Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COM FALSOS NAUFRÁGIOS

Empresários de pesca enganaram seguradora

Ministério Público acusa duas empresas, respectivos sócio-gerentes e mestres das embarcações de “forjarem” naufrágios para serem indemnizados.

Estaleiros de Viana podem mesmo fechar

Não é só a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que inquinou. A própria continuidade da empresa volta a estar em risco. Apesar de fonte governamental ter adiantado ao "Jornal de Negócios" que "o processo de privatização mantém-se, agora, com um candidato e é nesse cenário que estamos a trabalhar", fonte conhecedora do processo garantiu ao jornal que o Governo admite que o encerramento dos estaleiros poderá voltar, mais cedo que tarde, a ser um "cenário possível".

TERMINAL XXI - PORTO DE SINES

MSC Portugal bate recorde ao movimentar 4.497 TEU numa escala

A Mediterranean Shipping Company (MSC) Portugal registou o seu primeiro recorde de 2013 ao movimentar 4.497 TEU num único navio, o MSC Paloma, na escala que fez no Terminal XXI a 16 de janeiro.

APFF CONTINUA A SUBIR

Porto da Figueira da Foz com melhor ano de sempre

Movimento de 1.796.598 toneladas de mercadorias, 60% para exportação. Carga Geral Fraccionada sobe 16,5%. 471 navios, subida da arqueação bruta em 5,57%.
Estes são os números do melhor ano de sempre do Porto da Figueira da Foz
 

EM 2012

Portos da Madeira movimentaram mais de um milhão de passageiros

Os Portos da Madeira movimentaram em 2012 cerca de um milhão e 102 mil passageiros, sendo que 592.936 foram turistas de cruzeiro e 253.520 da ligação entre o Funchal e o Porto Santo.
Neste número entram também os passageiros da Naviera Armas, cujo navio operou no Porto do Funchal até janeiro do ano passado, tendo transportado um total de 1387 passageiros só nesse mês.

Nova lei dos portos já vigora

O novo regime do trabalho portuário, que fez parar durante quase seis meses os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz, entrou em vigor esta sexta-feira, com os Estivadores do Centro e Sul prestes a requerer a sua inconstitucionalidade. Vítor Dias, dirigente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, que liderou o protesto contra a nova lei, reiterou a intenção de requerer a inconstitucionalidade da lei e fazer uma denúncia junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

HASTA PÚBLICA POR LICITAÇÃO VERBAL A 18 DE FEVEREIRO

Porto de Aveiro vende 100 mil toneladas de inertes

O Porto de Aveiro realiza, a 18 de Fevereiro, pelas 11:30, na sede da empresam, uma hasta pública por licitação verbal para a venda de 100 mil toneladas de inertes.

Barco de pesca encalhado junto ao Porto de Peniche foi removido

O barco de pesca que estava encalhado desde quinta-feira à entrada da barra do Porto de Peniche foi removido às 03:30 de ontem, adiantou à agência Lusa o comandante do porto. "O barco foi removido às 03:30. Com a subida da maré, a embarcação conseguiu desencalhar-se pelos próprios meios", disse o comandante da Capitania de Peniche, Pedro Vinhas Silva, acrescentando que a operação decorreu dentro da normalidade, sem incidentes.

MAIOR VALOR ANUAL DE SEMPRE

Portos continentais com balanço positivo em 2012

O movimento de mercadorias nos 7 principais portos continentais atingiu quase 70 milhões de toneladas em 2012, mais 1,7% que no ano anterior. Os dados revelados pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos revelam que apenas em dois portos, Lisboa e Setúbal, se registou um decréscimo.
João Carvalho, presidente do Instituto Portuário, ouvido pela Antena1, lembra a greve dos estivadores para afirmar que os resultados podiam ter sido ainda melhores.

FUNCHAL

Quatro navios militares dos EUA num só mês

A fragata USS Nicholas foi o navio da marinha dos Estados Unidos a solicitar resguardo às autoridades marítimas madeirenses este mês. O navio da armada norte-americana chegou ao porto do Funchal pelas 12h00 de terça-feira e permaneceu atracado até às 17h00.

CHERBOURG

Cargueiro suspeito no «Caso Camarate»

Foi um antigo agente da CIA, Oswald Le Winter, quem chamou a atenção para os movimentos de um cargueiro em portos portugueses, como consta do histórico do caso Camarate. Terça-feira, na 10.ª comissão parlamentar de inquérito, foi retomada a pista que vai dar origem a uma das primeiras diligências dos deputados.
Em análise vão estar os movimentos do Cherbourg no porto de Setúbal, entre 9 de Dezembro de 1980 e 22 de Janeiro de 1981, com carregamento de armas para o Irão. Os parlamentares vão pedir a ajuda das autoridades marítimas para comprovar dados relativos aos manifestos de carga daquele navio.

