Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«Handbook do Porto de Setúbal» disponível na web

A APSS passou a disponibilizar o «Handbook do Porto de Setúbal» em versão integral, no seu site. Com 92 páginas, formato pdf, design apelativo, a obra apresenta-se como "uma paragem obrigatória para quem quer saber tudo sobre o Porto de Setúbal».

«A Cidade Portuária do Século XXI | Novos Desafios na relação Porto-Cidade»

O lançamento do livro “A Cidade Portuária do Século XXI – Novos Desafios na relação Porto – Cidade” publicado pela RETE, celebra o seu décimo aniversário, tendo dedicado um capítulo ao trabalho desenvolvido por esta associação ao longo dos útimos 10 anos. Trata-se de uma obra fundamental para entender a cidade portuária contemporânea, as chaves e componentes das relações Porto – Cidade.

REVISTA «CRUZEIROS»

Edição n.º 5 já nas bancas

A única publicação regular em português dedicada a esta forma de viajar já está nas bancas portuguesas. São temas desta edição os espectáculos a bordo dos paquetes de turismo, os artistas de cinema que viajaram em tantos navios proporcionando ainda mais glamour nas viagens transatlânticas, os paquetes que foram protagonistas de filmes e séries de TV, o Alasca com um dos destinos mais inéditos dos cruzeiros, a grande concentração de paquetes de fim do ano na ilha da Madeira, as viagens para o Brasil na Colonial, o saudoso navio ferry e de cruzeiros Black Prince, entre outros temas.

Investigadores lançam livro ilustrado sobre raias e tubarões dos Açores

O primeiro catálogo ilustrado publicado em Portugal sobre raias e tubarões, da autoria de investigadores das universidades dos Açores e de São Paulo, no Brasil, descreve 52 espécies encontradas no mar dos Açores, incluindo algumas quase desconhecidas.
O “Catálogo Ilustrativo de Raias e Tubarões dos Açores” é um trabalho dos investigadores João Pedro Barreiros, da Universidade dos Açores, e Otto Gadig, da Universidade Estadual Paulista.

LEME

Barómetro PwC da Economia do Mar

Com a publicação da 2ª edição LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar, a PWC continua a partilhar com a sociedade portuguesa qual o rumo que os portugueses estão a tomar em termos da economia do mar, através de um conjunto de indicadores sintéticos e de fácil leitura.
Este barómetro é constituído por informação quantitativa traduzida em índices e por informação que resulta de inquéritos efectuados aos gestores de topo de entidades de referência nos diversos subsectores que operam no âmbito da economia do mar, em Portugal

TESE DE DOUTORAMENTO DE EUGENE PASCELE LACERDA

O Atlântico Açoriano

O tema condutor do trabalho é a “Açorianidade”, uma categoria de apelo identitário, utilizada nos Açores (Portugal) e por comunidades de imigrantes e descendentes de açorianos localizadas em vários países. Tomando-a como um universo discursivo que constitui umaideia de nação para além das fronteiras nacionais, o trabalho procura fornecer um corpus etnográfico para este tema genérico, desdobrando-o em várias dimensões temáticas, segundo pesquisas de campo multi-situadas, na região da Nova Inglaterra (EUA), Arquipélago dos Açores e Sul do Brasil.

PARABÉNS!

«Revista de Marinha» comemorou 75 anos

As comemorações do LXXV aniversário da Revista de Marinha decorreram dia 31 de Janeiro, nas instalações do Clube Militar Naval, em Lisboa. Tiveram início com palavras de boas-vindas do Presidente da Direcção do CMN, Cte. Miguel Picoito, a que se seguiu intervenção do Director da RM, V/Alm Alexandre da Fonseca, que agradeceu a presença de todos e teceu algumas considerações acerca da perenidade da revista.

NA WEB A EDIÇÃO MAIS RECENTE

Boletim Bibliográfico do IPTM

Já se encontra disponível no website do IPTM, para consulta e download, a última edição do Boletim Bibliográfico do IPTM, INFORMAR 11/12, Nov./Dez. 2011.

MAR DAS ESPECIARIAS

A viagem de um português pela Indonésia

"Mar das Especiarias" é um livro fascinante que combina o melhor da narrativa de viagens com uma aventura em busca de uma herança com séculos de existência. Quase quinhentos anos depois de os primeiros portugueses terem chegado às ilhas Molucas, Joaquim Magalhães de Castro embarca numa viagem de contornos e sabores exóticos com o objectivo de seguir o rasto dos nossos antepassados no arquipélago indonésio. O resultado da investigação é um reencontro surpreendente de culturas distantes, mas indubitavelmente partilhadas.

