europa com predomínio de mercadorias

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves, congratulou-se esta quinta-feira com a decisão do Governo de desistir do TGV, assegurando ligações ferroviárias de Sines e Aveiro à Europa, para mercadorias. Em declarações à agência Lusa, Ribau Esteves salientou ser necessário agora que o Governo divulgue a estratégia de sustentabilidade financeira e o cronograma de execução para as duas ligações previstas em bitola europeia.

VEJA O VÍDEO

Navio de cruzeiros «Prinsendam» resgata oito pescadores de Peniche

Um navio de passageiros salvou oito pescadores, a maioria de Peniche; foram resgatados a 120 milhas da Madeira depois da sua embarcação ter naufragado.

TERMINAL DE CONTENTORES DE LEIXÕES

Mais uma semana acima dos 11.500 TEU

Continua muito intenso o ritmo de actividade no Terminal de Contentores de Leixões. Na semana n.º 10, a primeira semana completa de Março (entre 5 e 11), o TCL movimentou 11.587 TEU, correspondentes a 7.579 contentores, num total de 35 navios.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Privatização total até Julho

O Governo vai lançar, dentro de 45 dias, um concurso público internacional para a reprivatização total dos Estaleiros Navais Viana do Castelo (ENVC), disse esta segunda-feira, 19 de Março, à agência Lusa fonte do Ministério da Defesa. Esse processo, acrescentou a fonte, resulta de "vários contactos e reuniões" que se revelaram "suficientemente sólidos", com seis potenciais grupos interessados na compra dos ENVC.

HOJE E AMANHÃ

Situação dos Estaleiros de Viana debatida no Parlamento

O ex-administrador da Empordef Luís Miguel Novais vai ser ouvido hoje, 20 de Março, na Comissão Parlamentar de Defesa, juntamente com o presidente daquela holding pública e o administrador dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
A confirmação foi feita à Agência Lusa pelo deputado José Matos Correia, presidente daquela comissão, adiantando que estas três audições serão realizadas a partir das 14h30, na Assembleia da República.

ENVC

Trabalhadores receiam perda de soberania nacional com reprivatização da empresa

A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) disse esta segunda-feira, 19 de Março, recear que o património da empresa acabe nas mãos de grupos internacionais, tendo em conta o concurso público internacional para a reprivatização da empresa.
"Não vemos com bons olhos que o nosso património fique nas mãos de grupos estrangeiros, como aconteceu com outras empresas", disse à Agência Lusa António Barbosa, porta-voz da Comissão de Trabalhadores dos ENVC.

Douro Azul e Martifer sem interesse nos Estaleiros de Viana

As empresas Douro Azul e Martifer garantiram esta segunda-feira que estão fora da corrida à privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
"Apresentámos uma proposta para a concessão da empresa, mostrando que podia ser viável e garantindo os postos de trabalho e os restantes compromissos. Uma semana depois, o Ministério da Defesa chamou-nos e informou-nos de que não estava interessado porque tinha propostas melhores", explicou à Lusa o presidente da Douro Azul.

O «Bérrio», um navio singular

O NRP “Bérrio” é na realidade um navio singular; desde logo por ser o único reabastecedor de esquadra ao serviço, mas também pelas suas dimensões e tonelagem, as maiores de um navio da Marinha Portuguesa na actualidade.

Total: 3523