MOVIMENTO PELA FERROVIA DISPAROU EM 2012 – AUMENTO DE 402%

Porto de Aveiro cresce 10% nas exportações

O Porto de Aveiro registou, em 2012, um crescimento de 10% nas exportações, subida de 0,3% no movimento global de mercadorias e um aumento exponencial no tráfego gerado por via ferroviária. Valores registados num ano em que, como é do conhecimento geral, se sentiram bastante os efeitos das greves portuárias, paralisações que totalizaram 142 dias em 2012, ou seja, 39% do ano.

ÍNDICE PWC

Economia do Mar em Portugal caiu ligeiramente em 2011

O índice integrado de 2011 da PWC, referente à Economia do Mar em Portugal, manteve-se relativamente estável (96,3), sofrendo apenas uma ligeira redução quando comparado com o valor registado em 2010 (96,8). No que diz respeito ao sector dos "Transportes Marítimos, Portos, Logística e Expedição", olhando aos movimentos médios mensais de mercadorias e de contentores, a evolução global deste subsetor, durante 2011, foi positiva. Mantém-se a tendência de crescimento da contentorização, uma vez que garante uma maior segurança e menores custos de transporte. Já quanto à construção naval, essa continuou a cair, fruto da crise económica que continua instalada nos países desenvolvidos.

União Europeia apresenta nova política portuária no Verão

A Comissão Europeia confirmou que vai apresentar a sua nova proposta de política portuária no Verão de 2013.

EMPORDEF encomenda estudo sobre alternativas à venda dos Estaleiros de Viana

A Empordef, holding pública que detém a totalidade do capital dos ENVC, encomendou um estudo onde compara alternativas à reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), com o objectivo de o apresentar a Bruxelas.

Barcaça de 190 metros entra no Porto de Setúbal

Deu entrada no Porto de Setúbal, no dia 17 de janeiro, a barcaça “S44” do armador SAIPEM s.p.a., Grupo ENI s.p.a., agenciada pela Afonso H. O’Neill & CA, Lda, com destino aos estaleiros da Lisnave, para reparação.

2012

Contentores garantem record em Leixões

O forte crescimento da carga contentorizada – e, logo, da actividade do TCL – foi decisivo para o recorde conseguido por Leixões, em 2012, com um total de 16,6 milhões de toneladas movimentadas, lê-se do site da empresa.
Relativamente ao exercício de 2011, que já havia sido um recorde, o crescimento foi de 2%, ou cerca de 250 mil toneladas.
A carga contentorizada, por si só, cresceu 19%, tendo passado dos 5,4 milhões para os 6,5 milhões de toneladas.

EM FEVEREIRO

Ministro quer esclarecer situação dos Estaleiros de Viana do Castelo

O ministro da Defesa disse que a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) tem de «estar clarificada» em fevereiro, mas alertou que avançar com a reprivatização depende da resposta de Bruxelas.
«O Governo está a prestar todos os esclarecimentos que permitam salvaguardar a reprivatização. Quero acreditar que em fevereiro esse esclarecimento seja possível», afirmou esta quinta-feira à noite o governante, numa entrevista à estação televisiva Porto Canal.

HOJE, EM FARO

Cerimónia de entrega do cargo de Comandante da Zona Marítima do Sul

Hoje, 25 de Janeiro de 2013, pelas 16h30, decorre a cerimónia de entrega do cargo de Comandante da Zona Marítima do Sul e por inerência Chefe do Departamento Marítimo do Sul e Comandante Regional da Polícia Marítima do Sul, do Capitão-de-mar-e-guerra RES Guilherme Adelino Figueiredo Marques Ferreira para o Capitão-de-fragata Eduardo Jorge Malaquias Domingues.

LEIXÕES

TCL movimenta mais de 2.500 TEU num só dia

A semana n.º 2 do TCL ficou marcada pelo excepcional resultado verificado logo na segunda-feira, 7 de Janeiro, quando foi superada a fasquia dos 2.500 TEU.
Nesse dia, o melhor da semana, foram operados seis navios, tendo sido descarregados/carregados 1.627 contentores, equivalentes a 2.504 TEU.

Total: 3938