Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA

Apresentação de Lídia Sequeira, Porto de Sines, APS

Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines (Portugal), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda.
Intervenção subordinada ao tema “Novos Caminhos do Transporte Marítimo – As Auto-Estradas do Mar”.

III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA

Apresentação de Franklim Spencer, ENAPOR, Cabo Verde

Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Franklim Spencer, Presidente da ENAPOR (Portos de Cabo Verde), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda.
Intervenção subordinada ao tema “Novos desafios no controlo de mercadorias – O caso de Cabo Verde”.
Integrada no painel “Segurança e Protecção (Safety and Security) nos Portos”, moderado por Marta Mapilele, Administradora Executiva da CFM (Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique).
 

III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP

Conclusões

Divulgamos as conclusões do III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu em Luanda,a 2 e 3 de Dezembro de 2010.
Aceda ao documento em formato Word.

III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP

Programa do segundo dia de trabalhos, 3 de Dezembro

Divulgamos aqui o programa de trabalhos do segundo e último dia do III Encontro de Portos da CPLP, ontem iniciado em Luanda.

III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP

Portos querem criar associação lusófona em Luanda

A Associação de Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesas (CPLP) poderá ser constituída no III encontro de portos de países da organização, que hoje encerra em Luanda, manifestaram os dirigentes portuários lusófonos.
O ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, disse no discurso de abertura que a economia angolana depende muito ainda das importações e exportações, por isso os portos e o sistema marítimo representam para "um pilar determinante", que merece especial atenção do governo.
 

III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP

Lista dos palestrantes

No site oficial do III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP disponibiliza-se a lista dos palestrantes, incluindo foto e breves notas curriculares.
A magna reinião termina hoje, sexta-feira, 3 de Dezembro.
 

JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL

A CPLP também ao serviço da economia

 Tem início, esta quinta-feira, dia 2 de Dezembro, em Luanda, Angola, o III Encontro de Portos da CPLP.
A magna reunião, que decorre durante dois dias, no Hotel Convenções Talatona, reúne responsáveis das administrações portuárias dos países que integram a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor.
Aprofundar as relações de trabalho e de cooperação, incrementar as relações comerciais entre os portos e contribuir para melhorar as relações de transporte e comerciais entre o conjunto de países de língua portuguesa são os objectivos primaciais do encontro.
José Luís Cacho, Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), dá especial relevo à vertente económica do encontro.

REVISTA DE IMPRENSA

Encontro da CPLP decorre em Luanda

O incremento das relações comerciais e a contribuição das relações de cooperação e de trabalho entre as empresas portuárias dos Países de Língua Portuguesa, na prespectiva da melhoria da situação de transporte a nível da comunidade - vai ser a tónica dominante do terceiro encontro de Portos da CPLP, hoje e amanhã, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Francisco Venâncio, disse ontem, em conferência de imprensa, que temas como a economia do mar, numa perspectiva comum, a segurança e protecção, as infra-estruturas ao serviço da logística, o papel das comunidades portuárias no desenvolvimento dos portos e o papel dos países envolvidos na região do Atlântico Sul, vão fazer parte da agenda de trabalhos.

ESTA QUINTA E SEXTA-FEIRA, EM LUANDA

III Encontro de Portos da CPLP

Tem início, esta quinta-feira, 2 de Dezembro, em Luanda, Angola, o III Encontro de Portos da CPLP.
A magna reunião, que decorre durante dois dias, no Hotel Convenções Talatona, reúne responsáveis das administrações portuárias dos países que integram a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor.
 

COOPERAÇÃO HUMANITÁRIA

Porto de Aveiro e «Água Triangular» assinam protocolo

O Porto de Aveiro e a “Água Triangular – Ambiente, Desenvolvimento e Território” assinaram protocolo de colaboração com pendor humanitário.
Tendo por base o acordo firmado, a administração portuária de Aveiro cede temporariamente um armazém no Porto de Pesca Costeira, local que a “Água Triangular” utilizará para o acondicionamento de material destinado a campanhas de solidariedade junto dos países africanos de expressão portuguesa, com especial incidência na Guiné-Bissau.

 

DIÁRIO ECONÓMICO, 15.11.2010

Grupo Pinto Basto prevê facturar 50% em Angola

Leia aqui a notícia (formato pdf)

EDIÇÃO DA AICEP PORTUGAL GLOBAL

Condições Legais de Acesso ao Mercado - Angola

A aicep Portugal Global acaba de lançar as Condições Legais de Acesso ao Mercado relativas a Angola. Este documento contém informação sobre o enquadramento legislativo e regulamentar relativo ao Regime de Importação e ao Regime de Investimento Estrangeiro neste mercado. Inclui, também, uma listagem dos principais diplomas legais.

 

RELATÓRIO BPI EMPRESAS

Angola - Outubro 2010

Depois da forte desaceleração de 2009, a economia angolana deverá voltar a apresentar este ano uma taxa de crescimento real elevada, ainda que aquém das taxas de dois dígitos da última década. Saiba, em pormenor, quais os factores mais significativos que contribuem para este bom desempenho.

BASÍLIO HORTA

Portugal – Angola. Um futuro conjunto

Portugal e Angola estão obrigados a uma parceria natural. Por uma história comum de séculos, por um passado recente de reequilíbrio na igualdade, pelos interesses mútuos actuais mas, sobretudo, pelo desejo de construir um futuro conjunto.

 

AICEP

Comércio entre a China e países de língua portuguesa aumenta 56,70% até Setembro

As trocas comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa aumentaram 56,70% entre Janeiro e Setembro de 2010 para 68,22 mil milhões de dólares (48,43 mil milhões de euros) e comparativamente aos primeiros cinco meses de 2009.

AICEP

Acordos Bilaterais Portugal / PALOP

Este documento, sem pretender ser exaustivo, contempla uma listagem de Acordos Bilaterais na área económica celebrados entre Portugal e os Palop (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), entre 1980 e 31 de Março de 2010.

 

PORTO DE LEIXÕES, 25 E 26 DE SETEMBRO DE 2008

I Encontro de Portos da CPLP - Intervenções

Consulte aqui as intervenções no I Encontro de Portos da CPLP, que se realizou no Porto de Leixões, nos dias 25 e 26 de Setembro de 2008.

A 6 E 7 DE DEZEMBRO, EM LISBOA

VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa

Total: 231
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11] 12