LIVRO DE PEDRO JORGE CASTRO

O Inimigo n.º 1 de Salazar

Naquela manhã de 22 de Janeiro de 1961, os passageiros do paquete de luxo Santa Maria aperceberam-se de que algo estava errado. Havia marcas de sangue no chão. Um homem armado impedia-lhes o acesso ao convés superior. Na sala do pequeno-almoço, não havia o habitual menu para a escolha dos pratos. Os empregados, com ar tenso, fazem correr a notícia, em voz baixa: «Uns rebeldes tomaram conta do navio.» A liderá-los está o capitão Henrique Galvão, o inimigo número um de António de Oliveira Salazar. Fervoroso salazarista, Henrique Galvão começa a desiludir-se e a afastar-se dos ideais defendidos pelo Estado Novo em 1949 quando afronta o regime na Assembleia Nacional, onde denuncia a escravatura e vários negócios promíscuos que envolvem a Administração de Angola. 

A 31 DE JANEIRO, EM LISBOA

Cerimónia de apresentação pública do livro «Náutica de Recreio em Portugal»

A 31 de Janeiro, pelas 17:00, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações – Lisboa) decorre a cerimónia de Apresentação Pública do Livro “Náutica de Recreio em Portugal – Um Pilar do Desenvolvimento Local e da Economia do Mar, Propostas de Actuação e Plano de Acção”, no que se pretende que seja uma Festa da Economia do Mar e da Náutica.

RECORDANDO

Revista do Porto de Sines | Dezembro 2005

Disponibilizamos, para consulta online ou descarregamento, a edição 39 da Revista do Porto de Sines, publicada em Dezembro de 2005. 20 páginas em pdf, com destaque para a ZAL de Sines.

GUIA DA FARNET

Valorização dos produtos da pesca local e da aquicultura

Guia da FARNET destinado a server de instrumento de apoio aos promotores locais no que reporta ao planeamento e implementação de projectos que acrescentem valor aos produtos da pesca e da aquacultura.

EBOOK GRÁTIS

Maritime Industry in 2012

A "Maritime Insight" disponibiliza gratuitamente um ebook com informações pertinente sobre a indústria marítima em 2012. Pode descarregá-lo aqui.

«Complete guide to Cruising & Cruise Ships», da Berlitz

O livro "Complete guide to Cruising & Cruise Ships" é sem dúvida uma leitura muito interessante e completa para quem gosta desta área ou para quem pretende fazer um cruzeiro.
Douglas Ward, autor do guia, conta com mais de 40 anos de experiência no sector, sendo Presidente do "Maritime Evaluations Group". De referir que a publicação é anual e independente.

Edição 9 anos da revista LogWeb

Já se encontra disponível para download em pdf a edição #108 da revista Log Web. Esta edição é comemorativa dos nove anos de publicação. Descarregar aqui.

LIVRO DE ÁLVARO GARRIDO

O Estado Novo e a Campanha do Bacalhau

Durante o Estado Novo, a pesca do bacalhau assume uma dimensão sem precedentes, do ponto de vista económico e social. Do programa de reorganização que é implementado resulta uma, igualmente extraordinária, relevância política por parte de actores e instituições do sector das pescas. A campanha do bacalhau acompanha a liderança política de Salazar, assim como os principais ciclos económicos do regime.

LIVRO DE ÁLVARO GARRIDO

Portugal no Mar - Homens que foram ao bacalhau

Este livro grande da memória é dedicado a todos os homens que foram ao bacalhau. Trata de uma saga fascinante que, de certo modo, simboliza o crepúsculo do "Portugal marítimo" - real ou imaginário. Dando continuidade a um esforço de pluralização das memórias da "grande pesca" no sentido de as tornar menos reprodutoras no plano social e mais abertas do ponto de vista cultural, o Museu Marítimo de Ílhavo tem construído diversos projectos no propósito de inscrever na memória pública rostos e nomes desta extraordinária aventura humana. O presente livro-álbum pretende dar uma expressão territorial e aberta, visível e esteticamente exaltante, às memórias da pesca do bacalhau.
 

REVISTA DO PORTO DE SINES

Edição de Dezembro já disponível

Já se encontra disponível o n.º 55 da revista do Porto de Sines. A edição de Dezembro de 2011 chama à capa a visita do Ministro da Economia à administração portuária. Para consultar e/ou descarregar aqui.

PARA PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE OS ASSUNTOS DO MAR

Revista Científica Electrónica Maria Scientia

O Instituto de Estudos Políticos acaba de lançar o primeiro número da Revista Científica Electrónica Maria Scientia, um projecto da Linha de Investigação em Assuntos Marítimos (LIAM) da área Cientifica de Estudos Europeus do IEP-UCP, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
A Revista Maria Scientia tem como objectivo promover o conhecimento sobre os Assuntos do Mar em geral e, em particular, o trabalho desenvolvido no âmbito da presente Linha de Investigação; pretende-se um espaço de produção científica de elevada qualidade no domínio dos Assuntos Marítimos, possibilitando a divulgação da investigação realizada quer por autores portugueses e/ou lusófonos quer por autores estrangeiros que se dediquem ao estudo destas temáticas.

Total: 240
1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12 13